Risco e proteção à saúde e bem-estar na infância e adolescência

Maria Conceição Oliveira Costa Simone Gonçalves de Assis Martine Hébert

Este volume temático apresenta saberes e experiências relatados por pesquisadores que atuam com crianças e adolescentes, na visão de diferentes regiões e contextos culturais do Brasil e do Canadá. Aborda, ainda, perspectivas atuais e consensos da literatura mundial sobre a magnitude e a relevância da saúde e das condições de vida nesta etapa do desenvolvimento.

As políticas de saúde voltadas para a proteção e a prevenção de doenças e de agravos à saúde e bem-es tar na infância e adolescência em vigor no país ainda se mostram tímidas frente à dimensão e gravidade das desiguais condições de vida oferecidas a esse grupo populacional e suas famílias, nas diferentes regiões do país. Por outro lado, os investimentos públicos estão crescentes na terceira idade e nas doenças específicas, como a Dengue e a Aids, por exemplo, devido às novas e justas prioridades para a saúde pública, o que têm levado à sua redução para a população infanto juvenil, justificado pela recente diminuição deste grupo, no Brasil. Todavia, tal tendência de mudança na aplicação de recursos não pode deixar de considerar a total condição de fragilidade familiar e social decorrente da vulnerabilidade inerente aos indivíduos em fase de desenvolvimento, fundamentalmente dependentes do suporte familiar e social.

As temáticas abordadas neste volume representam questões fundamentais para a prevenção, a proteção e a intervenção na infância e adolescência, tais como a gravidez e a maternidade precoces; as questões pertinentes à homofobia; o uso abusivo das substâncias psicoativas; o acometimento por doenças relacionadas ao comportamento sexual, como a Aids; a violência sexual contra crianças, adolescentes e jovens; a notificação das violências e vulnerabilidades outras, como o suicídio e a depressão. Aspectos protetores e de vulnerabilidade direcionados aos relacionamentos entre pares e com parceiros afetivo-sexuais na adolescência são abordados por autores do Brasil e Canadá, indicando realidades comuns e possibilidades de atuação similares. Aspectos positivos para o desenvolvimento de crianças e adolescentes são também apresentados por diversos autores, enfatizando a importância da resiliência pessoal e social, da competência social e do apoio familiar.

Os artigos que compõem o volume integram investigadores da Université du Québec à Montreal/UQAM (Canadá) e Universidades brasileiras das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Tal diversidade enriquece o conhecimento, à medida que aproxima diferentes contextos com realidades similares e possibilita o diálogo entre formas de intervenção, diante das adversidades familiar e social a que crianças e adolescentes encontram-se expostas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar 2014
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br