Editorial

Ciência e Saúde Coletiva vem preencher um desejo do conjunto de seus associados. Toda sociedade científica é reconhecida, particularmente, pela realização de seus Congressos e pela exposição do pensamento, das descobertas e dos avanços da área de conhecimento que recobre através de um periódico científico.

Ao longo de sua história, a ABRASCO vem desenvolvendo e até ultrapassando as tarefas convencionais das associações científicas, através da atuação de suas comissões e grupos de trabalhos em seminários, oficinas e encontros que sistematicamente dinamizam o debate da área. Da mesma forma, sua linha editorial que se compõe de publicações, do catálogo de todos os cursos de Saúde Pública em nível nacional e do catálogo comentado dos livros essenciais à formação profissional do setor, oferece também um boletim trimestral que acompanha toda a história associativa e o movimento conjuntural da área da saúde, e co-edições de livros com editoras comerciais.

Ciência e Saúde Coletiva completa a linha editorial da ABRASCO e corresponde a uma maturidade acadêmica que a área atingiu. Ela pretende em seu espaço próprio, atingir um objetivo muito particular - propõe-se a ser um instrumento de divulgação e reflexão crítica da história e da memória do campo, de análise do "estado da arte" das disciplinas que o compõem, das tendências e perspectivas do pensamento, das teorias e das práticas da Saúde Coletiva.

Portanto, suas páginas estarão abertas às diferentes sub-áreas do conhecimento, à diversidade de posições teóricas, ao fluir das idéias e à liberdade de expressão, dentro do escopo da revista e do compromisso social que caracteriza a área.

Este primeiro número se compõe apenas de artigos encomendados e só foi possível graças à dedicação e aquiescência dos autores que generosamente atenderam a nossa solicitação. A partir do segundo número combinaremos artigos solicitados a especialistas/comissões/grupos de trabalho, com textos que os associados nos enviarem, adequando-se ao objetivo deste veículo. Por isso mesmo, convocamos a comunidade a junto construirmos nossa Revista. Inicialmente editaremos apenas dois números anuais, buscando adaptar-nos às condições financeiras e de trabalho da Associação.

O lançamento do primeiro número imediatamente após a realização da X Conferência Nacional de Saúde é um ato simbólico e carregado de sentido para uma Associação que historicamente vem pautando sua atuação, como uma praxis que se exerce na confluência das contradições e avanços da própria história do movimento pela saúde, realizado pela sociedade brasileira.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    1996
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br