Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar e discutir as ferramentas de promoção e avaliação da alimentação adequada e saudável baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira. A revisão de escopo foi conduzida de acordo com o JBI Manual for Evidence Synthesis, utilizando para relatório de revisão de escopo o guia Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews, com busca nas bases de dados PubMed/MEDLINE, EMBASE, SciELO e LILACS. Dezesseis estudos sobre ferramentas baseadas no guia alimentar para indivíduos de todas as faixas etárias, foram incluídos: dois descritivos, dois de protocolo de estudo clínico randomizado, onze metodológicos e um psicométrico, direcionados à população (n=12) ou à profissionais de saúde (n=4). Seis estudos abordaram ferramentas para promoção da alimentação adequada e saudável e dez desenvolveram ferramentas para avaliação de práticas alimentares ou de conhecimento e atividades de profissionais da saúde. Esta revisão auxiliará os profissionais de saúde na escolha dos instrumentos para o processo de implementação e, ou, divulgação das recomendações do guia alimentar, contribuindo para a promoção da alimentação adequada e saudável.
Palavras-chave:
Guias Alimentares; Política Nutricional; Educação Alimentar e Nutricional; Promoção da Saúde Alimentar e Nutricional
Introdução
A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico11 Brasil. Emenda Constitucional nº 64, de 4 de fevereiro de 2010. Altera o art. 6º da Constituição Federal, para introduzir a alimentação como direito social. Diário Oficial da União; 2010. que envolve a garantia ao acesso permanente e regular a uma prática alimentar adequada e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais, com a cultura, ser acessível, harmônica em quantidade e qualidade, e pautada em práticas de produção sustentáveis. A diretriz de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) integra a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e compreende estratégias como a educação alimentar e nutricional (EAN) e o incentivo à criação de ambientes promotores de alimentação adequada e saudável, objetivando proporcionar aos indivíduos e coletividades a realização de práticas alimentares apropriadas. Essa diretriz é uma das prioridades na Política Nacional de Promoção da Saúde e para a sua implementação, deve ser articulado o desenvolvimento de ações intersetoriais em diferentes esferas do governo e junto à sociedade22 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Brasília: MS; 2013..
As ações de PAAS devem apoiar os indivíduos a adotarem estilos de vida saudáveis, bem como identificar e analisar criticamente hábitos e práticas não saudáveis. O conjunto dessas estratégias contribuem com a ampliação das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e contributivas ao desenvolvimento dos indivíduos22 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Brasília: MS; 2013.. Nesse contexto, o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) se constitui em uma das estratégias para implementação da diretriz de PAAS33 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília: MS; 2014;.
O GAPB é um instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis, subsidiar políticas, programas e ações que visem promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional (SAN) da população. Ele é fundamentado em um conceito mais amplo de alimentação adequada e saudável, levando em consideração aspectos biológicos, socioculturais e ambientais, no âmbito individual e coletivo. Suas recomendações abrangem práticas relacionadas desde a escolha dos alimentos até o ato de comer e a comensalidade, bem como destaca possíveis obstáculos às práticas alimentares saudáveis, como a informação, a oferta, o custo, as habilidades culinárias, o tempo e a publicidade33 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília: MS; 2014;,44 Monteiro CA, Cannon G, Moubarac JC, Martins APB, Martins CA, Garzillo J, Canella DS, Baraldi LG, Barciotte M, Louzada ML da C, Levy RB, Claro RM, Jaime PC. Dietary guidelines to nourish humanity and the planet in the twenty-first century. A blueprint from Brazil. Public Health Nutr 2015; 18(13):2311-2322.. As recomendações são apresentadas de forma qualitativa norteadas pela regra de ouro “Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”33 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília: MS; 2014;.
De fato, as diretrizes alimentares baseadas em alimentos, com recomendações qualitativas facilitam a disseminação e a compreensão das informações sobre alimentação adequada e saudável por serem mais simples, realistas e flexíveis44 Monteiro CA, Cannon G, Moubarac JC, Martins APB, Martins CA, Garzillo J, Canella DS, Baraldi LG, Barciotte M, Louzada ML da C, Levy RB, Claro RM, Jaime PC. Dietary guidelines to nourish humanity and the planet in the twenty-first century. A blueprint from Brazil. Public Health Nutr 2015; 18(13):2311-2322.,55 Oliveira MSS, Silva-Amparo L. Food-based dietary guidelines: a comparative analysis between the Dietary Guidelines for the Brazilian Population 2006 and 2014. Public Health Nutr 2018; 21(1):210-217.. No entanto, durante o processo de implementação dessas recomendações pode ocorrer desafios, como uso de linguagem e recursos visuais pouco compreensivos pela população, ausência de materiais educativos, de validação efetiva das recomendações e de uma equipe multidisciplinar qualificada para disseminação dessas recomendações, entre outros66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796.,77 Gabe KT, Jaime PC. Validade convergente e análise de invariância de uma escala de adesão a práticas alimentares recomendadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira. Rev Bras Epidemiol 2022; 25:e220009., que dificultam a adoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis pela população88 Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). World Health Organization (WHO). Preparation and use of food-based dietary guidelines. Geneva: FAO/WHO; 1996;. Assim, a criação de ferramentas que apoiem e divulguem as recomendações realizadas pelas diretrizes alimentares é primordial para adoção dessas práticas alimentares na vida cotidiana da população88 Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). World Health Organization (WHO). Preparation and use of food-based dietary guidelines. Geneva: FAO/WHO; 1996;.
Portanto, com o intuito de rastrear e reunir todas as ferramentas de avaliação e promoção da alimentação adequada e saudável produzidas a partir do GAPB foi conduzida a presente revisão de escopo, que teve como objetivo identificar e discutir a literatura existente sobre as ferramentas de promoção e avaliação da alimentação adequada e saudável baseadas no GAPB.
Métodos
Protocolo e registro
Esta revisão de escopo foi conduzida de acordo com o JBI Manual for Evidence Synthesis99 Aromataris E, Munn Z. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. JBI; 2020 [cited 2022 fev 12]. Available from: https://jbi-global-wiki.refined.site/space/MANUAL.
https://jbi-global-wiki.refined.site/spa... , utilizando para relatório de revisão de escopo o guia Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR)1010 Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, Moher D, Peters MDJ, Horsley T, Weeks L, Hempel S, Akl EA, Chang C, McGowan J, Stewart L, Hartling L, Aldcroft A, Wilson MG, Garritty C, Lewin S, Godfrey CM, Macdonald MT, Langlois E V., Soares-Weiser K, Moriarty J, Clifford T, Tunçalp Ö, Straus SE. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med 2018; 169(7):467-473.,1111 Page M, McKenzie J, Bossuyt P, Boutron I, Hoffmann T, Mulrow C. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ 2021; 372:n:71. e registrada no OSF (Registration DOI 10.17605/OSF.IO/TC7GD - https://archive.org/details/osf-registrations-tc7gd-v1). Essa está guiada pela questão principal: “Quais são as ferramentas baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2014, para promoção e avaliação da alimentação adequada e saudável?”.
Critério de elegibilidade
Foram incluídos artigos que elaboraram ferramentas para a promoção e avaliação da alimentação adequada e saudável, para indivíduos de todas as faixas etárias, com base no GAPB. Estudos de qualquer ambiente geográfico foram elegíveis para inclusão. Foram excluídos estudos não originais (comentários, resenhas, cartas ao editor, relatos de casos, teses e resumos). Estudos publicados antes do ano de 2014 foram considerados não elegíveis, uma vez que o instrumento aqui avaliado GAPB teve sua publicação no ano de 2014.
Estratégia de busca
Foi realizada a busca de artigos originais utilizando as seguintes bases bibliográficas eletrônicas: PubMed/MEDLINE (www.pubmed.com), EMBASE (www.embase.com/landing?status=grey), SciELO (www.scielo.br) e LILACS (www.lilacs.bvsalud.org).
As palavras-chave foram escolhidas a partir do Medical Subject Headings (MeSH) e Descriptors in Health Sciences (DeHS) utilizando os termos de pesquisa descritos no Quadro 1.
A estratégia de busca não foi restringida por idioma. A última busca foi realizada em 28 de março de 2022. Também foi realizada busca manual reversa para identificar artigos relevantes citados em todos os estudos selecionados.
Seleção dos estudos
Os autores (APA e PVMR) realizaram a seleção dos estudos em três fases, de forma independente: análise de títulos, leitura de resumos e leitura e compreensão de textos completos.
As decisões divergentes foram decididas por consenso, ou se necessário, por um terceiro autor (DMUPR). Artigos duplicados em diferentes bancos de dados foram identificados e excluídos usando o Mendley®, e o processo de revisão por pares ocorreu no Rayyan QCRY® Software que garantiu a avaliação de forma independente (cega) entre os autores.
Extração dos dados
Dos estudos elegíveis, dois revisores (APA e PVMR) extraíram informações relevantes, seguindo uma tabela de extração elaborada pelos próprios pesquisadores: (i) nome do primeiro autor, ano de publicação; (ii) desenho do estudo; (iii) ferramenta; (iv) público-alvo; (v) componentes da ferramenta; e (vi) avaliação das propriedades psicométricas (se o estudo realizou a avaliação das propriedades psicométricas - validade e confiabilidade - e os métodos adotados para avaliação) da ferramenta. As informações foram extraídas, conforme apresentadas nos estudos, contudo, aqueles que não explicitaram de forma clara algum dos parâmetros acima citados de acordo com as informações apresentadas foram classificados pelos autores. As decisões divergentes foram decididas por um terceiro autor (DMUPR).
Análises dos dados
Os dados extraídos dos estudos selecionados foram resumidos nos Quadros 2 e 3 e separados por ferramentas baseadas no GAPB para promoção e avaliação da alimentação adequada e saudável. Os estudos foram organizados cronologicamente por ano de publicação, a partir do primeiro estudo publicado.
Resultados
Estudos selecionados
Foram identificados 1.207 estudos após pesquisa nas bases de dados PubMed, EMBASE, SciELO e LILACS. Ressalta-se que não foram encontrados artigos na busca manual reversa. Um total de 293 estudos duplicados foram removidos, resultando em 914 registros únicos. Após a leitura completa dos resumos, chegou-se a 46 estudos. Por fim, após a leitura do texto completo, 16 estudos foram selecionados, pois atenderam a todos os critérios adotados para esta revisão de escopo. As razões para a exclusão dos outros estudos estão indicadas na Figura 1.
Descrição dos estudos incluídos
As principais características dos dezesseis estudos incluídos nesta revisão estão descritas nos Quadros 2 e 3. Em relação ao desenho do estudo, dois são descritivos1212 Geraldi MV, Leite IQ, Pinto SN, Diez-Garcia RW. Pictorial instrument to guide the classification of foods in the dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2017; 30(1):137-144.,1313 Jaime PC, Tramontt CR, Maia TM, Gabe KT, Reis LC. Content validity of an educational workshop based on the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2018; 31(6):593-602., dois de protocolo de estudo clínico randomizado1414 Chagas CM, Pontes e Silva TB, Reffatti LM, Botelho RBA, Toral N. Rango Cards, a digital game designed to promote a healthy diet: a randomized study protocol. BMC Public Health 2018; 18(1):910.,1515 Melo GR, Lima SC, Chagas CMS, Nakano EY, Toral N. Tailored smartphone intervention to promote healthy eating among Brazilian adolescents: a randomised controlled trial protocol. BMJ Open 2020; 10(10):e038896., onze metodológicos66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796.,1616 Khandpur N, Quinta FP, Jaime PC. A quantitative test of the face validity of behavior-change messages based on the Brazilian Dietary Guidelines. Nutr J 2021; 20(1):10.
17 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.
18 Louzada MLC, Tramontt CR, Jesus JGL, Rauber F, Hochberg JRB, Santos TSS, Jaime PC. Developing a protocol based on the Brazilian Dietary Guidelines for individual dietary advice in the primary healthcare: theoretical and methodological bases. Fam Med Community Heal 2022; 10(1):e001276.
19 Crivellenti LC, Zuccolotto DCC, Sartorelli DS. Development of a Diet Quality Index Adapted for Pregnant Women. Rev Saude Publica 2018; 52:59.
20 Borges CA, Jaime PC. Development and evaluation of food environment audit instrument: AUDITNOVA. Rev Saude Publica 2019; 53:1-16.
21 Martins CA, Baraldi LG, Scagliusi FB, Villar BS, Monteiro CA. Índice de Habilidades Culinárias: desenvolvimento e avaliação de confiabilidade. Rev Nutr 2019; 32:e180124.
22 Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231.
23 Borges CA, Gabe KT, Jaime PC. Consumer Food Environment Healthiness Score: Development, Validation, and Testing between Different Types of Food Retailers. Int J Environ Res Public Health 2021; 18(7):3690.
24 Reis LC, Jaime PC. Pool of items to measure Primary Health Care workers' knowledge on healthy eating. Rev Saude Publica 2021; 55:55.-2525 Reis L, Jaime P. Measuring professional self and collective efficacy for dietary advice in Primary Health Care. Nutr Health 2021; 27(1):49-57. e um psicométrico2626 Santos TSS, Araújo PHM, Andrade DF, Louzada MLC, Assis MAA, Slater B. Duas evidências de validade da ESQUADA e níveis de qualidade da dieta dos brasileiros. Rev Saude Publica 2021; 55:39..
Seis estudos1212 Geraldi MV, Leite IQ, Pinto SN, Diez-Garcia RW. Pictorial instrument to guide the classification of foods in the dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2017; 30(1):137-144.
13 Jaime PC, Tramontt CR, Maia TM, Gabe KT, Reis LC. Content validity of an educational workshop based on the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2018; 31(6):593-602.
14 Chagas CM, Pontes e Silva TB, Reffatti LM, Botelho RBA, Toral N. Rango Cards, a digital game designed to promote a healthy diet: a randomized study protocol. BMC Public Health 2018; 18(1):910.
15 Melo GR, Lima SC, Chagas CMS, Nakano EY, Toral N. Tailored smartphone intervention to promote healthy eating among Brazilian adolescents: a randomised controlled trial protocol. BMJ Open 2020; 10(10):e038896.-1616 Khandpur N, Quinta FP, Jaime PC. A quantitative test of the face validity of behavior-change messages based on the Brazilian Dietary Guidelines. Nutr J 2021; 20(1):10.,1818 Louzada MLC, Tramontt CR, Jesus JGL, Rauber F, Hochberg JRB, Santos TSS, Jaime PC. Developing a protocol based on the Brazilian Dietary Guidelines for individual dietary advice in the primary healthcare: theoretical and methodological bases. Fam Med Community Heal 2022; 10(1):e001276. abordaram ferramentas para promoção da alimentação adequada e saudável e dez estudos66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796.,1717 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.,1919 Crivellenti LC, Zuccolotto DCC, Sartorelli DS. Development of a Diet Quality Index Adapted for Pregnant Women. Rev Saude Publica 2018; 52:59.
20 Borges CA, Jaime PC. Development and evaluation of food environment audit instrument: AUDITNOVA. Rev Saude Publica 2019; 53:1-16.
21 Martins CA, Baraldi LG, Scagliusi FB, Villar BS, Monteiro CA. Índice de Habilidades Culinárias: desenvolvimento e avaliação de confiabilidade. Rev Nutr 2019; 32:e180124.
22 Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231.
23 Borges CA, Gabe KT, Jaime PC. Consumer Food Environment Healthiness Score: Development, Validation, and Testing between Different Types of Food Retailers. Int J Environ Res Public Health 2021; 18(7):3690.
24 Reis LC, Jaime PC. Pool of items to measure Primary Health Care workers' knowledge on healthy eating. Rev Saude Publica 2021; 55:55.
25 Reis L, Jaime P. Measuring professional self and collective efficacy for dietary advice in Primary Health Care. Nutr Health 2021; 27(1):49-57.-2626 Santos TSS, Araújo PHM, Andrade DF, Louzada MLC, Assis MAA, Slater B. Duas evidências de validade da ESQUADA e níveis de qualidade da dieta dos brasileiros. Rev Saude Publica 2021; 55:39. relataram ferramentas para avaliação da alimentação ou práticas alimentares.
Dentre as seis ferramentas para promoção da alimentação adequada e saudável, há um instrumento iconográfico1212 Geraldi MV, Leite IQ, Pinto SN, Diez-Garcia RW. Pictorial instrument to guide the classification of foods in the dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2017; 30(1):137-144. para facilitar a compreensão da classificação NOVA (categoriza os alimentos em quatro grupos distintos de acordo com a extensão e o propósito de seu processamento)2727 Monteiro CA, Cannon G, Levy RB, Moubarac JC, Louzada MLC, Rauber F, Khandpur N, Cediel G, Neri D, Martinez-Steele E, Baraldi LG, Jaime PC. Ultra-processed foods: What they are and how to identify them. Public Health Nutr 2019; 22(5):936-941., de modo a proporcionar à população uma maior autonomia na escolha alimentar; um jogo de cartas digital, Rango Cards1414 Chagas CM, Pontes e Silva TB, Reffatti LM, Botelho RBA, Toral N. Rango Cards, a digital game designed to promote a healthy diet: a randomized study protocol. BMC Public Health 2018; 18(1):910., para promoção de práticas alimentares saudáveis entre adolescentes; uma oficina educativa1313 Jaime PC, Tramontt CR, Maia TM, Gabe KT, Reis LC. Content validity of an educational workshop based on the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2018; 31(6):593-602. para formação de profissionais de saúde para que esses possam promover atividades de educação visando a implantação das recomendações do GAPB; duas ferramentas de mensagens para promoção de práticas alimentares saudáveis na população, sendo uma de mensagens de apoio1616 Khandpur N, Quinta FP, Jaime PC. A quantitative test of the face validity of behavior-change messages based on the Brazilian Dietary Guidelines. Nutr J 2021; 20(1):10. à adoção de escolhas e comportamentos alimentares saudáveis e a outra1515 Melo GR, Lima SC, Chagas CMS, Nakano EY, Toral N. Tailored smartphone intervention to promote healthy eating among Brazilian adolescents: a randomised controlled trial protocol. BMJ Open 2020; 10(10):e038896. de mensagens via WhatsApp para promoção da alimentação adequada e saudável; e um protocolo clínico1818 Louzada MLC, Tramontt CR, Jesus JGL, Rauber F, Hochberg JRB, Santos TSS, Jaime PC. Developing a protocol based on the Brazilian Dietary Guidelines for individual dietary advice in the primary healthcare: theoretical and methodological bases. Fam Med Community Heal 2022; 10(1):e001276. para orientar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre o aconselhamento dietético individual.
Os dez estudos sobre ferramentas para avaliação da alimentação, abrangem um Índice de Qualidade da Dieta adaptado para Gestantes1919 Crivellenti LC, Zuccolotto DCC, Sartorelli DS. Development of a Diet Quality Index Adapted for Pregnant Women. Rev Saude Publica 2018; 52:59.; duas escalas66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796.,2626 Santos TSS, Araújo PHM, Andrade DF, Louzada MLC, Assis MAA, Slater B. Duas evidências de validade da ESQUADA e níveis de qualidade da dieta dos brasileiros. Rev Saude Publica 2021; 55:39. para avaliação de práticas alimentares; um instrumento2020 Borges CA, Jaime PC. Development and evaluation of food environment audit instrument: AUDITNOVA. Rev Saude Publica 2019; 53:1-16. de coleta de dados para auditoria do ambiente alimentar do consumidor; um índice2121 Martins CA, Baraldi LG, Scagliusi FB, Villar BS, Monteiro CA. Índice de Habilidades Culinárias: desenvolvimento e avaliação de confiabilidade. Rev Nutr 2019; 32:e180124. que avalia o grau de confiança no desempenho de habilidade culinárias; uma escala2222 Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231. para avaliação das práticas de EAN; um sistema de pontuação2323 Borges CA, Gabe KT, Jaime PC. Consumer Food Environment Healthiness Score: Development, Validation, and Testing between Different Types of Food Retailers. Int J Environ Res Public Health 2021; 18(7):3690. para avaliar a salubridade do ambiente alimentar do consumidor; um instrumento online de avaliação2424 Reis LC, Jaime PC. Pool of items to measure Primary Health Care workers' knowledge on healthy eating. Rev Saude Publica 2021; 55:55. do conhecimento de profissionais da saúde sobre o GAPB; uma escala online2525 Reis L, Jaime P. Measuring professional self and collective efficacy for dietary advice in Primary Health Care. Nutr Health 2021; 27(1):49-57. para mensuração da eficácia de profissionais na aplicação das recomendações do GAPB; e um questionário1717 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183. de conhecimento e práticas alimentares para crianças.
Duas ferramentas para promoção da alimentação adequada e saudável se destinam para profissionais da saúde utilizarem com a população em geral1212 Geraldi MV, Leite IQ, Pinto SN, Diez-Garcia RW. Pictorial instrument to guide the classification of foods in the dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2017; 30(1):137-144.,1818 Louzada MLC, Tramontt CR, Jesus JGL, Rauber F, Hochberg JRB, Santos TSS, Jaime PC. Developing a protocol based on the Brazilian Dietary Guidelines for individual dietary advice in the primary healthcare: theoretical and methodological bases. Fam Med Community Heal 2022; 10(1):e001276.; duas1414 Chagas CM, Pontes e Silva TB, Reffatti LM, Botelho RBA, Toral N. Rango Cards, a digital game designed to promote a healthy diet: a randomized study protocol. BMC Public Health 2018; 18(1):910.,1515 Melo GR, Lima SC, Chagas CMS, Nakano EY, Toral N. Tailored smartphone intervention to promote healthy eating among Brazilian adolescents: a randomised controlled trial protocol. BMJ Open 2020; 10(10):e038896. para o público adolescente; uma1616 Khandpur N, Quinta FP, Jaime PC. A quantitative test of the face validity of behavior-change messages based on the Brazilian Dietary Guidelines. Nutr J 2021; 20(1):10. para adultos; e uma1313 Jaime PC, Tramontt CR, Maia TM, Gabe KT, Reis LC. Content validity of an educational workshop based on the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2018; 31(6):593-602. para educação permanente de profissionais da saúde. Entre as ferramentas para avaliação da alimentação, três1717 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.,1919 Crivellenti LC, Zuccolotto DCC, Sartorelli DS. Development of a Diet Quality Index Adapted for Pregnant Women. Rev Saude Publica 2018; 52:59.,2222 Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231. se destinam, exclusivamente, à profissionais nutricionistas, sendo duas1717 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.,1919 Crivellenti LC, Zuccolotto DCC, Sartorelli DS. Development of a Diet Quality Index Adapted for Pregnant Women. Rev Saude Publica 2018; 52:59. para o nutricionista avaliar práticas alimentares da população e uma2222 Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231. para o nutricionista avaliar outros profissionais que atuam na APS; e sete para profissionais da saúde de modo geral, sendo que cinco66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796.,2020 Borges CA, Jaime PC. Development and evaluation of food environment audit instrument: AUDITNOVA. Rev Saude Publica 2019; 53:1-16.,2121 Martins CA, Baraldi LG, Scagliusi FB, Villar BS, Monteiro CA. Índice de Habilidades Culinárias: desenvolvimento e avaliação de confiabilidade. Rev Nutr 2019; 32:e180124.,2323 Borges CA, Gabe KT, Jaime PC. Consumer Food Environment Healthiness Score: Development, Validation, and Testing between Different Types of Food Retailers. Int J Environ Res Public Health 2021; 18(7):3690.,2626 Santos TSS, Araújo PHM, Andrade DF, Louzada MLC, Assis MAA, Slater B. Duas evidências de validade da ESQUADA e níveis de qualidade da dieta dos brasileiros. Rev Saude Publica 2021; 55:39. são para avaliação de práticas alimentares da população ou ambiente alimentar e duas2424 Reis LC, Jaime PC. Pool of items to measure Primary Health Care workers' knowledge on healthy eating. Rev Saude Publica 2021; 55:55.,2525 Reis L, Jaime P. Measuring professional self and collective efficacy for dietary advice in Primary Health Care. Nutr Health 2021; 27(1):49-57. para avaliação do conhecimento dos profissionais da APS sobre as recomendações do GAPB e aplicação destas na prática profissional.
Por fim, quinze estudos realizaram um processo de avaliação das propriedades psicométricas das ferramentas desenvolvidas (Quadro 4). Onze estudos66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796.,1313 Jaime PC, Tramontt CR, Maia TM, Gabe KT, Reis LC. Content validity of an educational workshop based on the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2018; 31(6):593-602.,1515 Melo GR, Lima SC, Chagas CMS, Nakano EY, Toral N. Tailored smartphone intervention to promote healthy eating among Brazilian adolescents: a randomised controlled trial protocol. BMJ Open 2020; 10(10):e038896.
16 Khandpur N, Quinta FP, Jaime PC. A quantitative test of the face validity of behavior-change messages based on the Brazilian Dietary Guidelines. Nutr J 2021; 20(1):10.
17 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.-1818 Louzada MLC, Tramontt CR, Jesus JGL, Rauber F, Hochberg JRB, Santos TSS, Jaime PC. Developing a protocol based on the Brazilian Dietary Guidelines for individual dietary advice in the primary healthcare: theoretical and methodological bases. Fam Med Community Heal 2022; 10(1):e001276.,2020 Borges CA, Jaime PC. Development and evaluation of food environment audit instrument: AUDITNOVA. Rev Saude Publica 2019; 53:1-16.,2222 Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231.,2424 Reis LC, Jaime PC. Pool of items to measure Primary Health Care workers' knowledge on healthy eating. Rev Saude Publica 2021; 55:55.
25 Reis L, Jaime P. Measuring professional self and collective efficacy for dietary advice in Primary Health Care. Nutr Health 2021; 27(1):49-57.-2626 Santos TSS, Araújo PHM, Andrade DF, Louzada MLC, Assis MAA, Slater B. Duas evidências de validade da ESQUADA e níveis de qualidade da dieta dos brasileiros. Rev Saude Publica 2021; 55:39. validaram o conteúdo, desses todos realizaram grupos focais, quatro1313 Jaime PC, Tramontt CR, Maia TM, Gabe KT, Reis LC. Content validity of an educational workshop based on the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2018; 31(6):593-602.,1717 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.,2020 Borges CA, Jaime PC. Development and evaluation of food environment audit instrument: AUDITNOVA. Rev Saude Publica 2019; 53:1-16. realizaram cálculo do índice de validade de conteúdo (IVC), dois1818 Louzada MLC, Tramontt CR, Jesus JGL, Rauber F, Hochberg JRB, Santos TSS, Jaime PC. Developing a protocol based on the Brazilian Dietary Guidelines for individual dietary advice in the primary healthcare: theoretical and methodological bases. Fam Med Community Heal 2022; 10(1):e001276.,2626 Santos TSS, Araújo PHM, Andrade DF, Louzada MLC, Assis MAA, Slater B. Duas evidências de validade da ESQUADA e níveis de qualidade da dieta dos brasileiros. Rev Saude Publica 2021; 55:39. realizaram análise de conteúdo e três2222 Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231.,2424 Reis LC, Jaime PC. Pool of items to measure Primary Health Care workers' knowledge on healthy eating. Rev Saude Publica 2021; 55:55.,2525 Reis L, Jaime P. Measuring professional self and collective efficacy for dietary advice in Primary Health Care. Nutr Health 2021; 27(1):49-57. realizaram cálculo de escores médios de representatividade e clareza de forma adicional aos grupos focais. Sete estudos66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796.,1717 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.,1818 Louzada MLC, Tramontt CR, Jesus JGL, Rauber F, Hochberg JRB, Santos TSS, Jaime PC. Developing a protocol based on the Brazilian Dietary Guidelines for individual dietary advice in the primary healthcare: theoretical and methodological bases. Fam Med Community Heal 2022; 10(1):e001276.,2121 Martins CA, Baraldi LG, Scagliusi FB, Villar BS, Monteiro CA. Índice de Habilidades Culinárias: desenvolvimento e avaliação de confiabilidade. Rev Nutr 2019; 32:e180124.,2222 Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231.,2424 Reis LC, Jaime PC. Pool of items to measure Primary Health Care workers' knowledge on healthy eating. Rev Saude Publica 2021; 55:55.,2525 Reis L, Jaime P. Measuring professional self and collective efficacy for dietary advice in Primary Health Care. Nutr Health 2021; 27(1):49-57. validaram face, sendo que um1818 Louzada MLC, Tramontt CR, Jesus JGL, Rauber F, Hochberg JRB, Santos TSS, Jaime PC. Developing a protocol based on the Brazilian Dietary Guidelines for individual dietary advice in the primary healthcare: theoretical and methodological bases. Fam Med Community Heal 2022; 10(1):e001276. realizou grupos focais e análise de conteúdo, um66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796. realizou pré-teste com o público da ferramenta e cinco1717 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.,2121 Martins CA, Baraldi LG, Scagliusi FB, Villar BS, Monteiro CA. Índice de Habilidades Culinárias: desenvolvimento e avaliação de confiabilidade. Rev Nutr 2019; 32:e180124.,2222 Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231.,2424 Reis LC, Jaime PC. Pool of items to measure Primary Health Care workers' knowledge on healthy eating. Rev Saude Publica 2021; 55:55.,2525 Reis L, Jaime P. Measuring professional self and collective efficacy for dietary advice in Primary Health Care. Nutr Health 2021; 27(1):49-57. apresentaram apenas consenso entre um grupo de especialistas e/ou público-alvo da ferramenta. Cinco estudos66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796.,2222 Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231.
23 Borges CA, Gabe KT, Jaime PC. Consumer Food Environment Healthiness Score: Development, Validation, and Testing between Different Types of Food Retailers. Int J Environ Res Public Health 2021; 18(7):3690.
24 Reis LC, Jaime PC. Pool of items to measure Primary Health Care workers' knowledge on healthy eating. Rev Saude Publica 2021; 55:55.-2525 Reis L, Jaime P. Measuring professional self and collective efficacy for dietary advice in Primary Health Care. Nutr Health 2021; 27(1):49-57. validaram o constructo, sendo que quatro66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796.,1717 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.,2424 Reis LC, Jaime PC. Pool of items to measure Primary Health Care workers' knowledge on healthy eating. Rev Saude Publica 2021; 55:55.,2525 Reis L, Jaime P. Measuring professional self and collective efficacy for dietary advice in Primary Health Care. Nutr Health 2021; 27(1):49-57. realizaram análise fatorial e um 2323 Borges CA, Gabe KT, Jaime PC. Consumer Food Environment Healthiness Score: Development, Validation, and Testing between Different Types of Food Retailers. Int J Environ Res Public Health 2021; 18(7):3690. realizou teste de Kruskal-Wallis e teste de Dunn. A confiabilidade foi avaliada de diversas formas, quatro estudos1717 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.,1919 Crivellenti LC, Zuccolotto DCC, Sartorelli DS. Development of a Diet Quality Index Adapted for Pregnant Women. Rev Saude Publica 2018; 52:59.,2020 Borges CA, Jaime PC. Development and evaluation of food environment audit instrument: AUDITNOVA. Rev Saude Publica 2019; 53:1-16.,2222 Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231. avaliaram através do grau de concordância, quatro66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796.,1717 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.,2020 Borges CA, Jaime PC. Development and evaluation of food environment audit instrument: AUDITNOVA. Rev Saude Publica 2019; 53:1-16.,2121 Martins CA, Baraldi LG, Scagliusi FB, Villar BS, Monteiro CA. Índice de Habilidades Culinárias: desenvolvimento e avaliação de confiabilidade. Rev Nutr 2019; 32:e180124. avaliaram a reprodutibilidade, quatro66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796.,1717 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.,2121 Martins CA, Baraldi LG, Scagliusi FB, Villar BS, Monteiro CA. Índice de Habilidades Culinárias: desenvolvimento e avaliação de confiabilidade. Rev Nutr 2019; 32:e180124.,2323 Borges CA, Gabe KT, Jaime PC. Consumer Food Environment Healthiness Score: Development, Validation, and Testing between Different Types of Food Retailers. Int J Environ Res Public Health 2021; 18(7):3690. avaliaram a consistência interna e um estudo2626 Santos TSS, Araújo PHM, Andrade DF, Louzada MLC, Assis MAA, Slater B. Duas evidências de validade da ESQUADA e níveis de qualidade da dieta dos brasileiros. Rev Saude Publica 2021; 55:39. avaliou através da dimensionalidade dos itens e da teoria da resposta ao item. Um estudo1414 Chagas CM, Pontes e Silva TB, Reffatti LM, Botelho RBA, Toral N. Rango Cards, a digital game designed to promote a healthy diet: a randomized study protocol. BMC Public Health 2018; 18(1):910. avaliou a viabilidade, usabilidade e atratividade por meio de uma amostra de conveniência com jogadores adolescentes (todos se interessavam pelo tema e a faixa etária (14 a 16 anos) era compatível com o público-alvo do jogo).
Discussão
Até onde sabemos, esta foi a primeira revisão de escopo que identificou, discutiu e sintetizou as ferramentas disponíveis para uso na promoção e avaliação da alimentação adequada e saudável baseadas no GAPB de 2014 (Quadro 5).
A importância das Diretrizes Alimentares Baseadas em Alimentos para adoção de práticas alimentares saudáveis
As diretrizes alimentares baseadas em alimentos são ferramentas para promover hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis para a população de um país44 Monteiro CA, Cannon G, Moubarac JC, Martins APB, Martins CA, Garzillo J, Canella DS, Baraldi LG, Barciotte M, Louzada ML da C, Levy RB, Claro RM, Jaime PC. Dietary guidelines to nourish humanity and the planet in the twenty-first century. A blueprint from Brazil. Public Health Nutr 2015; 18(13):2311-2322.,2828 Bortolini GA, Moura ALP, Lima AMC, Moreira HOM, Medeiros O, Diefenthaler ICM, Oliveira ML. Guias alimentares: estratégia para redução do consumo de alimentos ultraprocessados e prevenção da obesidade. Rev Panam Salud Publica 2019; 43:1.,2929 Oliveira MSS, Arceño MA, Sato PM, Scagliusi FB. Comparison of government recommendations for healthy eating habits in visual representations of food-based dietary guidelines in Latin America. Cad Saude Publica 2019; 35(12):e00177418.. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) as Diretrizes Alimentares destinam-se a servir de base para a formulação de políticas nacionais de alimentação e nutrição, saúde e agricultura, bem como programas de educação alimentar e nutricional voltados à promoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis. Eles oferecem ao público em geral orientações sobre os alimentos, grupos de alimentos e padrões alimentares que fornecem nutrientes essenciais com a finalidade de promover a saúde geral e prevenir doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)3030 Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). Guías alimentarias basadas en alimentos [Internet]. 2022 [acessado 2022 dez 12]. Disponível em: https://www.fao.org/nutrition/educacion-nutricional/food-dietary-guidelines/home/es/.
https://www.fao.org/nutrition/educacion-... .
As diretrizes alimentares devem ser determinadas por questões de saúde pública e o contexto sociocultural (fatores sociais, econômicos, agrícolas e ambientais relevantes que afetam a disponibilidade de alimentos e os padrões alimentares) de cada país; devem refletir os padrões alimentares em vez de metas numéricas; as orientações alimentares devem ser positivas e encorajar o prazer de uma alimentação adequada e saudável e devem ser pautadas em evidências88 Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). World Health Organization (WHO). Preparation and use of food-based dietary guidelines. Geneva: FAO/WHO; 1996;.
Nesse contexto, no Brasil, a segunda versão do GAPB, publicada em 201433 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília: MS; 2014;, apresenta um papel estratégico no incentivo de políticas públicas de alimentação e nutrição e na garantia do direito humano à alimentação adequada e à soberania alimentar. Com uma abordagem qualitativa, orientada pelo grau de processamento dos alimentos e na sustentabilidade dos sistemas alimentares, aconselha de forma consciente, uma concepção que visa à garantia da saúde e nutrição da população brasileira e supera a ideia de ser apenas um instrumento para ações de EAN44 Monteiro CA, Cannon G, Moubarac JC, Martins APB, Martins CA, Garzillo J, Canella DS, Baraldi LG, Barciotte M, Louzada ML da C, Levy RB, Claro RM, Jaime PC. Dietary guidelines to nourish humanity and the planet in the twenty-first century. A blueprint from Brazil. Public Health Nutr 2015; 18(13):2311-2322.,55 Oliveira MSS, Silva-Amparo L. Food-based dietary guidelines: a comparative analysis between the Dietary Guidelines for the Brazilian Population 2006 and 2014. Public Health Nutr 2018; 21(1):210-217.,2828 Bortolini GA, Moura ALP, Lima AMC, Moreira HOM, Medeiros O, Diefenthaler ICM, Oliveira ML. Guias alimentares: estratégia para redução do consumo de alimentos ultraprocessados e prevenção da obesidade. Rev Panam Salud Publica 2019; 43:1..
O fato de existir diretrizes alimentares não garante uma política nutricional eficaz ou que a população siga as orientações descritas. Além das diretrizes apresentarem uma base científica sólida, elas devem apresentar um conjunto de fatores para que haja uma comunicação eficaz de informações ao público. As diretrizes devem ser práticas, compreensíveis, culturalmente aceitas, multimídias, multissetoriais, abordar todos os grupos e idades e complementar os programas comunitários existentes88 Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). World Health Organization (WHO). Preparation and use of food-based dietary guidelines. Geneva: FAO/WHO; 1996;,3131 Smitasiri S, Uauy R. Beyond Recommendations: Implementing Food-Based Dietary Guidelines for Healthier Populations. Food Nutr Bull 2007; 28(Supl. 1):S141-S151..
Portanto, quando os alimentos ou grupos de alimentos recomendados nas diretrizes não são acessíveis, amplamente disponíveis e fundamentados na cultura alimentar do país; a linguagem e os recursos visuais não são compreensíveis; o processo de elaboração e implementação não envolve vários setores (organizações não governamentais, pelo setor público ou por empresas privadas) e profissionais (educadores, profissionais de saúde, assistentes sociais, extensionistas, especialistas em comunicação, entre outros) da sociedade; os profissionais chaves para a difusão das orientações não possuem formação/treinamento e conhecimento necessários sobre a importância das diretrizes alimentares; não existe um processo de teste piloto e validação das diretrizes com nutricionistas e o público-alvo; há ausência de transformação das recomendações das diretrizes em matérias educativos e de uma divulgação das diretrizes em diversas mídias; e o tempo direcionado a atividades de EAN é ineficiente, esse fato pode ser caracterizado como obstáculos que dificultam uma implementação adequada das recomendações e orientações das diretrizes alimentares88 Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). World Health Organization (WHO). Preparation and use of food-based dietary guidelines. Geneva: FAO/WHO; 1996;.
Ademais, a produção e a distribuição de materiais educativos, em diversas mídias (folders, cartilhas, vídeos, entre outros), e a formação/capacitação dos profissionais divulgadores das recomendações são fundamentais para o sucesso da implementação das diretrizes alimentares e consequentemente, a adoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis pela população3232 Gabe KT, Tramontt CR, Jaime PC. Implementation of food-based dietary guidelines: conceptual framework and analysis of the Brazilian case. Public Health Nutr 2021; 24(18):6521-6533.. Assim, as ferramentas abordadas no presente artigo, favorecem a superação de obstáculos e agem com facilitadores para a implementação das recomendações do GAPB, tornando essas mensagens mais acessíveis a população brasileira, incentivando a adoção de uma alimentação adequada e saudável.
Ferramentas para a promoção da alimentação adequada e saudável baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira
Nesta revisão, três estudos1414 Chagas CM, Pontes e Silva TB, Reffatti LM, Botelho RBA, Toral N. Rango Cards, a digital game designed to promote a healthy diet: a randomized study protocol. BMC Public Health 2018; 18(1):910.
15 Melo GR, Lima SC, Chagas CMS, Nakano EY, Toral N. Tailored smartphone intervention to promote healthy eating among Brazilian adolescents: a randomised controlled trial protocol. BMJ Open 2020; 10(10):e038896.-1616 Khandpur N, Quinta FP, Jaime PC. A quantitative test of the face validity of behavior-change messages based on the Brazilian Dietary Guidelines. Nutr J 2021; 20(1):10. desenvolveram ferramentas que se baseiam na saúde móvel para disseminar as recomendações do GAPB na população. O estudo de Khandpur et al.1616 Khandpur N, Quinta FP, Jaime PC. A quantitative test of the face validity of behavior-change messages based on the Brazilian Dietary Guidelines. Nutr J 2021; 20(1):10., desenvolveu 28 mensagens baseadas nas recomendações do GAPB enviadas através de uma plataforma digital, Melo et al.1515 Melo GR, Lima SC, Chagas CMS, Nakano EY, Toral N. Tailored smartphone intervention to promote healthy eating among Brazilian adolescents: a randomised controlled trial protocol. BMJ Open 2020; 10(10):e038896. utilizaram smartphones, através de mensagens via WhatsApp para promover uma alimentação saudável e Chagas et al.1414 Chagas CM, Pontes e Silva TB, Reffatti LM, Botelho RBA, Toral N. Rango Cards, a digital game designed to promote a healthy diet: a randomized study protocol. BMC Public Health 2018; 18(1):910., desenvolveram um jogo digital (utilização em smartphones e tablets) que tem como objetivo apresentar o conceito de alimentação adequada e saudável para o público adolescente. Portanto, a utilização de saúde móvel pode ser uma estratégia importante para promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis durante o processo de aconselhamento nutricional em diferentes faixas etárias.
A saúde móvel é a prática médica e de saúde pública apoiada pela utilização de telefones celulares, dispositivos de monitoramento de usuários, assistentes digitais pessoais e outros dispositivos sem fio, que tem o objetivo de melhorar a comunicação entre o profissional da saúde e o usuário, e promover estilos de vida saudáveis. Os aplicativos de saúde móvel apresentam uma boa oportunidade para intervenções de mudança de comportamento e que exigem adesão sustentada para manter os usuários engajados durante o acompanhamento de saúde3333 Dounavi K, Tsoumani O. Mobile Health Applications in Weight Management: A Systematic Literature Review. Am J Prev Med 2019; 56(6):894-903.
34 Milne-Ives M, Lam C, De Cock C, Van Velthoven MH, Meinert E. Mobile Apps for Health Behavior Change in Physical Activity, Diet, Drug and Alcohol Use, and Mental Health: Systematic Review. JMIR mHealth uHealth 2020; 8(3):e17046.-3535 Scarry A, Rice J, O'Connor EM, Tierney AC. Usage of Mobile Applications or Mobile Health Technology to Improve Diet Quality in Adults. Nutrients 2022; 14(12):2437..
O GAPB traz conceitos e informações que precisam ser transmitidos à população de maneira objetiva, didática e que propicie retenção de conhecimento. Nesse sentido, a ferramenta desenvolvida por Geraldi et al.1212 Geraldi MV, Leite IQ, Pinto SN, Diez-Garcia RW. Pictorial instrument to guide the classification of foods in the dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2017; 30(1):137-144., pode ser utilizado como material de apoio em atendimentos nutricionais individuais e em grupos de EAN, visando mediar e facilitar as orientações sobre a da classificação NOVA, por meio de recurso visual iconográfico, de modo a apoiar os indivíduos em escolhas alimentares adequadas e saudáveis com mais autonomia. Entre as estratégias na área da saúde direcionadas à PAAS, inclui-se a EAN. O desenvolvimento de habilidades pessoais em alimentação e nutrição implica pensar a EAN como processo de diálogo entre profissionais de saúde e a população, de fundamental importância para o exercício da autonomia, do autocuidado e empoderamento para a adoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis22 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Brasília: MS; 2013.,3636 Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutriciona; 2012.. A EAN representa um conjunto de ações (abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos) que são fundamentais para facilitar a adoção voluntária de práticas alimentares saudáveis que conduzam à promoção da saúde3636 Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutriciona; 2012.,3737 Murimi MW, Kanyi M, Mupfudze T, Amin MR, Mbogori T, Aldubayan K. Factors Influencing Efficacy of Nutrition Education Interventions: A Systematic Review. J Nutr Educ Behav 2017; 49(2):142-165.e1..
Ademais, Jaime et al.1313 Jaime PC, Tramontt CR, Maia TM, Gabe KT, Reis LC. Content validity of an educational workshop based on the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2018; 31(6):593-602., desenvolveram um protocolo de oficina de educação permanente para profissionais da APS com o intuito de promover a implementação das recomendações do GAPB na população e consequentemente a adoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis. Louzada et al.1818 Louzada MLC, Tramontt CR, Jesus JGL, Rauber F, Hochberg JRB, Santos TSS, Jaime PC. Developing a protocol based on the Brazilian Dietary Guidelines for individual dietary advice in the primary healthcare: theoretical and methodological bases. Fam Med Community Heal 2022; 10(1):e001276., desenvolveram um protocolo para aplicação do GAPB, por profissionais da APS, no aconselhamento dietético individual. A criação de diretrizes clínicas pode ser uma ação para adequar a prática profissional e melhorar a qualidade e eficiência da assistência oferecida aos usuários3838 Graham R, Mancher M, Wolman DM, Greenfield S, Steinberg E, organizadores. Clinical Practice Guidelines We Can Trust. Washington, D.C.: National Academies Press; 2011.. Assim, destaca-se a importância do papel dos profissionais da saúde no sucesso da implementação das recomendações das diretrizes alimentares na população. Esses profissionais, devem ser encorajados a adquirir as informações básicas necessárias para interpretar as recomendações trazidas pelas diretrizes alimentares. Para isso, um processo de formação, capacitação e treinamento desses profissionais pode ser planejado para sensibilizar e educar esses indivíduos para compreender plenamente os conceitos e as mensagens específicas apresentadas pelas diretrizes e que de fato ocorra a implementação das recomendações pela população88 Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). World Health Organization (WHO). Preparation and use of food-based dietary guidelines. Geneva: FAO/WHO; 1996;.
A educação na saúde consiste na produção e sistematização de conhecimentos relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde, envolvendo práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular. Uma das modalidades de educação na saúde, é a educação permanente em saúde, que consiste no processo de aprendizagem no espaço de trabalho dos profissionais, no qual o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho3939 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Brasília: MS; 2018..
Ferramentas de avaliação da alimentação adequada e saudável baseadas no GAPB
O processo de avaliação é fundamental para verificar a adesão a práticas alimentares adequadas e saudáveis, o quanto o ambiente alimentar promove uma alimentação adequada e saudável, a aceitabilidade, credibilidade das recomendações e quais os conhecimentos a população e os profissionais de saúde adquiriram após a implementação de diretrizes alimentares e suas ferramentas de PAAS. Os resultados do processo de avaliação podem ser utilizados para modificar ou ajustar as diretrizes e ferramentas, melhorando o impacto e adesão dessas recomendações na população88 Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). World Health Organization (WHO). Preparation and use of food-based dietary guidelines. Geneva: FAO/WHO; 1996;,4040 Andrade J, Andrande J. Technical Note: Methods for Teaching and Evaluating Food-Based Dietary Guidelines [Internet]. 2016 [cited 2022 nov 15]. Available from: http://ingenaes.illinois.edu/dp-tn/.
http://ingenaes.illinois.edu/dp-tn... . Diante desse contexto, as ferramentas, como o Índice de Qualidade da Dieta Adaptado para Gestantes1919 Crivellenti LC, Zuccolotto DCC, Sartorelli DS. Development of a Diet Quality Index Adapted for Pregnant Women. Rev Saude Publica 2018; 52:59., o questionário para avaliar o conhecimento sobre hábitos e práticas alimentares saudáveis em crianças1717 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183., o Índice de Habilidades Culinárias2121 Martins CA, Baraldi LG, Scagliusi FB, Villar BS, Monteiro CA. Índice de Habilidades Culinárias: desenvolvimento e avaliação de confiabilidade. Rev Nutr 2019; 32:e180124., a Escala de Qualidade da Dieta (ESQUADA)2626 Santos TSS, Araújo PHM, Andrade DF, Louzada MLC, Assis MAA, Slater B. Duas evidências de validade da ESQUADA e níveis de qualidade da dieta dos brasileiros. Rev Saude Publica 2021; 55:39. e a escala para mensuração de práticas alimentares saudáveis 66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796. são relevantes no processo de implementação e divulgação das recomendações de práticas alimentares adequadas e saudáveis abordados pelo GAPB, a partir do conhecimento prévio sobre as práticas alimentares de uma população específica.
Por sua vez, o GAPB reconhece o papel do ambiente alimentar na PAAS33 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília: MS; 2014;, definido como o espaço físico, econômico, político e sociocultural coletivo, e as oportunidades e condições que influenciam a disponibilidade, o acesso, a escolha, o preparo e o consumo dos alimentos e bebidas, o modo de comer, a formação dos hábitos alimentares e o estado nutricional4141 Swinburn B, Sacks G, Vandevijvere S, Kumanyika S, Lobstein T, Neal B, Barquera S, Friel S, Hawkes C, Kelly B, L'Abbé M, Lee A, Ma J, Macmullan J, Mohan S, Monteiro C, Rayner M, Sanders D, Snowdon W, Walker C. INFORMAS (International Network for Food and Obesity/non-communicable diseases Research, Monitoring and Action Support): overview and key principles. Obes Rev 2013; 14:1-12.
42 Glanz K, Johnson L, Yaroch AL, Phillips M, Ayala GX, Davis EL. Measures of Retail Food Store Environments and Sales: Review and Implications for Healthy Eating Initiatives. J Nutr Educ Behav 2016; 48(4):280-288.e1.-4343 Glanz K, Sallis JF, Saelens BE, Frank LD. Healthy nutrition environments: Concepts and measures. Am J Heal Promot 2005; 19(5):330-333.. Nesse sentido, o instrumento de auditoria do ambiente alimentar (AUDITNOVA)2020 Borges CA, Jaime PC. Development and evaluation of food environment audit instrument: AUDITNOVA. Rev Saude Publica 2019; 53:1-16. e o seu sistema de pontuação2323 Borges CA, Gabe KT, Jaime PC. Consumer Food Environment Healthiness Score: Development, Validation, and Testing between Different Types of Food Retailers. Int J Environ Res Public Health 2021; 18(7):3690., possibilitam captar informações, como disponibilidade, preço, estratégias promocionais e publicitárias, quantidade de marcas disponíveis e a salubridade do ambiente alimentar do consumidor, utilizando como base teórica as recomendações (classificação NOVA) do GAPB. De fato, esse processo de avaliação é de fundamental importância, pois pode demonstrar a relação entre o ambiente alimentar do consumidor e o desenvolvimento de DCNT, e assim apoiar a criação de políticas públicas que regulam a disponibilidade e publicidade de alimentos nesses espaços2323 Borges CA, Gabe KT, Jaime PC. Consumer Food Environment Healthiness Score: Development, Validation, and Testing between Different Types of Food Retailers. Int J Environ Res Public Health 2021; 18(7):3690..
Segundo o Preparation and use of food-based dietary guidelines88 Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). World Health Organization (WHO). Preparation and use of food-based dietary guidelines. Geneva: FAO/WHO; 1996;, para o sucesso do processo de implementação de diretrizes alimentares, os profissionais que atuam como divulgadores das recomendações, precisam possuir conhecimento adequado sobre as informações contidas nesses documentos para propagar com excelência essas informações para a população. Assim, a avaliação do conhecimento dos profissionais2424 Reis LC, Jaime PC. Pool of items to measure Primary Health Care workers' knowledge on healthy eating. Rev Saude Publica 2021; 55:55., da capacidade dos profissionais de saúde em promover o aconselhamento dietético2525 Reis L, Jaime P. Measuring professional self and collective efficacy for dietary advice in Primary Health Care. Nutr Health 2021; 27(1):49-57. e das práticas de EAN aplicadas pelos profissionais2222 Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231. para promover as recomendações do GAPB, são fundamentais para que se tenha conhecimento das lacunas e pontos que necessitam de melhorias no processo de orientação alimentar e nutricional. Com isso, pode-se criar mecanismos de formação de profissionais da saúde que atuam na propagação das recomendações do GAPB de forma mais eficiente, consequentemente, obtendo mais sucesso na PAAS para a população.
Avaliação das propriedades psicométricas das ferramentas
Para que uma ferramenta possa ser utilizada em pesquisa ou na prática profissional, suas propriedades psicométricas, ou seja, a confiabilidade e validade devem ser avaliadas e consideradas adequadas. A confiabilidade, um dos principais critérios de qualidade de um instrumento, é a capacidade de reproduzir um resultado consistente no tempo, no espaço e entre diferentes observadores, demonstrando aspectos de estabilidade (grau em que resultados similares são obtidos em dois momentos distintos), consistência interna (indica se os domínios de um instrumento medem a mesma característica) e equivalência (grau de concordância entre dois ou mais observadores quanto aos escores de um instrumento)4444 Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Rev Epidemiol Serv Saude 2017; 26(3):649-659.
45 Teixeira AR, Bicalho D, Slater B, Lima TM. Systematic review of instruments for assessing culinary skills in adults: What is the quality of their psychometric properties? PLoS One 2021; 16(8):e0235182.-4646 Tavakol M, O'Brien D. Psychometrics for physicians: everything a clinician needs to know about assessments in medical education. Int J Med Educ 2022; 13:100-106..
Já a validade, refere-se ao fato de um instrumento medir exatamente o que ele se propõe a medir, ou seja, baseia-se no grau em que o conteúdo de um instrumento reflete adequadamente o construto que está sendo medido (validade de conteúdo), no grau em que um grupo de variáveis representa o construto a ser medido (validade de construto) e no grau em que o instrumento está relacionado a algum critério externo, considerado uma medida amplamente aceita (validade de critério)4444 Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Rev Epidemiol Serv Saude 2017; 26(3):649-659.
45 Teixeira AR, Bicalho D, Slater B, Lima TM. Systematic review of instruments for assessing culinary skills in adults: What is the quality of their psychometric properties? PLoS One 2021; 16(8):e0235182.-4646 Tavakol M, O'Brien D. Psychometrics for physicians: everything a clinician needs to know about assessments in medical education. Int J Med Educ 2022; 13:100-106..
Dos dezesseis estudos incluídos nesta revisão, sete66 Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796.,1717 Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.,2020 Borges CA, Jaime PC. Development and evaluation of food environment audit instrument: AUDITNOVA. Rev Saude Publica 2019; 53:1-16.
21 Martins CA, Baraldi LG, Scagliusi FB, Villar BS, Monteiro CA. Índice de Habilidades Culinárias: desenvolvimento e avaliação de confiabilidade. Rev Nutr 2019; 32:e180124.
22 Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231.-2323 Borges CA, Gabe KT, Jaime PC. Consumer Food Environment Healthiness Score: Development, Validation, and Testing between Different Types of Food Retailers. Int J Environ Res Public Health 2021; 18(7):3690.,2626 Santos TSS, Araújo PHM, Andrade DF, Louzada MLC, Assis MAA, Slater B. Duas evidências de validade da ESQUADA e níveis de qualidade da dieta dos brasileiros. Rev Saude Publica 2021; 55:39. avaliaram a validade e confiabilidade de suas ferramentas baseadas no GAPB. Ressalta-se que as ferramentas devem ser precisas, válidas e interpretáveis para sua aplicação na população. Assim, quando os estudos apresentam em suas metodologias o processo de avaliação da qualidade, seja pela validade ou confiabilidade, esses auxiliam os profissionais a decidirem de maneira confiável e válida a utilização da ferramenta mais adequada a ser aplicada na prática profissional, de acordo com as circunstâncias, população, tipo e finalidade de cada ação de PAAS4444 Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Rev Epidemiol Serv Saude 2017; 26(3):649-659.
45 Teixeira AR, Bicalho D, Slater B, Lima TM. Systematic review of instruments for assessing culinary skills in adults: What is the quality of their psychometric properties? PLoS One 2021; 16(8):e0235182.-4646 Tavakol M, O'Brien D. Psychometrics for physicians: everything a clinician needs to know about assessments in medical education. Int J Med Educ 2022; 13:100-106..
Pontos fortes e limitações
Os artigos incluídos nesta revisão de escopo apresentam pontos fortes, como ferramentas objetivas e de fácil aplicação e utilização na rotina profissional para avaliação de práticas alimentares, ambiente alimentar do consumidor, prática profissional e PAAS. No entanto, os artigos também tinham algumas limitações, como ausência de padronização entre os estudos em relação às propriedades psicométricas avaliadas, divergência nas metodologias aplicadas no processo avaliativo da confiabilidade e da validação e nem todos os artigos avaliaram a confiabilidade e validade das ferramentas. Ademais, poucos estudos desenvolveram ferramentas não virtuais ou que não dependessem de recursos, como internet, computadores e aparelhos celulares para aplicação na prática profissional. Por fim, o desenvolvimento de mais estudos que contemplem a criação de ferramentas para qualificação de profissionais da saúde que atuam na APS ainda se faz necessário.
Conclusão
A presente revisão identificou ferramentas para promoção e avaliação da alimentação adequada e saudável, a aplicabilidade e o público ao qual cada uma delas se destina. Essas ferramentas são fundamentais para o processo de implementação e divulgação das recomendações propostas pelo GAPB. Essa revisão auxiliará os profissionais de saúde na escolha do instrumento mais adequado para promoção e avaliação de práticas alimentares saudáveis, contribuindo para o aprimoramento das ações de promoção da alimentação saudável nos ambientes de saúde.
Agradecimentos
Esta revisão está relacionada aos projetos “Elaboração de instrutivos e instrumentos para o manejo da obesidade no Sistema Único de Saúde: da prevenção ao tratamento” (Carta Acordo Funarbe/OPAS/ UFV, processo SCON2021-00201) e “Rede para enfrentamento da obesidade e doenças crônicas” (Renob, processo CNPq/MS/SASO/DEPROS 442317-2020-4). HHM Hermsdorff é bolsista em Produtividade do CNPq - 1D-level (process number 308772/2017-2).
Referências
- 1Brasil. Emenda Constitucional nº 64, de 4 de fevereiro de 2010. Altera o art. 6º da Constituição Federal, para introduzir a alimentação como direito social. Diário Oficial da União; 2010.
- 2Brasil. Ministério da Saúde (MS). Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Brasília: MS; 2013.
- 3Brasil. Ministério da Saúde (MS). Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília: MS; 2014;
- 4Monteiro CA, Cannon G, Moubarac JC, Martins APB, Martins CA, Garzillo J, Canella DS, Baraldi LG, Barciotte M, Louzada ML da C, Levy RB, Claro RM, Jaime PC. Dietary guidelines to nourish humanity and the planet in the twenty-first century. A blueprint from Brazil. Public Health Nutr 2015; 18(13):2311-2322.
- 5Oliveira MSS, Silva-Amparo L. Food-based dietary guidelines: a comparative analysis between the Dietary Guidelines for the Brazilian Population 2006 and 2014. Public Health Nutr 2018; 21(1):210-217.
- 6Gabe KT, Jaime PC. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutr 2019; 22(5):785-796.
- 7Gabe KT, Jaime PC. Validade convergente e análise de invariância de uma escala de adesão a práticas alimentares recomendadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira. Rev Bras Epidemiol 2022; 25:e220009.
- 8Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). World Health Organization (WHO). Preparation and use of food-based dietary guidelines. Geneva: FAO/WHO; 1996;
- 9Aromataris E, Munn Z. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. JBI; 2020 [cited 2022 fev 12]. Available from: https://jbi-global-wiki.refined.site/space/MANUAL
» https://jbi-global-wiki.refined.site/space/MANUAL - 10Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, Moher D, Peters MDJ, Horsley T, Weeks L, Hempel S, Akl EA, Chang C, McGowan J, Stewart L, Hartling L, Aldcroft A, Wilson MG, Garritty C, Lewin S, Godfrey CM, Macdonald MT, Langlois E V., Soares-Weiser K, Moriarty J, Clifford T, Tunçalp Ö, Straus SE. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med 2018; 169(7):467-473.
- 11Page M, McKenzie J, Bossuyt P, Boutron I, Hoffmann T, Mulrow C. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ 2021; 372:n:71.
- 12Geraldi MV, Leite IQ, Pinto SN, Diez-Garcia RW. Pictorial instrument to guide the classification of foods in the dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2017; 30(1):137-144.
- 13Jaime PC, Tramontt CR, Maia TM, Gabe KT, Reis LC. Content validity of an educational workshop based on the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Rev Nutr 2018; 31(6):593-602.
- 14Chagas CM, Pontes e Silva TB, Reffatti LM, Botelho RBA, Toral N. Rango Cards, a digital game designed to promote a healthy diet: a randomized study protocol. BMC Public Health 2018; 18(1):910.
- 15Melo GR, Lima SC, Chagas CMS, Nakano EY, Toral N. Tailored smartphone intervention to promote healthy eating among Brazilian adolescents: a randomised controlled trial protocol. BMJ Open 2020; 10(10):e038896.
- 16Khandpur N, Quinta FP, Jaime PC. A quantitative test of the face validity of behavior-change messages based on the Brazilian Dietary Guidelines. Nutr J 2021; 20(1):10.
- 17Silva AB, Piccoli ÂB, Pellanda LC. Knowledge and food practices questionnaire: construction and validation. J Pediatr (Rio J) 2021; 97(2):177-183.
- 18Louzada MLC, Tramontt CR, Jesus JGL, Rauber F, Hochberg JRB, Santos TSS, Jaime PC. Developing a protocol based on the Brazilian Dietary Guidelines for individual dietary advice in the primary healthcare: theoretical and methodological bases. Fam Med Community Heal 2022; 10(1):e001276.
- 19Crivellenti LC, Zuccolotto DCC, Sartorelli DS. Development of a Diet Quality Index Adapted for Pregnant Women. Rev Saude Publica 2018; 52:59.
- 20Borges CA, Jaime PC. Development and evaluation of food environment audit instrument: AUDITNOVA. Rev Saude Publica 2019; 53:1-16.
- 21Martins CA, Baraldi LG, Scagliusi FB, Villar BS, Monteiro CA. Índice de Habilidades Culinárias: desenvolvimento e avaliação de confiabilidade. Rev Nutr 2019; 32:e180124.
- 22Reis LC, Jaime PC. Scale for evaluating food and nutrition education practices in Primary Health Care. Rev Nutr 2020; 33:e190231.
- 23Borges CA, Gabe KT, Jaime PC. Consumer Food Environment Healthiness Score: Development, Validation, and Testing between Different Types of Food Retailers. Int J Environ Res Public Health 2021; 18(7):3690.
- 24Reis LC, Jaime PC. Pool of items to measure Primary Health Care workers' knowledge on healthy eating. Rev Saude Publica 2021; 55:55.
- 25Reis L, Jaime P. Measuring professional self and collective efficacy for dietary advice in Primary Health Care. Nutr Health 2021; 27(1):49-57.
- 26Santos TSS, Araújo PHM, Andrade DF, Louzada MLC, Assis MAA, Slater B. Duas evidências de validade da ESQUADA e níveis de qualidade da dieta dos brasileiros. Rev Saude Publica 2021; 55:39.
- 27Monteiro CA, Cannon G, Levy RB, Moubarac JC, Louzada MLC, Rauber F, Khandpur N, Cediel G, Neri D, Martinez-Steele E, Baraldi LG, Jaime PC. Ultra-processed foods: What they are and how to identify them. Public Health Nutr 2019; 22(5):936-941.
- 28Bortolini GA, Moura ALP, Lima AMC, Moreira HOM, Medeiros O, Diefenthaler ICM, Oliveira ML. Guias alimentares: estratégia para redução do consumo de alimentos ultraprocessados e prevenção da obesidade. Rev Panam Salud Publica 2019; 43:1.
- 29Oliveira MSS, Arceño MA, Sato PM, Scagliusi FB. Comparison of government recommendations for healthy eating habits in visual representations of food-based dietary guidelines in Latin America. Cad Saude Publica 2019; 35(12):e00177418.
- 30Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). Guías alimentarias basadas en alimentos [Internet]. 2022 [acessado 2022 dez 12]. Disponível em: https://www.fao.org/nutrition/educacion-nutricional/food-dietary-guidelines/home/es/.
» https://www.fao.org/nutrition/educacion-nutricional/food-dietary-guidelines/home/es - 31Smitasiri S, Uauy R. Beyond Recommendations: Implementing Food-Based Dietary Guidelines for Healthier Populations. Food Nutr Bull 2007; 28(Supl. 1):S141-S151.
- 32Gabe KT, Tramontt CR, Jaime PC. Implementation of food-based dietary guidelines: conceptual framework and analysis of the Brazilian case. Public Health Nutr 2021; 24(18):6521-6533.
- 33Dounavi K, Tsoumani O. Mobile Health Applications in Weight Management: A Systematic Literature Review. Am J Prev Med 2019; 56(6):894-903.
- 34Milne-Ives M, Lam C, De Cock C, Van Velthoven MH, Meinert E. Mobile Apps for Health Behavior Change in Physical Activity, Diet, Drug and Alcohol Use, and Mental Health: Systematic Review. JMIR mHealth uHealth 2020; 8(3):e17046.
- 35Scarry A, Rice J, O'Connor EM, Tierney AC. Usage of Mobile Applications or Mobile Health Technology to Improve Diet Quality in Adults. Nutrients 2022; 14(12):2437.
- 36Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutriciona; 2012.
- 37Murimi MW, Kanyi M, Mupfudze T, Amin MR, Mbogori T, Aldubayan K. Factors Influencing Efficacy of Nutrition Education Interventions: A Systematic Review. J Nutr Educ Behav 2017; 49(2):142-165.e1.
- 38Graham R, Mancher M, Wolman DM, Greenfield S, Steinberg E, organizadores. Clinical Practice Guidelines We Can Trust. Washington, D.C.: National Academies Press; 2011.
- 39Brasil. Ministério da Saúde (MS). Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Brasília: MS; 2018.
- 40Andrade J, Andrande J. Technical Note: Methods for Teaching and Evaluating Food-Based Dietary Guidelines [Internet]. 2016 [cited 2022 nov 15]. Available from: http://ingenaes.illinois.edu/dp-tn/.
» http://ingenaes.illinois.edu/dp-tn - 41Swinburn B, Sacks G, Vandevijvere S, Kumanyika S, Lobstein T, Neal B, Barquera S, Friel S, Hawkes C, Kelly B, L'Abbé M, Lee A, Ma J, Macmullan J, Mohan S, Monteiro C, Rayner M, Sanders D, Snowdon W, Walker C. INFORMAS (International Network for Food and Obesity/non-communicable diseases Research, Monitoring and Action Support): overview and key principles. Obes Rev 2013; 14:1-12.
- 42Glanz K, Johnson L, Yaroch AL, Phillips M, Ayala GX, Davis EL. Measures of Retail Food Store Environments and Sales: Review and Implications for Healthy Eating Initiatives. J Nutr Educ Behav 2016; 48(4):280-288.e1.
- 43Glanz K, Sallis JF, Saelens BE, Frank LD. Healthy nutrition environments: Concepts and measures. Am J Heal Promot 2005; 19(5):330-333.
- 44Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Rev Epidemiol Serv Saude 2017; 26(3):649-659.
- 45Teixeira AR, Bicalho D, Slater B, Lima TM. Systematic review of instruments for assessing culinary skills in adults: What is the quality of their psychometric properties? PLoS One 2021; 16(8):e0235182.
- 46Tavakol M, O'Brien D. Psychometrics for physicians: everything a clinician needs to know about assessments in medical education. Int J Med Educ 2022; 13:100-106.
Datas de Publicação
- Publicação nesta coleção
10 Nov 2023 - Data do Fascículo
Nov 2023
Histórico
- Recebido
26 Out 2022 - Aceito
27 Fev 2023 - Publicado
01 Mar 2023