Os autores respondem

The authors reply

Daniel Soranz Luís Augusto Coelho Pisco Sobre os autores

Efetivamente, a análise de um Sistema de Saúde deve sempre atender aos determinantes de saúde da comunidade a que respeita, não podendo ignorar os respectivos constrangimentos sociais, incluindo os aspectos demográficos e culturais que moldam a sua evolução e a sua capacidade de mudança11. Pineault R. Compreendendo O Sistema de Saúde para Uma Melhor Gestão. Brasília: Conass; 2016..

Nesta perspectiva de comparação e troca de experiências o território de Manguinhos é um ótimo exemplo a ser destacado. Neste território-escola, as ações de serviço, pesquisa e ensino são potencializadas pela Escola Nacional de Saúde Pública.

No período da reforma este território também apresentou um incremento importante no sistema de saúde local, vale destacar a inauguração da Clinica da Família Victor Valla que levou consigo novas equipes implantadas no Centro de Saúde-Escola Germano Sinval Faria a atingir 100% de cobertura de Saúde da Família em um dos bairros com menor IDH da cidade. A grande expectativa é que este espaço sociossanitario com diversas metodologias, mas em especial utilizando a pesquisa avaliativa, possam desenvolver soluções e inovações para o Sistema Único de Saúde (SUS)22. Engstrom E, Fonseca Z, Leimann B, organizadores. A experiência do Território Escola Manguinhos na Atenção Primária de Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2012..

Também vale destacar as ações intersetoriais potencializadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal que reurbanizou várias áreas do bairro, a mudança do modelo de segurança pública local com a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e das diversas ações de desenvolvimento sócio educacional local, a criação da cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Manguinhos e uma forte presença na oferta de trabalho por parte da Fundação Oswaldo Cruz. Entretanto, apesar dos avanços nas ações intersetoriais, efetivamente não podemos ignorar a situação de extrema baixa renda local e a presença ostensiva do tráfico de drogas na região.

Como destaca a Professora Zulmira Hartz, a avaliação do processo local oferece à sociedade brasileira uma experiência em promoção à saúde ‘radical’, validada, reconhecida e, potencialmente possível de ser reproduzida como parte da Reforma dos Cuidados em Atenção Primária em Saúde (RCAPS) na cidade do Rio de Janeiro33. Hartz Z, Bodstein R, Potvin L. Avaliação em promoção da saúde: uma antologia comentada da parceria entre o Brasil e a cátedra de abordagens comunitárias e iniquidades em saúde (CACIS), da Universidade de Montreal de 2002 a 2012. Brasília: Conass; 2014..

Para concluir, e nos inspirar ainda mais, na contribuição dos autores, gostaríamos de (re)abrir o debate internacional ao convidar colegas para compartilhar e trocar experiências em curso nos dois países, Brasil e Portugal e também no mundo, para a análise dos sistemas e soluções em andamento.

Referências

  • 1
    Pineault R. Compreendendo O Sistema de Saúde para Uma Melhor Gestão. Brasília: Conass; 2016.
  • 2
    Engstrom E, Fonseca Z, Leimann B, organizadores. A experiência do Território Escola Manguinhos na Atenção Primária de Saúde Rio de Janeiro: Fiocruz; 2012.
  • 3
    Hartz Z, Bodstein R, Potvin L. Avaliação em promoção da saúde: uma antologia comentada da parceria entre o Brasil e a cátedra de abordagens comunitárias e iniquidades em saúde (CACIS), da Universidade de Montreal de 2002 a 2012 Brasília: Conass; 2014.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar 2017
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br