Divulgação científica imuniza contra desinformação

Neyson Pinheiro Freire Sobre o autor

A pandemia do vírus Sars-Cov-2 colocou a ciência no centro do debate público. A discussão sobre medicamentos, vacinas, fake news e medidas de prevenção à Covid-19 ultrapassou os muros das universidades e instituições de pesquisa e passou a fazer parte do cotidiano da população11 World Health Organization. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): situation report - 82. 2019. [acessado 2021 Jul 2]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331780/nCoVsitrep11Apr2020-eng.pdf
https://apps.who.int/iris/bitstream/hand...
. Em um cenário dominado pelas redes sociais e marcado por um volume exorbitante de informações, ganhou notoriedade o trabalho de divulgadores científicos que conseguiram atrair audiência, sanar dúvidas elementares da população e tornar mais fácil o entendimento de conceitos complexos, por meio de uma linguagem simples, acessível e objetiva.

O conhecimento científico ganhou relevante audiência na pandemia porque mentiras sobre a Covid-19 ameaçam a vida da população. Faz muito tempo que a humanidade não enfrentava uma doença de mortalidade tão elevada em âmbito global. A pandemia exigiu que revistas científicas assegurassem a publicação rápida das evidências disponíveis, garantindo a qualidade da informação e a identificação de vieses que pudessem comprometê-la22 Moreira LFP. The importance of scientific publications in times of pandemic crisis. Clinics 2020; 75:e1895., uma vez que esses trabalhos são a matéria-prima essencial para combater fake news, desinformação e teorias da conspiração, que prejudicam a adesão da população às medidas necessárias ao enfrentamento da pandemia.

Nesse sentido, a Ciência & Saúde Coletiva assumiu sua responsabilidade como periódico premiado e com 25 anos de trajetória, despontando como referência em reflexão crítica e divulgação científica sobre a pandemia. O corpo editorial tem escrutinado aproximadamente quatro mil artigos originais por ano para encontrar o que há de mais substancial na produção científica nacional acerca de saúde pública.

Em uma infodemia11 World Health Organization. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): situation report - 82. 2019. [acessado 2021 Jul 2]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331780/nCoVsitrep11Apr2020-eng.pdf
https://apps.who.int/iris/bitstream/hand...
, naturalmente, as notícias fantasiosas, incríveis, que apelam às emoções e parecem mais fenomenais do que a própria realidade, ganham repercussão. A divulgação científica sobre a Covid-19 se tornou uma resposta objetiva dos cientistas ao movimento negacionista33 Mansur V, Guimarães C, Carvalho MS, Lima LD, Coeli CM. Da publicação acadêmica à divulgação científica. Cad Saude Publica 2021; 37(7):e00140821., que coloca em dúvida a eficácia das vacinas, sabota as medidas de prevenção e propaga curas milagrosas.

Para além da divulgação científica, do ponto de vista infodemiológico, é necessário continuar a interpretar a ignorância e o anticientificismo não somente como derivados da falta de informação, mas como pressupostos que são formulados intencionalmente, por razões econômicas, políticas e ideológicas, para criar dúvidas sobre consensos científicos que são tão bem fundamentados por evidências que são considerados fatos incontroversos33 Mansur V, Guimarães C, Carvalho MS, Lima LD, Coeli CM. Da publicação acadêmica à divulgação científica. Cad Saude Publica 2021; 37(7):e00140821.. Nesse ponto e diante do clima de disputa narrativa, importante lembrar que a ciência não se propõe a ser verdade absoluta, é apenas um meio para a redução das incertezas44 Sayão LF, Sales LF, Felipe CBM. Sobre a obscuridade da ciência ou para onde vão os resultados negativos das pesquisas? SciELO em Perspectiva: Humanas 2021. [acessado 2021 Jul 25]. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/03/25/sobre-a-obscuridade-da-ciencia-ou-para-onde-vao-os-resultados-negativos-das-pesquisas/
https://humanas.blog.scielo.org/blog/202...
.

Em situações epidemiológicas como a que a humanidade atravessa agora, a ciência é a única esperança factível. Para a pandemia de uma doença ainda desconhecida, sem medicamento eficaz disponível, o melhor remédio continua sendo a informação verdadeira, confiável, simples e acessível ao grande público. Nesse sentido, os divulgadores científicos podem continuar prestando relevante serviço à sociedade e fazendo valer a confiança depositada no método científico para a superação de grandes desafios epidemiológicos.

Referências

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Nov 2021
  • Data do Fascículo
    2021
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br