Saúde do estudante universitário: uma questão para reflexão

Nara Rejane Cruz de Oliveira Ricardo Da Costa Padovani Sobre os autores

Prezados Editores,

Recente publicação neste periódico, abordando a temática das variáveis determinantes de comportamentos considerados não saudáveis entre universitários brasileiros11. Sousa TF, José HPM, Barbosa AR. Condutas negativas à saúde em estudantes universitários brasileiros. Cien Saude Colet 2013; 18(12):3563-3575. traz indicadores relevantes para a reflexão sobre esta população e demanda por novas reflexões e pesquisas na área. Historicamente elitizado, o ensino superior, especialmente o de natureza pública, tem se modificado consideravelmente nos últimos anos via políticas públicas de expansão, principalmente no que se refere ao perfil dos estudantes22. Prestes EMT, Jezine E, Scocuglia AC. Democratização do ensino superior brasileiro: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Rev. Lusófona de Educação 2012; 21(21):199-218. , 33. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das universidades federais brasileiras. Brasília: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Nacionais de Ensino Superior (Andifes); 2011.. Na atualidade, praticamente metade dos estudantes de universidades federais brasileiras é oriunda das classes populares, o que contraria a ideia de que este perfil se concentra apenas em instituições privadas44. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Revista comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares. Uberlândia: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Nacionais de Ensino Superior (Andifes), Universidade Federal de Uberlândia; 2012.. Neste contexto, a saúde do estudante é uma questão emergente, polissêmica, que precisa ser compreendida a partir da interação entre as demandas inerentes ao Ensino Superior e os aspectos sociais, econômicos e pessoais55. Bonifácio SP, Silva RCB, Montesano FT, Padovani RC. Investigação e manejo de eventos estressores entre estudantes de Psicologia. Rev Bras Ter Cogn 2011; 7(1):15-20..

Avançando nesta importante área de investigação, o estudo de Sousa et al.11. Sousa TF, José HPM, Barbosa AR. Condutas negativas à saúde em estudantes universitários brasileiros. Cien Saude Colet 2013; 18(12):3563-3575. objetivou estimar as prevalências e os fatores associados aos menores níveis de atividades físicas no lazer, consumo insuficiente de frutas e de hortaliças, consumo de bebidas alcoólicas e hábito de fumar entre estudantes de uma universidade pública da região Nordeste do Brasil.

É preocupante a constatação dos autores de que uma parcela significativa da população investigada não apresenta padrões considerados saudáveis no que se refere aos hábitos alimentares, prática de atividades físicas, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas. Nessa linha de argumentação, discutem o impacto das questões de gênero, do histórico educacional dos responsáveis, da percepção das relações de ordem afetivas estabelecidas na determinação deste fenômeno. Embora o estudo priorize os aspectos elencados em uma única instituição, os achados corroboram dados de diferentes regiões do país33. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das universidades federais brasileiras. Brasília: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Nacionais de Ensino Superior (Andifes); 2011.. No que se refere ao consumo de álcool e tabaco especificamente, estudos internacionais têm demonstrado que tal problemática se faz presente também na população universitária em diferentes países66. Prince MA, Carey KB, Maisto AS. Protective behavioral strategies for reducing alcohol involvement: a review of the methodological issues. Addict Behav 2013; 38(7):2343-2351. , estando relacionada às questões de saúde mental. Assim, necessário se faz considerar a questão da vulnerabilidade e do sofrimento psíquico de uma parcela expressiva de estudantes universitários.

Pode-se inferir que déficits no repertório de manejo de estressores associados às demandas e possibilidades presentes nesta nova contingência contribuem para a emergência de padrões não saudáveis. Evidencia-se, portanto, a necessidade de desenvolvimento de novas pesquisas e ações singulares frente às diferentes demandas estudantis, a exemplo do monitoramento de indicadores de saúde e qualidade de vida do estudante universitário, observatórios de qualidade de vida dessa população, intervenções de responsabilidade institucional, dentre outras11. Sousa TF, José HPM, Barbosa AR. Condutas negativas à saúde em estudantes universitários brasileiros. Cien Saude Colet 2013; 18(12):3563-3575. , 77. Silva RR. O perfil de saúde de estudantes universitários: um estudo sob o enfoque da psicologia da saúde [dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; 2011.. Desse modo, será possível favorecer a melhoria do processo de adaptação e consequentemente a melhoria da saúde, qualidade de vida e desenvolvimento das potencialidades dos universitários.

Referências

  • 1
    Sousa TF, José HPM, Barbosa AR. Condutas negativas à saúde em estudantes universitários brasileiros. Cien Saude Colet 2013; 18(12):3563-3575.
  • 2
    Prestes EMT, Jezine E, Scocuglia AC. Democratização do ensino superior brasileiro: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Rev. Lusófona de Educação 2012; 21(21):199-218.
  • 3
    Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das universidades federais brasileiras. Brasília: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Nacionais de Ensino Superior (Andifes); 2011.
  • 4
    Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Revista comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares. Uberlândia: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Nacionais de Ensino Superior (Andifes), Universidade Federal de Uberlândia; 2012.
  • 5
    Bonifácio SP, Silva RCB, Montesano FT, Padovani RC. Investigação e manejo de eventos estressores entre estudantes de Psicologia. Rev Bras Ter Cogn 2011; 7(1):15-20.
  • 6
    Prince MA, Carey KB, Maisto AS. Protective behavioral strategies for reducing alcohol involvement: a review of the methodological issues. Addict Behav 2013; 38(7):2343-2351.
  • 7
    Silva RR. O perfil de saúde de estudantes universitários: um estudo sob o enfoque da psicologia da saúde [dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; 2011.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar 2014
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br