Cobertura de serviços públicos de saúde para gastos com medicamentos e vacinas na população com diabetes mellitus

Camila Nascimento Monteiro Reinaldo José Gianini Moisés Goldbaum Chester Luiz Galvão Cesar Marilisa Berti Azevedo Barros Sobre os autores

Resumos

O estudo analisou a cobertura do serviço público de saúde para gastos com medicamentos e vacinas para a população adulta do município de São Paulo que referiu ter diabetes mellitus em 2003 e as implicações dos programas de acesso a medicamentos e campanhas vacinais. Dados coletados pelo Inquérito Multicêntrico de Saúde de São Paulo. O SUS foi o mais utilizado pela população para a vacinação contra a gripe e pneumonia e na cobertura do gasto com medicamentos houve participação significativa do setor privado, sendo a cobertura SUS estimada em 38%. Não foram observadas diferenças significativas na prevalência de utilização do serviço público para vacinação entre as categorias das variáveis pesquisadas, o que sugere uma distribuição universal da vacinação pelo serviço público de saúde. Diferente da vacinação, a cobertura do gasto com medicamentos pelo serviço público de saúde em 2003 era recente, o que pode explicar a menor cobertura. A análise da cobertura dos gastos com medicamento e vacinas pelo serviço de saúde em 2003 pode contribuir para embasar políticas que visem ampliar o acesso da população ao serviço de saúde.

Diabetes Mellitus; Cobertura de serviços de saúde; Política nacional de medicamentos; Política nacional de assistência farmacêutica; Programas de imunização


Introdução

As doenças crônicas não transmissíveis são prioridade em saúde pública no Brasil. Dentre essas doenças, o diabetes mellitus se destaca por ser uma das causas importantes de morbidade e mortalidade na população. São estimados 366 milhões de pessoas afetadas por diabetes no mundo em 203011 Beaglehole R, Bonita R, Horton R, Adams C, Alleyne G, Asaria P, Baugh V, Bekedam H, Billo N, Casswell S, Cecchini M, Colagiuri R, Colagiuri S, Collins T, Ebrahim S, Engelgau M, Galea G, Gaziano T, Geneau R, Haines A, Hospedales J, Jha P, Keeling A, Leeder S, Lincoln P, McKee M, Mackay J, Magnusson R, Moodie R, Mwatsama M, Nishtar S, Norrving B, Patterson D, Piot P, Ralston J, Rani M, Reddy KS, Sassi F, Sheron N, Stuckler D, Suh I, Torode J, Varghese C, Watt J; Lancet NCD Action Group; NCD Alliance. Priority actions for the non-communicable disease crisis. The Lancet 2011; 377(9775):1438-1447.,22 Apodaca BAD, Ebrahim S, McCormack V, Cosío FG, Ruiz-Holguín R. Prevalence of type 2 diabetes and impaired fasting glucose: cross-sectional study of mul-tiethnic adult population at the United States-Mexico border. Rev Panam Salud Publica 2010; 28(3):174-181.. No Brasil, estimou-se em 6 milhões os portadores de diabetes em 2010 e em 2030 é previsto que o país fique entre os dez com maior número de casos da doença33 Moraes SA, Freitas ICM, Gimeno SGA, Mondini L. Diabetes mellitus prevalence and associated factors in adults in Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil, 2006: OBE-DIARP Project. Cad Saude Publica 2010; 26(5):929-941.. A prevalência de diabetes autorreferido no Brasil foi estimada em 5,3% e no município de São Paulo em 6,2%44 Schmidt MI, Duncan BB, Hoffmann JF, Moura L, Malta DC, Carvalho RMSV. Prevalência de diabetes e hipertensão no Brasil baseada em inquérito de morbidade auto-referida, Brasil, 2006. Rev Saude Publica 2009; 43(2):74-82..

A alta prevalência do diabetes promove grande demanda de utilização dos serviços de saúde para a prevenção e o controle da doença. A utilização de serviços de saúde pode impactar na do portador de diabetes, prevenindo sua ocorrência e suas complicações e aumentando as taxas de sobrevivência dessa população55 Brasil. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022. 2011. [acessado 2011 set 20]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/plano_acoes_estrategicas20x20_25julho.pdf
http://portal.saude.gov.br/portal/arquiv...
. O serviço de saúde inclui programas de prevenção e cuidados sobre os riscos do diabetes, a vacinação para a promoção da saúde dessa população e o fornecimento de medicamentos.

A vacinação, importante componente do serviço de saúde, ocupa lugar de destaque entre os instrumentos de saúde pública no Brasil devido ao bom desempenho em relação ao custo-benefício e à segurança da vacina66 Ianni AMZ, Monteiro PHN. A pró-atividade do Programa Saúde da Família e o Acessado Saúde. In: Escuder MML, Monteiro PHN, Pupo LR, organizadores. Temas em saúde coletiva n° 8. Acesso aos serviços de saúde em Municípios da Baixada Santista. São Paulo: Instituto de Saúde; 2008. p. 51-65.

7 Brasil. Secretaria de Vigilância à Saúde. Programa Nacional de Imunizações-30 anos. Brasília: Editora do Brasil; 2003.
-88 Waldman EA, Luhm KR, Monteiro SAMG, Freitas FRM. Vigilância de eventos adversos pós-vacinação e segurança de programas de imunização. Rev Saude Publica 2011; 45(1):173-184.. Mesmo a população que possui planos privados de saúde utiliza rotineiramente o serviço público para vacinação.

O Programa Nacional de Imunização77 Brasil. Secretaria de Vigilância à Saúde. Programa Nacional de Imunizações-30 anos. Brasília: Editora do Brasil; 2003., implantado em 1973, tem como objetivo promover o controle de doenças imunopreveníveis, dentre elas a gripe e a pneumonia, associadas ao aumento do risco de mortalidade e da morbidade hospitalar em populações vulneráveis, sendo recomenda a portadores de diabetes77 Brasil. Secretaria de Vigilância à Saúde. Programa Nacional de Imunizações-30 anos. Brasília: Editora do Brasil; 2003.,99 Lima-Costa MFF. Fatores associados à vacinação contra a gripe em idosos na região metropolitana de Belo Horizonte. Rev Saude Publica 2008; 42(1):100-107.

A vacinação contra gripe e pneumonia na população com diabetes mellitus é entendida como uma intervenção que visa a melhorar as condições de vida dessas pessoas77 Brasil. Secretaria de Vigilância à Saúde. Programa Nacional de Imunizações-30 anos. Brasília: Editora do Brasil; 2003.,99 Lima-Costa MFF. Fatores associados à vacinação contra a gripe em idosos na região metropolitana de Belo Horizonte. Rev Saude Publica 2008; 42(1):100-107. A promoção de uma melhor condição de vida remete ao acesso ao serviço de saúde, que inclui a vacinação e o fornecimento de medicamentos. A avaliação do fornecimento de medicamentos para a população permite avaliar a assistência à saúde, fornecendo subsídios para a melhoria das condições da população1010 Fleith VD, Figueiredo MA, Figueiredo KFLRO, Moura EC. Perfil de utilização de medicamentos em usuários da rede básica de saúde de Lorena, SP. Cien Saude Colet 2008; 13(Supl.):755-762..

De acordo com Oliveira et al.1111 Oliveira MA, Bermudez JAZ, Osório de Castro CGS. Assistência farmacêutica e acesso a medicamentos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2007., desde a criação do Sistema único de Saúde (SUS) até os dias atuais, houve aumento no fornecimento de medicamentos pelo serviço de saúde. A Política Nacional de Medicamentos (PNM), implantada com o propósito de promoção do uso racional e do acesso da população aos medicamentos essenciais, teve grande importância nesse aumento1111 Oliveira MA, Bermudez JAZ, Osório de Castro CGS. Assistência farmacêutica e acesso a medicamentos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2007.,1212 Brasil. Portaria n° 3.916, de 30 de outubro de 1998. Dispõe sobre a aprovação da Política Nacional de Medicamentos. Diário Oficial da União 1998; 30 out.. Dentre as diretrizes da PNM estão a descentralização da gestão da Assistência Farmacêutica e o estabelecimento da Relação Nacional de Medicamentos-Rename, sendo a aquisição dos medicamentos feita com base em critérios epidemiológicos1212 Brasil. Portaria n° 3.916, de 30 de outubro de 1998. Dispõe sobre a aprovação da Política Nacional de Medicamentos. Diário Oficial da União 1998; 30 out..

Korniz et al.1313 Korniz GEM, Braga MH, Zaire CEF. Os marcos legais das políticas de medicamentos no Brasil contemporâneo (1990-2006). Rev APS 2008; 11(1):85-99. se referem à Rename como instrumento estratégico e racionalizador da Política de Medicamentos, por se tratar de uma relação padronizada destes que pode melhorar a qualidade do seu acesso. Os medicamentos essenciais, que têm a cobertura pelo serviço público de saúde para controle do diabetes, são os que constam na Rename, enquanto as mudanças na organização da Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS, promovidas pela PNM, têm como objetivo o aumento da cobertura na sua distribuição gratuita1414 Oliveira LCF, Assis MMA, Barboni AR. Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde: da Política Nacional de Medicamentos à Atenção Básica à Saúde. Cien Saude Colet 2010; 15(3):3561-3567..

Para a provisão de medicamentos utilizados no controle do diabetes mellitus e o monitoramento de dados dos portadores dessas doenças, são necessárias informações sobre estes, que podem ser obtidas através dos inquéritos de saúde, os quais fornecem dados sobre a cobertura dos gastos com serviços de saúde e permitem conhecer aspectos importantes da saúde da população. O que proporciona bases para ações nas políticas que visem garantir o acesso da população ao serviço e também o monitoramento das mesmas1515 Barros MBA. Inquéritos domiciliares de saúde: potencialidades e desafios. Rev Bras Epidemiol 2008; 11(Supl. 1):6-19..

A análise das informações sobre cobertura dos gastos com serviços de saúde contribui para a ampliação do acesso a estes, que está relacionado com a capacidade de responder às demandas da população1111 Oliveira MA, Bermudez JAZ, Osório de Castro CGS. Assistência farmacêutica e acesso a medicamentos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2007.,1515 Barros MBA. Inquéritos domiciliares de saúde: potencialidades e desafios. Rev Bras Epidemiol 2008; 11(Supl. 1):6-19..

O estudo teve como objetivos analisar a cobertura dos serviços de saúde para os gastos com medicamentos e vacinas para a população adulta do município de São Paulo, que referiu ser portadora de diabetes mellitus em 2003, e discutir a cobertura atual para a provisão desses insumos a esse grupo.

Material e método

Foram utilizados dados coletados pelo Inquérito Multicêntrico de Saúde de São Paulo (ISA-Capital). Estudo transversal realizado através de entrevistas domiciliares de base populacional no município de São Paulo no ano de 2003, que teve como objetivo diagnosticar a morbidade referida na população e as condições de vida e de saúde, incluindo utilização de serviços de saúde.

A amostra do ISA-Capital, representativa de toda população não institucionalizada residente em área urbana do município de São Paulo, foi obtida por procedimentos de amostragem probabilística, estratificada por conglomerados em dois estágios: setores censitários (unidade primária de amostragem) e domicílios (unidade de amostragem de 2° estágio). Os setores censitários foram estratificados segundo o nível socioeconômico definido pela proporção de chefes de família com diferentes graus de escolaridade. Foram considerados chefes com nível universitário em três níveis: até 5% (estrato 1), 5% (inclusive) a 25% (estrato 2) e 25% (inclusive) ou mais (estrato 3).

Esses pesos sofreram ajustes de pós-estratificação segundo a escolaridade do chefe, considerando-se quatro níveis: menos de 3, de 4 a 7, de 8 a 11 e 12 ou mais anos de estudo.

Para garantir tamanhos mínimos de amostra em subgrupos populacionais de interesse, foram definidos oito domínios de estudo formados pelos grupos: masculino e feminino menores de 1 ano, masculino e feminino de 1 a 11 anos de idade, homens de 12 a 19; 20 a 59 e 60 ou mais, e mulheres nas mesmas faixas etárias. Para cada um desses domínios, foi planejada a realização de 420 entrevistas. No total foram realizadas 3.357 entrevistas, sendo 1.667 em pessoas com 20 anos ou mais. As entrevistas foram realizadas por pessoal treinado e supervisionado durante toda a duração do inquérito. Os entrevistados assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido no qual eram explicados os objetivos da pesquisa, sendo assegurados o anonimato e a confidencialidade dos dados obtidos. Para assegurar o controle de qualidade da coleta de dados, as informações de cerca de 10% dos questionários foram verificadas por nova entrevista. A metodologia completa do ISA-Capital 2003 pode ser encontrada na literatura1616 Cesar CLG, Carandina L, Alves MCGP, Barros MBA, Goldbaum M. Saúde e condição de vida em São Paulo. São Paulo: Editora Imprensa oficial; 2005..

O presente estudo analisou a população que participou do ISA-Capital, de ambos os sexos, maiores de 20 anos e que respondeu “sim” quando perguntado se tinha diabetes, totalizando 170 indivíduos. Foram consideradas as questões do inquérito sobre vacinação por intermédio do serviço público de saúde e cobertura do gasto com medicamentos pelo serviço público (variáveis dependentes) e características sociodemográficas e de condições de vida e saúde (variáveis independentes).

As variáveis sociodemográficas e de condições de vida e saúde analisadas foram: idade, sexo, cor/raça, situação conjugal, escolaridade, exercer atividade remunerada (foram criados dois grupos: o que contém a população economicamente ativa [PEA], com os indivíduos que exercem atividade remunerada de trabalho, e o de entrevistados fora da PEA, com os indivíduos desempregados, aposentados, pensionistas, donas de casa, estudantes e outros), renda per capita e autoavaliação em saúde.

Por meio do módulo survey do programa Data Analysis and Statistical Software (STATA) versão 10.0 foram realizadas estimativas de prevalências e calculadas as razões de prevalência (RP) através da regressão de Poisson para a vacinação por intermédio do serviço público de saúde e as variáveis independentes, o mesmo procedimento com a cobertura do gasto com medicamentos. E realizada a análise multivariada por regressão de Poisson, adotando-se o nível de significância de 0,20 para inclusão da variável no modelo.

O módulo survey permite incorporar os pesos decorrentes do delineamento complexo da amostra: estratificação, sorteio de conglomerados e ponderação. Os pesos foram introduzidos para compensar as diferentes probabilidades de seleção aplicadas à população de estudo e ajustar a amostra à distribuição da população por escolaridade, idade e sexo, conforme descrito acima.

O projeto deste estudo foi aprovado pela Comissão de ética para Análise de Projetos de Pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CAPPesq).

Resultados

A prevalência de diabetes autorreferida na população foi 5,0% (IC95% 3,9 - 6,2). Quanto à vacinação, 46,8% (IC95% 37,5 - 56,8) dos entrevistados receberam contra a gripe e 17,0% (IC95% 10,6 - 26,2) contra pneumonia. O serviço público foi o mais utilizado pela população para a vacinação, tanto contra gripe como contra a pneumonia, com 74,0% de respostas positivas (n = 89) (Tabela 1). Desses, 3 tinham idade entre 20 e 59 anos e 105 com mais de 60 anos de idade, sendo a prevalência de utilização do serviço público para vacinação estimada em 46% e 86%, respectivamente. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas na prevalência de utilização do serviço público para vacinação entre as categorias das demais variáveis pesquisadas (sexo, cor ou raça, situação conjugal, escolaridade, atividade remunerada, renda e autoavaliação em saúde) (Tabela 1).

Tabela 1
Prevalência da utilizaçao do SUS para a vacinaçao contra gripe e/ou pneumonia (USPV) segundo determinadas variáveis pesquisadas entre indivíduos vacinados que referiram diabetes, município de São Paulo, 2003.

Em relação aos medicamentos para controle do diabetes, os principais referidos pela população estudada foram os que constam na Rename, sendo esses a insulina, a metformina e a glibenclamida. Quanto à cobertura do gasto com esses medicamentos, 38,0% (IC95% 31,9 - 44,5) da população relatou ter sido pelo SUS.

Na população com 20 a 59 anos, a prevalência da cobertura do gasto com medicamentos pelo serviço público de saúde foi 34,4% (n = 13) e na população com mais de 60 anos, 40,8% (n = 142). Na Tabela 2 estão as prevalências da cobertura do gasto com medicamentos pelo serviço público de saúde segundo as variáveis sexo, cor ou raça, situação conjugal, escolaridade, atividade remunerada, renda per capita e autoavaliação em saúde, observando-se diferenças significantes entre as categorias das variáveis cor ou raça (Razão de Prevalência (RP) = 1,7 IC95% 1,1-2,7), situação conjugal (RP = 1,9 IC95% 1,1-3,5), atividade remunerada (RP = 3 IC95% 1,1-8,2 e autoavaliação em saúde (RP = 1,7 IC95%1,1-3,0).

Tabela 2
Prevalência da cobertura SUS no gasto com medicamentos, segundo variáveis pesquisadas, entre indivíduos que referiram diabetes, município de São Paulo, 2003.

A análise multivariada, utilizando a variável cobertura do gasto com medicamentos pelo SUS como desfecho, mostrou que a população que referiu saúde “ruim ou muito ruim” teve cobertura do gasto com medicamentos 1,5 vezes maior (IC95% 1,2-3,4) comparada aos que referiram saúde “excelente, muito boa ou boa”, após ajuste por situação conjugal, cor ou raça, atividade remunerada, escolaridade e renda per capita.

Discussão

Este estudo apresenta uma discussão sobre a cobertura do serviço público de saúde em relação aos gastos com vacinação e medicamentos para a população que referiu diabetes mellitus, segundo características sociodemográficas e de condição de vida e saúde. Apesar da apresentação dos dados componentes do Inquérito de Saúde realizado no município de São Paulo no ano de 2003, é possível fazer comparações com os atuais, o que contribui para a discussão sobre a ampliação do acesso da população a vacinas e, principalmente, a medicamentos antidiabéticos. Os dados do ISA-Capital 2003 representam um marco importante, considerados o rigor metodológico adotado nesse inquérito e a representatividade da amostra, e serão muito úteis como padrão comparativo para futuros estudos sobre o tema.

Foi utilizado como exemplo o diabetes mellitus, doença que é prioridade em saúde pública e que necessita de utilização contínua de medicamentos e vacinas pela população que a possui. A prevalência de diabetes autorreferida no município de São Paulo foi estimada em 5,0%. Por se tratar de levantamento de morbidade autorreferida, pode ter ocorrido viés de seleção na amostra de diabéticos estudada, já que o indivíduo que referiu ter esse mal, em algum momento da vida, teve acesso ao serviço de saúde para obter o diagnóstico.

Dessa forma, a população com diabetes e que não teve acesso ao serviço não foi diagnosticada, o que subestima a prevalência da doença, principalmente entre aqueles mais dependentes dos serviços do SUS. Ainda, esse mesmo viés apresenta o potencial de superestimar os resultados desta pesquisa, referente à utilização de medicamentos e vacinas do SUS, já que não inclui na amostra estudada esse contingente de indivíduos subdiagnosticados.

Os dados de prevalência de diabetes do presente estudo são semelhantes aos do Vigitel 20061717 Vigitel 2006. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre freqüência e distribuição sócio-demográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2006. Brasília: Ministério da Saúde; 2006., que estimou a autorreferida na população adulta do município de São Paulo em 6,2%. O Vigitel realizado no ano de 20101818 Vigitel 2010. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre freqüência e distribuição sócio-demográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Brasília: Ministério da Saúde; 2010. encontrou uma prevalência de 6,3% no Brasil.

A alta prevalência do diabetes mostra a importância de se promover o controle da doença e a promoção da saúde dessa população, que podem ser realizados por meio dos serviços de saúde. Um dos principais motivos de utilização do serviço de saúde é a vacinação. Na população entrevistada, apenas 17,0% recebeu vacina contra pneumonia e 46,8% contra gripe, apesar de a vacinação ser um procedimento recomendado pela Organização Mundial de Saúde e assegurado como política pública do SUS, e que tem como consequência a diminuição da incidência de hospitalizações nos portadores de diabetes77 Brasil. Secretaria de Vigilância à Saúde. Programa Nacional de Imunizações-30 anos. Brasília: Editora do Brasil; 2003..

Atualmente, as proporções de vacinação são maiores, foi estimada uma prevalência de 62,6% no inquérito domiciliar realizado no município de Campinas (SP)1919 Francisco PMSB, Barros MBA, Cordeiro MRD. Vacinação contra influenza em idosos: prevalência, fatores associados e motivos da não-adesão em Campinas, São Paulo, Brasil. Cad Saude Publica 2011; 27(3):417-426.. Houve uma intensificação nas campanhas de vacinação para a gripe a partir de 2009, quando ocorreu a pandemia pela influenza A (H1N1). O paciente diabético faz parte do grupo de risco e tem sido alvo destas campanhas.

A vacinação é realizada tanto por intermédio do serviço público de saúde como pelo privado. Dentre os que receberam vacina contra a gripe e pneumonia, 74,0% o foram por intermédio do serviço público de saúde, o que concorda com o estudo de Silva et al.2020 Silva ZP, Ribeiro MCSA, Barata RB, Almeida MF. Perfil sociodemográfico e padrão de utilização dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), 20032008. Cien Saude Colet 2011; 16(9):3807-3816. que relatou ser o SUS o responsável pela maioria dos atendimentos de vacinação em todas as regiões do Brasil. A maior proporção da utilização do SUS para vacinação permanece nos dias atuais1919 Francisco PMSB, Barros MBA, Cordeiro MRD. Vacinação contra influenza em idosos: prevalência, fatores associados e motivos da não-adesão em Campinas, São Paulo, Brasil. Cad Saude Publica 2011; 27(3):417-426..

Não foram observadas diferenças significativas na prevalência de utilização do serviço público para vacinação entre as categorias das variáveis pesquisadas, o que sugere uma distribuição universal por este meio. O programa de imunização no Brasil (PNI) está institucionalizado há muito tempo77 Brasil. Secretaria de Vigilância à Saúde. Programa Nacional de Imunizações-30 anos. Brasília: Editora do Brasil; 2003., o que pode explicar sua distribuição universal. Diferente da vacinação, a cobertura do gasto com medicamentos é recente, a partir da implantação da Política Nacional de Medicamentos1212 Brasil. Portaria n° 3.916, de 30 de outubro de 1998. Dispõe sobre a aprovação da Política Nacional de Medicamentos. Diário Oficial da União 1998; 30 out. e com a intensificação de programas e políticas institucionais pelo SUS.

Na provisão de medicamentos à população pelo sistema de saúde, os principais antidiabéticos utilizados pela população de estudo (insulina, metformina e glibenclamida) foram os que constam na Rename, o que concorda com a literatura2121 Brasil. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Relação nacional de medicamentos essenciais: Rename. Brasília: Editora do Brasil; 2010.,2222 Vosgerau MZS, Cabrera MAS, Sousa RKT. Saúde da Família e Utilização de Medicamentos Anti-Hipertensivos e Antidiabéticos. Rev Bras Cardiol 2011; 24(2):95-104..

A prevalência da cobertura do gasto com medicamentos essenciais pelo SUS na população que refere ter a pele “branca” foi 1,7 vezes maior que entre aquela “não branca”. O estudo de Schnittker e Bhatt2323 Schnittker J, Bhatt M. The role of income and race/ethnicity in experiences with medical care in the United States and United Kingdom. Int Journal of Health Serv 2008; 38(4):671-695. relata iniquidade no sistema de saúde quanto à etnia no Reino Unido e também nos Estados Unidos. Segundo os autores, essa iniquidade no sistema de saúde reflete a aquela existente nesses países com relação à etnia, com diferenças significantes no acesso ao serviço de saúde pela população negra, o que pode estar ocorrendo na população estudada.

A população “sem companheiro” teve a cobertura do gasto com medicamentos pelo SUS 1,9 vezes maior comparada à população “com companheiro”; enquanto que entre os indivíduos que não exerciam atividade remunerada no momento da coleta dos dados foi 3,0 vezes maior comparada aos que realizavam atividade remunerada, o que pode ser explicado pelo fato das categorias “sem companheiro” e fora da PEA incluírem os idosos, que têm maior utilização de medicamentos e, assim, a cobertura pelo SUS tende a ser maior.

A população que referiu saúde “ruim ou muito ruim” teve cobertura do gasto com medicamentos 1,5 vezes maior comparada aos que referiram saúde “excelente, muito boa ou boa”, após ajuste por situação conjugal, cor ou raça, atividade remunerada, escolaridade e renda per capita. A população com análise negativa da saúde tende a procurar mais o serviço público de saúde2424 Santiago LM, Novaes CO, Mattos IE. Factors Associated with Self-Rated Health among Older Men in a Medium-Size City in Brazil. J Mens Health Gender 2010; 7(1):55-63. e, assim, obter maior cobertura pelo SUS do gasto com os medicamentos que utiliza.

A cobertura do gasto com os medicamentos essenciais é feita pelo SUS, porém, no total, apenas 38,0% da população com diabetes autorreferida relatou ter o gasto com esses medicamentos coberto pelo serviço público de saúde, o que indica uma lacuna do SUS e a necessidade de ampliação do acesso a medicamentos para os portadores de diabetes mellitus. A literatura relata a dificuldade em assegurar o acesso aos medicamentos no cotidiano atual do serviço público de saúde2525 Baumgratz PPA, Stephan-Souza AI, Vieira RCPA, Alves TNP. O uso do medicamento na percepção do usuário do Programa Hiperdia. Cien Saude Colet 2011; 16(5):2623-2633., o que é reiterado no presente estudo.

Em 2003, momento da coleta dos dados, se estava no contexto do início da criação da Política Nacional de Medicamentos e do processo de implantação efetiva dos medicamentos genéricos, visando a ampliação do acesso a medicamentos no país. Atualmente, programas federais, estaduais e municipais têm conseguido ampliar o acesso. Nestes últimos 11 anos, dois programas do governo federal ampliaram consideravelmente o acesso aos medicamentos para o diabetes, o “Programa Farmácia Popular do Brasil” e o “Programa Saúde Não Tem Preço”.

O Programa “Farmácia Popular do Brasil” que recebe subsídio do governo federal para a compra de determinados medicamentos para diabetes, abrange todos os estados brasileiros e está presente em municípios através de 14.005 farmácia e drogarias conveniadas, que movimentaram R$ 245.191,00 até dezembro de 20102626 Brasil. Ministério da Saúde (MS). 2010. Sala de Situação em Saúde. [acessado 2014 jan 20]. Disponível em: http://189.28.128.178/sage/
http://189.28.128.178/sage/...
. O Programa “Saúde Não Tem Preço”, com a distribuição gratuita de medicamentos antidiabéticos que constam na Rename, beneficiou 19 milhões de diabéticos e hipertensos no Brasil desde a sua criação em 20112727 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Programa Saúde Não Tem Preço. [acessado 2014 mar 20]. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas/saude-nao-tem-preco/mais-saude-nao-tem-preco/6730-saude-nao-tem-preco-introducao
http://portalsaude.saude.gov.br/index.ph...
. Todas essas políticas e programas têm contribuído para modificar o quadro apresentado em 2003.

Houve aumento no acesso ao cuidado com a saúde, com o crescimento da cobertura na atenção básica através da Estratégia de Saúde da Família e a redução da pobreza extrema, porém, o país possui 190 milhões de habitantes, dos quais 145 milhões dependem do SUS, representando um desafio ao serviço de saúde2828 Victora CG, Barreto ML, Leal MC, Monteiro CA, Schmidt MI, Paim J, Bastos FI, Almeida C, Bahia L, Travassos C, Reichenheim M, Barros FC; the Lancet Brazil Series Working Group. Condições de saúde e inovações nas políticas de saúde: o caminho a percorrer. The Lancet Série Saúde no Brasil 2011; 1:90-102.. O desafio para pesquisadores e profissionais de saúde consiste na formulação de políticas públicas visando ao acesso universal ao serviço de saúde, que inclui, entre outras ações, a vacinação e o acesso a medicamentos.

A investigação da cobertura dos gastos com vacinação e medicamentos e fatores associados, como foi realizada no presente estudo, permite analisar aspectos da cobertura e do acesso ao serviço de saúde desde 2003 e pode ser utilizada para mostrar a tendência da cobertura do serviço público para provisão dos mesmos. Contribuindo, assim, para a discussão sobre a cobertura dos gastos com insumos à saúde pela população com diabetes mellitus. Os resultados apresentados mostram os desafios e prioridades no serviço público de saúde para atingir a cobertura universal.

Agradecimentos

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-Fapesp.

Referências

  • 1
    Beaglehole R, Bonita R, Horton R, Adams C, Alleyne G, Asaria P, Baugh V, Bekedam H, Billo N, Casswell S, Cecchini M, Colagiuri R, Colagiuri S, Collins T, Ebrahim S, Engelgau M, Galea G, Gaziano T, Geneau R, Haines A, Hospedales J, Jha P, Keeling A, Leeder S, Lincoln P, McKee M, Mackay J, Magnusson R, Moodie R, Mwatsama M, Nishtar S, Norrving B, Patterson D, Piot P, Ralston J, Rani M, Reddy KS, Sassi F, Sheron N, Stuckler D, Suh I, Torode J, Varghese C, Watt J; Lancet NCD Action Group; NCD Alliance. Priority actions for the non-communicable disease crisis. The Lancet 2011; 377(9775):1438-1447.
  • 2
    Apodaca BAD, Ebrahim S, McCormack V, Cosío FG, Ruiz-Holguín R. Prevalence of type 2 diabetes and impaired fasting glucose: cross-sectional study of mul-tiethnic adult population at the United States-Mexico border. Rev Panam Salud Publica 2010; 28(3):174-181.
  • 3
    Moraes SA, Freitas ICM, Gimeno SGA, Mondini L. Diabetes mellitus prevalence and associated factors in adults in Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil, 2006: OBE-DIARP Project. Cad Saude Publica 2010; 26(5):929-941.
  • 4
    Schmidt MI, Duncan BB, Hoffmann JF, Moura L, Malta DC, Carvalho RMSV. Prevalência de diabetes e hipertensão no Brasil baseada em inquérito de morbidade auto-referida, Brasil, 2006. Rev Saude Publica 2009; 43(2):74-82.
  • 5
    Brasil. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022. 2011. [acessado 2011 set 20]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/plano_acoes_estrategicas20x20_25julho.pdf
    » http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/plano_acoes_estrategicas20x20_25julho.pdf
  • 6
    Ianni AMZ, Monteiro PHN. A pró-atividade do Programa Saúde da Família e o Acessado Saúde. In: Escuder MML, Monteiro PHN, Pupo LR, organizadores. Temas em saúde coletiva n° 8. Acesso aos serviços de saúde em Municípios da Baixada Santista. São Paulo: Instituto de Saúde; 2008. p. 51-65.
  • 7
    Brasil. Secretaria de Vigilância à Saúde. Programa Nacional de Imunizações-30 anos. Brasília: Editora do Brasil; 2003.
  • 8
    Waldman EA, Luhm KR, Monteiro SAMG, Freitas FRM. Vigilância de eventos adversos pós-vacinação e segurança de programas de imunização. Rev Saude Publica 2011; 45(1):173-184.
  • 9
    Lima-Costa MFF. Fatores associados à vacinação contra a gripe em idosos na região metropolitana de Belo Horizonte. Rev Saude Publica 2008; 42(1):100-107
  • 10
    Fleith VD, Figueiredo MA, Figueiredo KFLRO, Moura EC. Perfil de utilização de medicamentos em usuários da rede básica de saúde de Lorena, SP. Cien Saude Colet 2008; 13(Supl.):755-762.
  • 11
    Oliveira MA, Bermudez JAZ, Osório de Castro CGS. Assistência farmacêutica e acesso a medicamentos Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2007.
  • 12
    Brasil. Portaria n° 3.916, de 30 de outubro de 1998. Dispõe sobre a aprovação da Política Nacional de Medicamentos. Diário Oficial da União 1998; 30 out.
  • 13
    Korniz GEM, Braga MH, Zaire CEF. Os marcos legais das políticas de medicamentos no Brasil contemporâneo (1990-2006). Rev APS 2008; 11(1):85-99.
  • 14
    Oliveira LCF, Assis MMA, Barboni AR. Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde: da Política Nacional de Medicamentos à Atenção Básica à Saúde. Cien Saude Colet 2010; 15(3):3561-3567.
  • 15
    Barros MBA. Inquéritos domiciliares de saúde: potencialidades e desafios. Rev Bras Epidemiol 2008; 11(Supl. 1):6-19.
  • 16
    Cesar CLG, Carandina L, Alves MCGP, Barros MBA, Goldbaum M. Saúde e condição de vida em São Paulo. São Paulo: Editora Imprensa oficial; 2005.
  • 17
    Vigitel 2006. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre freqüência e distribuição sócio-demográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2006. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.
  • 18
    Vigitel 2010. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre freqüência e distribuição sócio-demográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal Brasília: Ministério da Saúde; 2010.
  • 19
    Francisco PMSB, Barros MBA, Cordeiro MRD. Vacinação contra influenza em idosos: prevalência, fatores associados e motivos da não-adesão em Campinas, São Paulo, Brasil. Cad Saude Publica 2011; 27(3):417-426.
  • 20
    Silva ZP, Ribeiro MCSA, Barata RB, Almeida MF. Perfil sociodemográfico e padrão de utilização dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), 20032008. Cien Saude Colet 2011; 16(9):3807-3816.
  • 21
    Brasil. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Relação nacional de medicamentos essenciais: Rename Brasília: Editora do Brasil; 2010.
  • 22
    Vosgerau MZS, Cabrera MAS, Sousa RKT. Saúde da Família e Utilização de Medicamentos Anti-Hipertensivos e Antidiabéticos. Rev Bras Cardiol 2011; 24(2):95-104.
  • 23
    Schnittker J, Bhatt M. The role of income and race/ethnicity in experiences with medical care in the United States and United Kingdom. Int Journal of Health Serv 2008; 38(4):671-695.
  • 24
    Santiago LM, Novaes CO, Mattos IE. Factors Associated with Self-Rated Health among Older Men in a Medium-Size City in Brazil. J Mens Health Gender 2010; 7(1):55-63.
  • 25
    Baumgratz PPA, Stephan-Souza AI, Vieira RCPA, Alves TNP. O uso do medicamento na percepção do usuário do Programa Hiperdia. Cien Saude Colet 2011; 16(5):2623-2633.
  • 26
    Brasil. Ministério da Saúde (MS). 2010. Sala de Situação em Saúde. [acessado 2014 jan 20]. Disponível em: http://189.28.128.178/sage/
    » http://189.28.128.178/sage/
  • 27
    Brasil. Ministério da Saúde (MS). Programa Saúde Não Tem Preço. [acessado 2014 mar 20]. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas/saude-nao-tem-preco/mais-saude-nao-tem-preco/6730-saude-nao-tem-preco-introducao
    » http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas/saude-nao-tem-preco/mais-saude-nao-tem-preco/6730-saude-nao-tem-preco-introducao
  • 28
    Victora CG, Barreto ML, Leal MC, Monteiro CA, Schmidt MI, Paim J, Bastos FI, Almeida C, Bahia L, Travassos C, Reichenheim M, Barros FC; the Lancet Brazil Series Working Group. Condições de saúde e inovações nas políticas de saúde: o caminho a percorrer. The Lancet Série Saúde no Brasil 2011; 1:90-102.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Fev 2015

Histórico

  • Recebido
    20 Mar 2014
  • Aceito
    28 Jul 2014
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br