Estratégias dos serviços de Atenção Primária durante a pandemia da COVID-19 no Brasil: uma revisão de escopo

Maritsa Carla Bortoli Patricia Rodrigues Sanine Bruna Carolina de Araújo Cintia de Freitas Oliveira Maria Izabel Sanches Costa Taís Rodrigues Tesser Sobre os autores

Resumo

A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada dos usuários ao sistema de saúde brasileiro e foi, especialmente, impactada pelas demandas com a COVID-19. Essa revisão identificou e mapeou sistematicamente evidências sobre as estratégias novas ou adaptadas desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Foi realizada uma revisão de escopo, conforme metodologia proposta pelo JBI. Os resultados apresentados em uma síntese narrativa, foram analisados e discutidos à luz da Teoria do Processo de Trabalho em Saúde que agrupou as publicações em dois grandes domínios de estratégias, gerenciais e assistenciais, sendo elas novas, adaptadas ou mantidas. A partir de 49 estudos, mapeou-se 226 intervenções (130 gerenciais; 96 assistenciais). Em ambos os domínios, as novas estratégias apareceram em maior número e as mantidas, em menor. A diversidade de intervenções explicitou distintos modelos de atenção, que ora se aproximaram de um enfoque biologicista, ora da integralidade e da longitudinalidade baseada no cuidado centrado na pessoa, na família e na comunidade. Evidenciou-se, assim, que perduram os mesmos desafios anteriores ao período pandêmico.

Palavra-chave:
COVID-19; Atenção Primária à Saúde; Revisão de escopo; Serviços de saúde; Brasil

Introdução

Os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) são considerados a principal porta de entrada para o sistema de saúde brasileiro. Sua proximidade com a comunidade e o rol de estratégias desenvolvidas lhe confere maior capacidade para uma atenção integral e longitudinal, aumentando seu poder resolutivo para a maioria dos problemas de saúde deste nível de atenção11 Starfield B, Shi L, Macinko J. Contribution of primary care to health systems and health. Milbank Q 2005; 83(3):457-502.

2 Viacava F, Oliveira RAD, Carvalho CC, Laguardia J, Bellido JG. SUS: oferta, acesso e utilização de serviços de saúde nos últimos 30 anos. Cien Saude Colet 2018; 23:1751-1762.
-33 Venancio SI, Rosa TEC, Sanches MTC, Shigeno EY, Souza JMP. Efetividade da Estratégia Saúde da Família sobre indicadores de saúde da criança no Estado de São Paulo. Rev Bras Saude Mater Infant 2016; 16:283-293.. Entretanto, é preciso ponderar o forte movimento de “descontinuidade do processo de fortalecimento da APS”44 Alckmin G, Pesaro F, Hoffmann G. Comissão de Transição Governamental. Relatório do Grupo Técnico de Saúde - Produto 2. Relatório Final. Brasília: MS; 2022. que ocorreu no país nos últimos anos55 Melo EA, Mendonça MHM, Oliveira JR, Andrade GCL. Mudanças na Política Nacional de Atenção Básica: entre retrocessos e desafios. Saude Debate 2018; 42(n. esp. 1):38-51.,66 Morosini MVGC, Fonseca AF, Baptista TWF. Previne Brasil, Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária e Carteira de Serviços: radicalização da política de privatização da atenção básica? Cad Saude Publica 2020; 36(9):e00040220..

A mudança na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e no modelo de financiamento, induziu uma série de retrocessos, como a baixa cobertura de médicos em regiões remotas e periféricas, a propagação de equipes parciais e/ou incompletas, a interrupção da ampliação e qualificação dos serviços de APS, em especial àqueles organizados no modelo da Estratégia Saúde da Família (ESF), além da desestruturação de importantes programas de promoção à saúde, como no caso do Programa Saúde na Escola44 Alckmin G, Pesaro F, Hoffmann G. Comissão de Transição Governamental. Relatório do Grupo Técnico de Saúde - Produto 2. Relatório Final. Brasília: MS; 2022..

Soma-se a todo esse contexto de fragilidade dos serviços de APS, a situação de emergência pública, instaurada desde março de 2020 pela pandemia da COVID-19. Com exponencial aumento na procura dos serviços de APS em decorrência da doença e, por outro lado, a resistência de grande parte da população em procurar estes serviços por medo de se infectar, trouxe consequências negativas para a atenção, e, também, na organização do processo de trabalho de suas equipes77 Nunes J. A pandemia de COVID-19: securitização, crise neoliberal e a vulnerabilização global. Cad Saude Publica 2020; 36(5):e00063120.

8 Johnson MC, Saletti-Cuesta L, Tumas N. Emociones, preocupaciones y reflexiones frente a la pandemia del COVID-19 en Argentina. Cien Saude Colet 2020; 25(Supl. 1):2447-2456.
-99 Medina MG, Giovanella L, Bousquat A, Mendonça MHM, Aquino R. Atenção primária à saúde em tempos de COVID-19: o que fazer? Cad Saude Publica 2020; 36(8):e00149720..

De tal forma, reconhecendo o possível agravamento na situação de saúde da população e o extenso prolongamento do período pandêmico99 Medina MG, Giovanella L, Bousquat A, Mendonça MHM, Aquino R. Atenção primária à saúde em tempos de COVID-19: o que fazer? Cad Saude Publica 2020; 36(8):e00149720., conhecer os processos de trabalhos pode dizer muito sobre a organização dos serviços durante este momento emergencial, evidenciando lacunas e/ou estratégias que contribuam para a tomada de decisão de gestores e profissionais de saúde atuantes nestes serviços durante essa fase de retomada das atividades e reorganização dos serviços após a atual mudança de governo federal44 Alckmin G, Pesaro F, Hoffmann G. Comissão de Transição Governamental. Relatório do Grupo Técnico de Saúde - Produto 2. Relatório Final. Brasília: MS; 2022..

Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar e mapear sistematicamente evidências sobre as estratégias desenvolvidas na APS durante a pandemia de COVID-19 no Brasil, bem como levantar lacunas de pesquisa e apoiar a elaboração de futuras investigações.

Métodos

Trata-se de uma revisão de escopo1010 Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI; 2020. que mapeou as evidências de estratégias utilizadas na APS durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Essa abordagem manteve os princípios do método científico e da síntese de evidência, incluindo rigor, transparência e reprodutibilidade1111 Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, Moher D, Peters MD, Horsley T, Weeks L, Hempel S, Akl EA, Chang C, McGowan J, Stewart L, Hartling L, Aldcroft A, Wilson MG, Garritty C, Lewin S, Godfrey CM, Macdonald MT, Langlois EV, Soares-Weiser K, Moriarty J, Clifford T, Tunçalp Ö, Straus SE. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med 2018; 169(7):467-473., garantidos na publicação do protocolo na plataforma Zenodo1212 Viana MMO, Bortoli MCS, Sanine PR, Costa MIS, Oliveira CF, Araújo BC. Estratégias desenvolvidas nos serviços de atenção primária à saúde durante a pandemia da Covid-19 no Brasil: uma revisão de escopo rápida - Protocolo. Zenodo; 2022. (https://doi.org/10.5281/zenodo.6461683), que foi seguido sem alterações.

Para atender os objetivos, a pergunta “Quais as estratégias empregadas na APS durante a pandemia de COVID-19 no Brasil?” foi elaborada conforme o acrônimo: P (população) - Atenção Primária à Saúde; C (conceito) - Estratégias na APS; e C (contexto) - Pandemia de COVID-19 no Brasil.

Foram incluídos nessa revisão de escopo estudos que apresentaram estratégias desenvolvidas na APS realizadas por profissionais de saúde e gestores, na organização dos serviços de APS; com todos os atores relacionados com o desenvolvimento das estratégias na APS; estudos qualitativos e quantitativos; primários e secundários; publicados e não publicados; em inglês, espanhol e português; realizados em 08 de março de 2022, no Brasil.

As estratégias de busca foram elaboradas com ajuda de uma bibliotecária experiente em revisões sistemáticas, com a combinação de palavras-chave estruturadas pelo acrônimo PCC (atenção primária; COVID-19, Brasil), usando os termos de pesquisa MeSH no banco de dados PubMed, e adaptando para os outros bancos de dados. Os estudos publicados foram extraídos das seguintes bases de dados: Medline (via PubMed), Portal Regional da BVS, LILACS, Embase, Scopus, WHO COVID-19 Global literature on coronavirus disease e SciELO. A literatura cinzenta foi pesquisada através do repositório do Google Scholar (10 primeiras páginas), do Banco Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD) e do catálogo da CAPES. Uma busca adicional de lista de referências e em grupos diretores sobre o tema também foi realizada. As estratégias de busca e as buscas implementadas estão no Apêndice 1 do protocolo da revisão (https://doi.org/10.5281/zenodo.6461683).

A triagem e a elegibilidade dos estudos recuperados foram precedidas pela calibração dos critérios de inclusão e exclusão entre todos os revisores usando uma amostra dos resultados da pesquisa. Após a calibração, dois revisores, de forma independente, selecionaram os estudos por meio da triagem de títulos e resumos de forma independente, e, posteriormente, leitura dos textos completos dos estudos incluídos. Os desacordos foram decididos por consenso. O processo todo foi realizado no software de gerenciamento de referência, Rayann QCRI1313 Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev 2016; 5:210..

A extração de dados foi realizada por um revisor e checada por outro, de acordo com as questões de pesquisa através de uma planilha eletrônica contendo os seguintes aspectos: características do estudo (autor principal, ano de publicação, idioma da publicação, tipo de publicação, desenho do estudo, região), objetivo do estudo, população, informações dos serviços onde as estratégias são implementadas, estratégias e facilitadores e barreiras das estratégias. As evidências não foram avaliadas conforme sua qualidade metodológica, pois esses dados não são necessários para esta revisão de escopo.

Considerando as mudanças provocadas pela pandemia na organização dos serviços de APS e na sociedade, e que as práticas de saúde são construções sociais determinadas pelas interrelações entre as necessidades dos usuários e dos profissionais de saúde, que dialeticamente se transformam e são transformadas, optou-se por apresentar os resultados em uma síntese narrativa, analisando-os a partir da Teoria do Processo de Trabalho em Saúde1414 Mendes-Gonçalves RB. Práticas de saúde: processos de trabalho e necessidades. In: Ayres JRCM, Santos L, organizadores. Saúde, sociedade e história. São Paulo: Hucitec/Rede Unida; 2017. p. 298-374. e do modelo da Organização Mundial da Saúde1515 World Health Organization (WHO). Strengthening and Adjusting Public Health Measures throughout the COVID-19 Transition Phases. Copenhagen: WHO European Region; 2020., permitindo, assim, uma maior clareza sobre as mudanças da dimensão organizacional dos serviços. Dessa forma, as publicações identificadas foram agrupadas em dois grandes domínios de análise (Ações Gerenciais e Ações Assistenciais), com três subdomínios cada (Criação de estratégias; Adaptações de estratégias; e Manutenção de estratégias).

Resultado

Nas bases de dados e plataformas foram recuperados 2.590 registros. Após a exclusão das duplicatas (n=1.254), 1.336 foram triados. Ao final da primeira etapa de seleção, foram incluídas 84 publicações para a leitura dos textos completos. Também foi realizada uma seleção a partir de lista de referências (n=54), uma busca manual a partir de grupos de pesquisa sobre o tema (n=19) e indicações de especialistas (n=2). Do total, 70 relatos foram excluídos por não atenderem aos critérios de elegibilidade, sendo que as justificativas podem ser encontradas no material suplementar (https://doi.org/10.5281/zenodo.6461683). Ao final da seleção, 49 publicações foram incluídas1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.

17 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.

18 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8.

19 Brêtas SM, Guilam MCR. Relato de Experiência: A Odontologia no Apoio ao Monitoramento Estratégico da Covid-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: As Experiências Nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 58-65.

20 Cardona Júnior AHS, Andrade CWQ, Caldas LNM. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS Rev 2020; 2(2):137-141.

21 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.

22 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.

23 Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. The COVID-19 pandemic and the implementation of telehealth in speech-language and hearing therapy for patients at home: An experience report. CODAS 2020; 32(3):e20200144.

24 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.

25 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.

26 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.

27 Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.

28 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.

29 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.

30 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19.
https://portal.fiocruz.br/documento/segu...

31 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.

32 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.

33 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.

34 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.

35 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.

36 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.

37 Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2.

38 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.

39 Lima ED, Kinker FS. Relatos de experiência sobre Eldorado/SP - Vale do Ribeira: Trabalhador da saúde em tempos de COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 99-101.

40 Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.

41 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.

42 Oliveira MAB, Monteiro LS, Oliveira RC, Moreira TS, Marques ACF, Silva UMA, Oliveira NA, Pereira GFC, Silva ACS, Santana RM. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS Rev 2020; 2(2):142-150.

43 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.

44 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.

45 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.

46 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.

47 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.

48 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.

49 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.

50 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.

51 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142.

52 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.

53 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.

54 Souza LAB, Neves HCC, Aredes NDA, Medeiros ICLJ, Silva GO, Ribeiro LCM. Nursing supervised curricular internship in the Covid-19 pandemic: experience in the program Brasil Conta Comigo. Rev Esc Enferm USP 2021; 55:e20210003.

55 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.

56 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.

57 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.

58 Meneses AS. Gerenciamento Emergencial de Recursos da Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento à pandemia da COVID-19. SciELO Preprints; 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557.
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints....

59 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36.

60 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167.

61 Brasileiro HMLM, Monte CD, Santos WJ, Meira MA, Pereira ANX, Ramos RLL, Nascimento R, Morais AF, Feitosa EMC. Controle glicêmico à distância dos idosos diabéticos insulinizados: uma experiência da atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em tempos de pandemia da COVID-19. APS Rev 2021; 3(3):168-175.

62 Becchi AC, Moisés SCC, Lovato NS, Harami GH, Alcântara VCS, Barbosa VCAA, Machado RA. Incentivo a prática da atividade física: estratégias do NASF em meio à Pandemia de Covid-19. APS Rev 2021; 3(3):176-181.

63 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.
-6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96.. O processo de seleção pode ser visualizado na Figura 1.

Figura 1
Fluxograma do processo de seleção dos estudos.

Características dos estudos

Quarenta e nove relatos foram incluídos nesta revisão de escopo. Trinta e dois estudos são relato de experiência1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.

17 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.

18 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8.

19 Brêtas SM, Guilam MCR. Relato de Experiência: A Odontologia no Apoio ao Monitoramento Estratégico da Covid-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: As Experiências Nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 58-65.
-2020 Cardona Júnior AHS, Andrade CWQ, Caldas LNM. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS Rev 2020; 2(2):137-141.,2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,2323 Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. The COVID-19 pandemic and the implementation of telehealth in speech-language and hearing therapy for patients at home: An experience report. CODAS 2020; 32(3):e20200144.,2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.

26 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.

27 Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.
-2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.,3030 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19.
https://portal.fiocruz.br/documento/segu...
,3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,3535 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.,3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.

39 Lima ED, Kinker FS. Relatos de experiência sobre Eldorado/SP - Vale do Ribeira: Trabalhador da saúde em tempos de COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 99-101.

40 Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.
-4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.

47 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.
-4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,5050 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.

51 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142.
-5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.,5454 Souza LAB, Neves HCC, Aredes NDA, Medeiros ICLJ, Silva GO, Ribeiro LCM. Nursing supervised curricular internship in the Covid-19 pandemic: experience in the program Brasil Conta Comigo. Rev Esc Enferm USP 2021; 55:e20210003.,5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.,6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167.,6161 Brasileiro HMLM, Monte CD, Santos WJ, Meira MA, Pereira ANX, Ramos RLL, Nascimento R, Morais AF, Feitosa EMC. Controle glicêmico à distância dos idosos diabéticos insulinizados: uma experiência da atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em tempos de pandemia da COVID-19. APS Rev 2021; 3(3):168-175.,6363 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234., um estudo transversal5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245., uma análise documental4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820., uma carta ao editor3535 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879., uma coorte3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745., um ensaio3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142., cinco estudos de caso4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,5050 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.,5454 Souza LAB, Neves HCC, Aredes NDA, Medeiros ICLJ, Silva GO, Ribeiro LCM. Nursing supervised curricular internship in the Covid-19 pandemic: experience in the program Brasil Conta Comigo. Rev Esc Enferm USP 2021; 55:e20210003.,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36., um estudo descritivo6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167., uma netnografia2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7., dois transversais2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.,3232 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13. e quatro publicações não tinham indicado qual o tipo de estudo2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,2424 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.,3737 Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2.,6363 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.. Os estudos foram publicados em sua maioria em 20201717 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.,1919 Brêtas SM, Guilam MCR. Relato de Experiência: A Odontologia no Apoio ao Monitoramento Estratégico da Covid-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: As Experiências Nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 58-65.

20 Cardona Júnior AHS, Andrade CWQ, Caldas LNM. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS Rev 2020; 2(2):137-141.

21 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.

22 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.

23 Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. The COVID-19 pandemic and the implementation of telehealth in speech-language and hearing therapy for patients at home: An experience report. CODAS 2020; 32(3):e20200144.
-2424 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.,2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.,3030 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19.
https://portal.fiocruz.br/documento/segu...

31 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.
-3232 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,3939 Lima ED, Kinker FS. Relatos de experiência sobre Eldorado/SP - Vale do Ribeira: Trabalhador da saúde em tempos de COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 99-101.

40 Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.
-4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.

44 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.

45 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.

46 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.

47 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.

48 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.

49 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.

50 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.

51 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142.
-5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.,5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.,5858 Meneses AS. Gerenciamento Emergencial de Recursos da Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento à pandemia da COVID-19. SciELO Preprints; 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557.
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints....
,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96., não sendo realizada a avaliação da qualidade metodológica, tendo em vista as características das revisões de escopo.

Dezesseis estudos foram conduzidos no Nordeste1717 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.,1818 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8.,2020 Cardona Júnior AHS, Andrade CWQ, Caldas LNM. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS Rev 2020; 2(2):137-141.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.,3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,4242 Oliveira MAB, Monteiro LS, Oliveira RC, Moreira TS, Marques ACF, Silva UMA, Oliveira NA, Pereira GFC, Silva ACS, Santana RM. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS Rev 2020; 2(2):142-150.

43 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.
-4444 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.,4747 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,5050 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.,5151 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142.,5454 Souza LAB, Neves HCC, Aredes NDA, Medeiros ICLJ, Silva GO, Ribeiro LCM. Nursing supervised curricular internship in the Covid-19 pandemic: experience in the program Brasil Conta Comigo. Rev Esc Enferm USP 2021; 55:e20210003.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.,6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167.,6161 Brasileiro HMLM, Monte CD, Santos WJ, Meira MA, Pereira ANX, Ramos RLL, Nascimento R, Morais AF, Feitosa EMC. Controle glicêmico à distância dos idosos diabéticos insulinizados: uma experiência da atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em tempos de pandemia da COVID-19. APS Rev 2021; 3(3):168-175., quatorze na região Sudeste1919 Brêtas SM, Guilam MCR. Relato de Experiência: A Odontologia no Apoio ao Monitoramento Estratégico da Covid-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: As Experiências Nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 58-65.,2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,2929 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.,3030 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19.
https://portal.fiocruz.br/documento/segu...
,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.

37 Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2.
-3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4747 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.,5050 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.,5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017., nove na região Sul1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,3232 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.,4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.,5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.,5858 Meneses AS. Gerenciamento Emergencial de Recursos da Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento à pandemia da COVID-19. SciELO Preprints; 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557.
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints....
,6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167.,6262 Becchi AC, Moisés SCC, Lovato NS, Harami GH, Alcântara VCS, Barbosa VCAA, Machado RA. Incentivo a prática da atividade física: estratégias do NASF em meio à Pandemia de Covid-19. APS Rev 2021; 3(3):176-181., um na região Centro-Oeste5353 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128. e nenhum na região Norte. Além disso, cinco publicações tinham abrangência nacional2424 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.,2727 Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.,3535 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.,6363 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234. e um estudo na América Latina3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.. Uma publicação não informou o local3737 Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2..

A população dos estudos foi composta por profissionais de saúde1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,1818 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8.,3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,3939 Lima ED, Kinker FS. Relatos de experiência sobre Eldorado/SP - Vale do Ribeira: Trabalhador da saúde em tempos de COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 99-101.,4242 Oliveira MAB, Monteiro LS, Oliveira RC, Moreira TS, Marques ACF, Silva UMA, Oliveira NA, Pereira GFC, Silva ACS, Santana RM. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS Rev 2020; 2(2):142-150.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,4949 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.,5454 Souza LAB, Neves HCC, Aredes NDA, Medeiros ICLJ, Silva GO, Ribeiro LCM. Nursing supervised curricular internship in the Covid-19 pandemic: experience in the program Brasil Conta Comigo. Rev Esc Enferm USP 2021; 55:e20210003.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36.,6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167.,6363 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96., agentes comunitários de saúde2727 Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.,3030 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19.
https://portal.fiocruz.br/documento/segu...
, enfermeiros2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7., população adstrita dos serviços de saúde2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.,3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.,4040 Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.,4444 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.,5151 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142.,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36.,6262 Becchi AC, Moisés SCC, Lovato NS, Harami GH, Alcântara VCS, Barbosa VCAA, Machado RA. Incentivo a prática da atividade física: estratégias do NASF em meio à Pandemia de Covid-19. APS Rev 2021; 3(3):176-181., idosos3737 Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,5151 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142., residentes e/ou estudantes de graduação2929 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.,5353 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.,5858 Meneses AS. Gerenciamento Emergencial de Recursos da Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento à pandemia da COVID-19. SciELO Preprints; 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557.
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints....
e três estudos não informaram a população3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.,3535 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820..

Estratégias para enfrentamento da COVID-19

Com base na classificação apresentada anteriormente, os 49 estudos incluídos revelaram 226 ações (130 em estratégias gerenciais e 96 assistenciais). A maioria dos estudos (n=30) combinou estratégias gerenciais e assistenciais (187 ações - 104 gerenciais e 83 assistenci­ais)1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.

17 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.
-1818 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8.,2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.

29 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.

30 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19.
https://portal.fiocruz.br/documento/segu...
-3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.

34 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.

35 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.
-3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,4040 Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.,4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.

49 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.
-5050 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.,5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.,5353 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36.,6363 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96., enquanto 19 trabalhos apresentaram estratégias únicas, sendo dez puramente assistenciais1919 Brêtas SM, Guilam MCR. Relato de Experiência: A Odontologia no Apoio ao Monitoramento Estratégico da Covid-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: As Experiências Nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 58-65.,2323 Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. The COVID-19 pandemic and the implementation of telehealth in speech-language and hearing therapy for patients at home: An experience report. CODAS 2020; 32(3):e20200144.,3737 Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2.,3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.,4242 Oliveira MAB, Monteiro LS, Oliveira RC, Moreira TS, Marques ACF, Silva UMA, Oliveira NA, Pereira GFC, Silva ACS, Santana RM. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS Rev 2020; 2(2):142-150.,5151 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142.,5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.,6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167.

61 Brasileiro HMLM, Monte CD, Santos WJ, Meira MA, Pereira ANX, Ramos RLL, Nascimento R, Morais AF, Feitosa EMC. Controle glicêmico à distância dos idosos diabéticos insulinizados: uma experiência da atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em tempos de pandemia da COVID-19. APS Rev 2021; 3(3):168-175.
-6262 Becchi AC, Moisés SCC, Lovato NS, Harami GH, Alcântara VCS, Barbosa VCAA, Machado RA. Incentivo a prática da atividade física: estratégias do NASF em meio à Pandemia de Covid-19. APS Rev 2021; 3(3):176-181. e nove geren­­­­­ciais2020 Cardona Júnior AHS, Andrade CWQ, Caldas LNM. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS Rev 2020; 2(2):137-141.,2424 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.,2727 Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.,3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.,5353 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017..

Na sequência são descritas as estratégias gerenciais e assistenciais, em relação à criação, adaptação ou manutenção das ações, sem distinção se eram estudos mistos ou com estratégias únicas. Cabe ressaltar que um único estudo pode ter sido incluído em mais de uma estratégia e/ou ação.

No âmbito das estratégias gerenciais, 33 estudos1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,1717 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.,2020 Cardona Júnior AHS, Andrade CWQ, Caldas LNM. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS Rev 2020; 2(2):137-141.,2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,2424 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.

25 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.
-2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.

29 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.

30 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19.
https://portal.fiocruz.br/documento/segu...

31 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.

32 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.

33 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.

34 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.

35 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.
-3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,3939 Lima ED, Kinker FS. Relatos de experiência sobre Eldorado/SP - Vale do Ribeira: Trabalhador da saúde em tempos de COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 99-101.

40 Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.
-4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.

44 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.

45 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.

46 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.

47 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.
-4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.

53 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.
-5454 Souza LAB, Neves HCC, Aredes NDA, Medeiros ICLJ, Silva GO, Ribeiro LCM. Nursing supervised curricular internship in the Covid-19 pandemic: experience in the program Brasil Conta Comigo. Rev Esc Enferm USP 2021; 55:e20210003.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.

57 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.
-5858 Meneses AS. Gerenciamento Emergencial de Recursos da Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento à pandemia da COVID-19. SciELO Preprints; 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557.
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints....
,6363 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96. criaram novas ações (n=130 ações) para o enfrentamento da COVID-19, 22 propuseram adaptações em ações previamente trabalhadas nos serviços1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.

17 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.
-1818 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8.,2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105., 26,2727 Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.,3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.

34 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.
-3535 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.

46 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.

47 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.

48 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.

49 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.
-5050 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96. (n=31) e três1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.

17 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.
-1818 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8. mantiveram o que estava em andamento (n=3).

Em relação a novas ações, 24 publicações relataram a criação de fluxos de trabalho1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,1717 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.,2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,2424 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.,2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.

29 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.

30 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19.
https://portal.fiocruz.br/documento/segu...

31 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.
-3232 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.,3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.

35 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.
-3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,3939 Lima ED, Kinker FS. Relatos de experiência sobre Eldorado/SP - Vale do Ribeira: Trabalhador da saúde em tempos de COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 99-101.,4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.,4444 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,4747 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.,5353 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.,6363 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96., 17 focaram em ações de educação permanente2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.

29 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.

30 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19.
https://portal.fiocruz.br/documento/segu...
-3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,3535 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82., 40,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,4747 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.,5454 Souza LAB, Neves HCC, Aredes NDA, Medeiros ICLJ, Silva GO, Ribeiro LCM. Nursing supervised curricular internship in the Covid-19 pandemic: experience in the program Brasil Conta Comigo. Rev Esc Enferm USP 2021; 55:e20210003.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017., nove em benefícios para os trabalhadores1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,2424 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.,1919 Brêtas SM, Guilam MCR. Relato de Experiência: A Odontologia no Apoio ao Monitoramento Estratégico da Covid-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: As Experiências Nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 58-65.,2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,2424 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.,2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,3737 Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96., seis em ampliação do apoio técnico2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,2424 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.,4747 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.,5858 Meneses AS. Gerenciamento Emergencial de Recursos da Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento à pandemia da COVID-19. SciELO Preprints; 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557.
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints....
, seis na área de vigilância2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,3232 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.,4444 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.,5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.,5454 Souza LAB, Neves HCC, Aredes NDA, Medeiros ICLJ, Silva GO, Ribeiro LCM. Nursing supervised curricular internship in the Covid-19 pandemic: experience in the program Brasil Conta Comigo. Rev Esc Enferm USP 2021; 55:e20210003., seis no âmbito da segurança3030 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19.
https://portal.fiocruz.br/documento/segu...
,3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.

35 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.
-3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017., três se basearam no uso de novas tecnologias2020 Cardona Júnior AHS, Andrade CWQ, Caldas LNM. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS Rev 2020; 2(2):137-141.,2424 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33. e duas foram baseadas no apoio social2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.. Nas adaptações, 17 estudos possuíam ações voltadas para os fluxos de trabalho1717 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.,1818 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8.,2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,2727 Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.,2929 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.,3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.

49 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.
-5050 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96., três para mudanças nas portas de entrada1818 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8.,2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96., quatro na realocação de profissionais1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,3232 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96. e dois apontavam ações para a segurança dos profissionais5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96.. Na manutenção de estratégias gerenciais, um estudo tinha ação voltada para a segurança dos profissionais, adaptação dos serviços e para a questão dos fluxos1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15..

No âmbito das estratégias assistenciais, 32 estudos1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,1818 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8.,1919 Brêtas SM, Guilam MCR. Relato de Experiência: A Odontologia no Apoio ao Monitoramento Estratégico da Covid-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: As Experiências Nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 58-65.,2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,2323 Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. The COVID-19 pandemic and the implementation of telehealth in speech-language and hearing therapy for patients at home: An experience report. CODAS 2020; 32(3):e20200144.,2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.,2929 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.,3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.,3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.

37 Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2.
-3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.,4040 Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.,4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,4949 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.,5151 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142.

52 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.
-5353 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.,5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.,6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167.

61 Brasileiro HMLM, Monte CD, Santos WJ, Meira MA, Pereira ANX, Ramos RLL, Nascimento R, Morais AF, Feitosa EMC. Controle glicêmico à distância dos idosos diabéticos insulinizados: uma experiência da atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em tempos de pandemia da COVID-19. APS Rev 2021; 3(3):168-175.

62 Becchi AC, Moisés SCC, Lovato NS, Harami GH, Alcântara VCS, Barbosa VCAA, Machado RA. Incentivo a prática da atividade física: estratégias do NASF em meio à Pandemia de Covid-19. APS Rev 2021; 3(3):176-181.

63 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.
-6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96. criaram novas ações (n=54 ações) para o enfrentamento da COVID-19, 18 adaptaram ações1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121., 29,3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.

34 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.
-3535 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.,4040 Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.

41 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.

42 Oliveira MAB, Monteiro LS, Oliveira RC, Moreira TS, Marques ACF, Silva UMA, Oliveira NA, Pereira GFC, Silva ACS, Santana RM. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS Rev 2020; 2(2):142-150.
-4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,5454 Souza LAB, Neves HCC, Aredes NDA, Medeiros ICLJ, Silva GO, Ribeiro LCM. Nursing supervised curricular internship in the Covid-19 pandemic: experience in the program Brasil Conta Comigo. Rev Esc Enferm USP 2021; 55:e20210003.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017. previamente trabalhadas nos serviços (n=26) e 101616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.,3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,5454 Souza LAB, Neves HCC, Aredes NDA, Medeiros ICLJ, Silva GO, Ribeiro LCM. Nursing supervised curricular internship in the Covid-19 pandemic: experience in the program Brasil Conta Comigo. Rev Esc Enferm USP 2021; 55:e20210003.,5858 Meneses AS. Gerenciamento Emergencial de Recursos da Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento à pandemia da COVID-19. SciELO Preprints; 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557.
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints....
,6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167. mantiveram o que estava em andamento (n=15).

Em 27 estudos relatou-se o uso de novas tecnologias para a promoção do cuidado1818 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8.,1919 Brêtas SM, Guilam MCR. Relato de Experiência: A Odontologia no Apoio ao Monitoramento Estratégico da Covid-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: As Experiências Nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 58-65.,2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,2323 Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. The COVID-19 pandemic and the implementation of telehealth in speech-language and hearing therapy for patients at home: An experience report. CODAS 2020; 32(3):e20200144.,2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.,3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.,3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,4040 Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,4949 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.,5151 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142.

52 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.
-5353 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.,5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.,6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167.

61 Brasileiro HMLM, Monte CD, Santos WJ, Meira MA, Pereira ANX, Ramos RLL, Nascimento R, Morais AF, Feitosa EMC. Controle glicêmico à distância dos idosos diabéticos insulinizados: uma experiência da atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em tempos de pandemia da COVID-19. APS Rev 2021; 3(3):168-175.

62 Becchi AC, Moisés SCC, Lovato NS, Harami GH, Alcântara VCS, Barbosa VCAA, Machado RA. Incentivo a prática da atividade física: estratégias do NASF em meio à Pandemia de Covid-19. APS Rev 2021; 3(3):176-181.

63 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.
-6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96., quatro apontaram ações de diagnóstico1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,2929 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.,3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96., três ações de visitas domiciliares4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.,5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39., três vacinação para outros públicos4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33., três criação de fluxos assistenciais2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82., dois acompanhamento clínico2929 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.,3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745., e em um estudo foi criada estratégia voltada exclusivamente para a vacinação de idosos contra a COVID-193737 Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2.. Sobre a adaptação de estratégias assistenciais, 12 estudos mostraram ações na promoção da continuidade do cuidado1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,1919 Brêtas SM, Guilam MCR. Relato de Experiência: A Odontologia no Apoio ao Monitoramento Estratégico da Covid-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: As Experiências Nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 58-65.,2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,2323 Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. The COVID-19 pandemic and the implementation of telehealth in speech-language and hearing therapy for patients at home: An experience report. CODAS 2020; 32(3):e20200144.

24 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.
-2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,3030 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19.
https://portal.fiocruz.br/documento/segu...

31 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.

32 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.
-3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.,3535 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.,3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745., cinco adaptações na área da telemedicina1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,3232 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.,4242 Oliveira MAB, Monteiro LS, Oliveira RC, Moreira TS, Marques ACF, Silva UMA, Oliveira NA, Pereira GFC, Silva ACS, Santana RM. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS Rev 2020; 2(2):142-150.,5151 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142., dois no monitoramento3232 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.,4242 Oliveira MAB, Monteiro LS, Oliveira RC, Moreira TS, Marques ACF, Silva UMA, Oliveira NA, Pereira GFC, Silva ACS, Santana RM. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS Rev 2020; 2(2):142-150., dois na vacinação2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,4242 Oliveira MAB, Monteiro LS, Oliveira RC, Moreira TS, Marques ACF, Silva UMA, Oliveira NA, Pereira GFC, Silva ACS, Santana RM. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS Rev 2020; 2(2):142-150. e um estudo retratou alterações nas ações de saúde bucal2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310., e dois na dispensação de medicamentos para pacientes crônicos2020 Cardona Júnior AHS, Andrade CWQ, Caldas LNM. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS Rev 2020; 2(2):137-141.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.. Em relação a manutenção das estratégias, cinco estudos relataram ações voltadas para o cuidado de pacientes crônicos1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.,5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119., cinco estratégias de manutenção dos fluxos assistenciais2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,3535 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.,5050 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36.,6161 Brasileiro HMLM, Monte CD, Santos WJ, Meira MA, Pereira ANX, Ramos RLL, Nascimento R, Morais AF, Feitosa EMC. Controle glicêmico à distância dos idosos diabéticos insulinizados: uma experiência da atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em tempos de pandemia da COVID-19. APS Rev 2021; 3(3):168-175., três para o cuidado materno-infantil1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119. e dois para a vacinação3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119..

Barreiras e facilitadores

Quarenta e duas publicações apresentaram barreiras e ou facilitadores à implementação das estratégias e ações1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,1717 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.,1919 Brêtas SM, Guilam MCR. Relato de Experiência: A Odontologia no Apoio ao Monitoramento Estratégico da Covid-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: As Experiências Nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 58-65.,2020 Cardona Júnior AHS, Andrade CWQ, Caldas LNM. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS Rev 2020; 2(2):137-141.,2323 Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. The COVID-19 pandemic and the implementation of telehealth in speech-language and hearing therapy for patients at home: An experience report. CODAS 2020; 32(3):e20200144.

24 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.

25 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.

26 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.

27 Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.

28 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.
-2929 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.,3232 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.

33 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.

34 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.

35 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.

36 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.

37 Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2.

38 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.
-3939 Lima ED, Kinker FS. Relatos de experiência sobre Eldorado/SP - Vale do Ribeira: Trabalhador da saúde em tempos de COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 99-101.,4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.,4242 Oliveira MAB, Monteiro LS, Oliveira RC, Moreira TS, Marques ACF, Silva UMA, Oliveira NA, Pereira GFC, Silva ACS, Santana RM. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS Rev 2020; 2(2):142-150.,4444 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.

47 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.

48 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.

49 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.

50 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.

51 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142.

52 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.

53 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.

54 Souza LAB, Neves HCC, Aredes NDA, Medeiros ICLJ, Silva GO, Ribeiro LCM. Nursing supervised curricular internship in the Covid-19 pandemic: experience in the program Brasil Conta Comigo. Rev Esc Enferm USP 2021; 55:e20210003.

55 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.

56 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.

57 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.

58 Meneses AS. Gerenciamento Emergencial de Recursos da Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento à pandemia da COVID-19. SciELO Preprints; 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557.
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints....

59 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36.

60 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167.

61 Brasileiro HMLM, Monte CD, Santos WJ, Meira MA, Pereira ANX, Ramos RLL, Nascimento R, Morais AF, Feitosa EMC. Controle glicêmico à distância dos idosos diabéticos insulinizados: uma experiência da atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em tempos de pandemia da COVID-19. APS Rev 2021; 3(3):168-175.

62 Becchi AC, Moisés SCC, Lovato NS, Harami GH, Alcântara VCS, Barbosa VCAA, Machado RA. Incentivo a prática da atividade física: estratégias do NASF em meio à Pandemia de Covid-19. APS Rev 2021; 3(3):176-181.

63 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.
-6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96., que foram categorizadas nos níveis: usuário, profissional, serviços e sistemas.

A nível do usuário destacam-se como barreiras à adaptação e acesso dos usuários à novas tecnologias para teleatendimento ou práticas online2323 Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. The COVID-19 pandemic and the implementation of telehealth in speech-language and hearing therapy for patients at home: An experience report. CODAS 2020; 32(3):e20200144.,2424 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.,3535 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.,5151 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142.,5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.,6161 Brasileiro HMLM, Monte CD, Santos WJ, Meira MA, Pereira ANX, Ramos RLL, Nascimento R, Morais AF, Feitosa EMC. Controle glicêmico à distância dos idosos diabéticos insulinizados: uma experiência da atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em tempos de pandemia da COVID-19. APS Rev 2021; 3(3):168-175.,6262 Becchi AC, Moisés SCC, Lovato NS, Harami GH, Alcântara VCS, Barbosa VCAA, Machado RA. Incentivo a prática da atividade física: estratégias do NASF em meio à Pandemia de Covid-19. APS Rev 2021; 3(3):176-181., acesso à informação qualificada3535 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.,5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.,6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167. e convencimento sobre os riscos das conversas e aglomerações nas UBS4444 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.. A nível dos profissionais as barreiras encontradas foram a dificuldade de manejar tecnologias ou EPI4949 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.,6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96., comunicação com os usuários2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,2727 Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33., disponibilidade de EPI5858 Meneses AS. Gerenciamento Emergencial de Recursos da Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento à pandemia da COVID-19. SciELO Preprints; 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557.
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints....
,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36., acesso a internet3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022. e sobrecarga de trabalho2727 Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.. Em relação ao nível de serviços as principais barreiras foram: falta de EPI1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,4747 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96., reorganização do fluxo de trabalho e novos protocolos1717 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.,3232 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.,4444 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.,5050 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.,6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167., acesso a internet3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022. e espaço físico limitado4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,5353 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.. No nível do sistema as dificuldades dos testes diagnósticos4747 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.,6363 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234. e financiamento3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251. são as principais barreiras.

Em relação aos facilitadores para implementação de ações foram citados a colaboração da população1818 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8., aumento do vínculo e acolhimento2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.,3737 Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2.,4444 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.,4747 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251. e aumento da adesão dos pacientes via remota4040 Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.,6262 Becchi AC, Moisés SCC, Lovato NS, Harami GH, Alcântara VCS, Barbosa VCAA, Machado RA. Incentivo a prática da atividade física: estratégias do NASF em meio à Pandemia de Covid-19. APS Rev 2021; 3(3):176-181. no nível dos usuários. Já em relação aos profissionais, foram apontados como potenciais o empenho e comprometimento dos profissionais1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15., as reuniões multidisciplinares2020 Cardona Júnior AHS, Andrade CWQ, Caldas LNM. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS Rev 2020; 2(2):137-141., o reconhecimento profissional2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121., a maior aproximação entre os profissionais2727 Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245. e disponibilidade de capacitações5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.,5858 Meneses AS. Gerenciamento Emergencial de Recursos da Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento à pandemia da COVID-19. SciELO Preprints; 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557.
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints....
,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36.. Quanto ao nível dos serviços foram relatados como facilitadores o uso de tecnologias remotas2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245., horários alternativos de funcionamento3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111., articulação com os dispositivos comunitários do território5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39. e a transmissão de conteúdos5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.. Além disso, a utilização de novos protocolos e diretrizes2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,4444 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245. foi apontado como um potencial para o nível de sistemas.

Discussão

Essa revisão de escopo mapeou nas evidências científicas as estratégias que foram desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde no Brasil durante a pandemia de COVID-19, conforme os resultados apresentados. A maioria dos estudos eram relatos de caso e comtemplavam os profissionais de saúde, o que era esperado tendo em vista a urgência no compartilhamento de evidências na emergência sanitária e o papel desses profissionais nas ações adotadas. O grande número de publicações que misturam estratégias de gestão e de assistência corrobora estudos que demonstram o quanto gestão e assistência encontram-se interligadas na prática em saúde6565 Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, Shamseer L, Tetzlaff JM, Akl EA, Brennan SE, Chou R, Glanville J, Grimshaw JM, Hróbjartsson A, Lalu MM, Li T, Loder EW, Mayo-Wilson E, McDonald S, McGuinness LA, Stewart LA, Thomas J, Tricco AC, Welch VA, Whiting P, Moher D. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ 2021; 372:n71.

66 Sanine PR, Dias A, Machado DF, Zarili TFT, Carrapato JFL, Placideli N, Nunes LO, Mendonça CS, Castanheira ERL. Influência da gestão municipal na organização da atenção à saúde da criança em serviços de atenção primária do interior paulista. Cad Saude Publica 2021; 37:e00242219.

67 Feuerwerker LCM, organizador. Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação. Porto Alegre: Rede Unida; 2014.
-6868 Schraiber LB, Peduzzi M, Sala A, Nemes MIB, Castanhera ERL, Kon R. Planejamento, gestão e avaliação em saúde: identificando problemas. Cien Saude Colet 1999; 4:221-242.. Concomitantemente, a identificação de um maior número de publicações com intervenções gerenciais pode sinalizar uma influência dos interesses dos gestores sobre tais práticas.

Resultados como o da maioria das estratégias (74%) de âmbito gerencial referirem-se a propostas criadas durante aquele período, enquanto apenas cerca de 20% serem adaptações e 2% manutenção de ações já realizadas na rotina, reforçam a percepção de que todo o saber técnico-científico que cabe aos profissionais responsáveis diretos pela assistência em saúde6868 Schraiber LB, Peduzzi M, Sala A, Nemes MIB, Castanhera ERL, Kon R. Planejamento, gestão e avaliação em saúde: identificando problemas. Cien Saude Colet 1999; 4:221-242. não foram suficientes naquela situação, assim como demonstram o quanto as necessidades impostas em saúde induzem a proposição de novas práticas6969 Paim JS. Da teoria do processo de trabalho em saúde aos modelos de atenção. In: Ayres JRCM, Santos L. organizadores. Saúde, sociedade e história. São Paulo: Hucitec/Rede Unida; 2017. p. 375-392..

Ao mesmo tempo, a tendência dos profissionais de saúde em adaptarem ou manterem as práticas já incorporadas no cotidiano dos serviços, simultaneamente à criação de novas estratégias, reafirmam a busca em atender as necessidades já impostas nos serviços, como no caso das consultas de pré-natal e nas ações de vacinação, sem deixar de reconhecer as novas necessidades impostas pela pandemia de COVID-196969 Paim JS. Da teoria do processo de trabalho em saúde aos modelos de atenção. In: Ayres JRCM, Santos L. organizadores. Saúde, sociedade e história. São Paulo: Hucitec/Rede Unida; 2017. p. 375-392..

Exemplificam esta concepção a construção de fluxos e linhas de cuidado serem as intervenções que mais se destacaram entre as estratégias criadas1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,1717 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.,2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,2424 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.,2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.

29 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.

30 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19.
https://portal.fiocruz.br/documento/segu...

31 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.
-3232 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.,3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.

35 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.
-3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,3939 Lima ED, Kinker FS. Relatos de experiência sobre Eldorado/SP - Vale do Ribeira: Trabalhador da saúde em tempos de COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 99-101.,4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.,4444 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,4747 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.,5353 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.,6363 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96. e adaptadas1717 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.,1818 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8.,2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,2727 Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.,2929 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.,3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.

46 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.

47 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.

48 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.

49 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.
-5050 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36. pela gestão, enquanto no âmbito assistencial, foi o uso de novas tecnologias1818 Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8.,1919 Brêtas SM, Guilam MCR. Relato de Experiência: A Odontologia no Apoio ao Monitoramento Estratégico da Covid-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: As Experiências Nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 58-65.,2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,2323 Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. The COVID-19 pandemic and the implementation of telehealth in speech-language and hearing therapy for patients at home: An experience report. CODAS 2020; 32(3):e20200144.,2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.,3131 Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.,3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,4040 Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,4949 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.,5151 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142.

52 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.
-5353 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.,5555 Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.,6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167.

61 Brasileiro HMLM, Monte CD, Santos WJ, Meira MA, Pereira ANX, Ramos RLL, Nascimento R, Morais AF, Feitosa EMC. Controle glicêmico à distância dos idosos diabéticos insulinizados: uma experiência da atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em tempos de pandemia da COVID-19. APS Rev 2021; 3(3):168-175.

62 Becchi AC, Moisés SCC, Lovato NS, Harami GH, Alcântara VCS, Barbosa VCAA, Machado RA. Incentivo a prática da atividade física: estratégias do NASF em meio à Pandemia de Covid-19. APS Rev 2021; 3(3):176-181.

63 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.
-6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96..

Cabe pontuar que o uso de tecnologias digitais pelos serviços de APS, em especial, o teleatendimento (por telefone, WhatsApp, consulta on-line), já se encontrava em expansão entre as práticas de saúde5050 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.. Este aumento na utilização de tecnologias digitais, se mantida no cotidiano das equipes, poderia auxiliar na ampliação do acesso à usuários localizados em áreas remotas e de difícil deslocamento até os serviços.

Entretanto, ressalta-se que este recurso foi muito utilizado para as consultas individuais2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,2323 Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. The COVID-19 pandemic and the implementation of telehealth in speech-language and hearing therapy for patients at home: An experience report. CODAS 2020; 32(3):e20200144.,2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,4040 Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.,4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32., com predomínio de propostas para grupos populacionais específicos, como com transtorno mental grave, situação de violência, cuidado paliativo, além daqueles já considerados prioritários no cotidiano dos serviços, como crianças menores de um ano, gestantes, puérperas e idosos1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.

37 Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2.
-3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.,4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.,4949 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.,5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.,5353 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128..

É importante destacar que cabe um questionamento sobre as visitas domiciliares e a priorização de grupos populacionais para atendimentos, considerando que esses padrões já eram assim definidos antes da pandemia de COVID-19, mas que se tornou mais evidenciado neste cenário imposto pelo distanciamento social e suspensão das consultas de rotina. Esses padrões seriam uma resposta à necessidade imposta pelo novo modelo de financiamento da APS, que entrou em vigor no período durante a pandemia7070 Seta MH, Ocke-Reis CO, Ramos ALP. Programa Previne Brasil: o ápice das ameaças à Atenção Primária à Saúde? Cien Saude Colet 2021; 26(Supl. 2):3781-3786.,7171 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Institui o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS, alterando a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. Diário Oficial da União; 2019.. É preciso considerar que os indicadores desse novo modelo são buscados pelas equipes de maneira desenfreada mesmo em detrimento de outros grupos populacionais ou práticas mais inclusivas2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,7070 Seta MH, Ocke-Reis CO, Ramos ALP. Programa Previne Brasil: o ápice das ameaças à Atenção Primária à Saúde? Cien Saude Colet 2021; 26(Supl. 2):3781-3786., como se viu com o atendimento odontológico das gestantes, apontado pela literatura como uma das causas do retorno dos atendimentos eletivos de saúde bucal, antes mesmo da instituição de normas técnicas científicas para sua realização com segurança2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310..

Desta forma, para além da suspensão das atividades em grupo, que caracteriza um modelo de atenção mais centrado na doença, este resultado levanta também a reflexão de que apesar de referir-se a uma nova estratégia, ela mantém em sua essência a mesma tecnologia operante das consultas individuais presenciais, além da reprodução de um modelo de atenção biologicista e voltadas às ações programáticas6969 Paim JS. Da teoria do processo de trabalho em saúde aos modelos de atenção. In: Ayres JRCM, Santos L. organizadores. Saúde, sociedade e história. São Paulo: Hucitec/Rede Unida; 2017. p. 375-392., que continua valorizando a lógica da vigilância.

Assim, pode-se interpretar que muitas das propostas compreendidas como novas, em sua natureza, referem-se a uma adaptação dos processos de trabalho na busca em manter a rotina dos serviços. Ao mesmo tempo, sem entrar na discussão da necessidade destas atividades remotas serem utilizadas também para a promoção da saúde, esta iniciativa proporcionou um acompanhamento mais próximo para grupos considerados prioritários, sinalizando a operacionalização de um modelo de atenção que valoriza o cuidado longitudinal - mesmo este não sendo ofertado a toda a população do território.

Na contramão deste movimento de suspensão de atividades em grupos2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,2727 Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.,3232 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.,4949 Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.,5050 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176. ou da utilização de estratégias centralizadas em grupos prioritários, destacaram-se estudos que evidenciaram a manutenção do fluxo regular pelo serviço2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.,5050 Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.,5757 Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36.. Entre eles, chama atenção um que menciona o trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS) como “elemento fundamental no sucesso da ação”6060 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167., o que reafirma a existência e potencialidade de diferentes agentes mobilizadores no processo de trabalho em saúde6969 Paim JS. Da teoria do processo de trabalho em saúde aos modelos de atenção. In: Ayres JRCM, Santos L. organizadores. Saúde, sociedade e história. São Paulo: Hucitec/Rede Unida; 2017. p. 375-392., além da importância destes profissionais recuperarem o protagonismo de outros tempos.

Nesta mesma perspectiva, cabe pontuar as iniciativas centradas em um cuidado mais abrangente, de promoção de hábitos saudáveis e de manutenção do vínculo2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.,4040 Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.,5151 Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142.,5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.,6262 Becchi AC, Moisés SCC, Lovato NS, Harami GH, Alcântara VCS, Barbosa VCAA, Machado RA. Incentivo a prática da atividade física: estratégias do NASF em meio à Pandemia de Covid-19. APS Rev 2021; 3(3):176-181.,6363 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.. Em um número ainda menor, mas atendendo completamente a proposta de uma APS integral e integradora, identificou-se intervenções voltadas à proteção social, como distribuição de cestas básicas e itens de higiene, e auxílio para o preenchimento do cadastro dos usuários em programas sociais2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32..

Este movimento de criar intervenções de promoção da saúde e prevenção de agravos foi observado, também, em ações específicas sobre a COVID-19, por meio da divulgação de informações confiáveis e a oferta de vacinação, incluindo da influenza - que se apresentava como um agravamento para a situação pandêmica do país2020 Cardona Júnior AHS, Andrade CWQ, Caldas LNM. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS Rev 2020; 2(2):137-141.,2626 Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.,3535 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.,3737 Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2.,4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.

42 Oliveira MAB, Monteiro LS, Oliveira RC, Moreira TS, Marques ACF, Silva UMA, Oliveira NA, Pereira GFC, Silva ACS, Santana RM. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS Rev 2020; 2(2):142-150.
-4343 Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.. Tais iniciativas mereceriam ser incorporadas nas rotinas dos serviços, uma vez que poderiam contribuir, não apenas com questões relacionadas à promoção da saúde e prevenção de agravos, mas, também, com o enfrentamento do estigma e a discriminação que são reproduzidos ao longo dos anos por desinformação da população sobre determinadas doenças.

Entre as novas intervenções assistenciais destacou-se a construção de fluxos assistenciais para manter o distanciamento entre os usuários, sem prejuízo na ampliação do acesso ao diagnóstico e à assistência clínica, incluindo o monitoramento e acompanhamento das pessoas suspeitas e/ou confirmadas1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,2828 Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.,2929 Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.,3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,3838 Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96..

Já nas estratégias criadas pela gestão, além daquelas mais voltadas para a vigilância da doença2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.,3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.,4646 Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.,5454 Souza LAB, Neves HCC, Aredes NDA, Medeiros ICLJ, Silva GO, Ribeiro LCM. Nursing supervised curricular internship in the Covid-19 pandemic: experience in the program Brasil Conta Comigo. Rev Esc Enferm USP 2021; 55:e20210003.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245. e construção de linha de cuidado e fluxos organizacionais da rede de serviços1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,1717 Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.,2222 Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.,2424 Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.,2528-3232 Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.,3434 Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.

35 Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.
-3636 Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.,3939 Lima ED, Kinker FS. Relatos de experiência sobre Eldorado/SP - Vale do Ribeira: Trabalhador da saúde em tempos de COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 99-101.,4141 Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.,4444 Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.,4545 Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.,4747 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.,5353 Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.,5656 Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.,6363 Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.,6464 Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96., merece atenção o desenvolvimento de propostas de apoio aos serviços, como por exemplo, na qualificação do processo de trabalho em saúde (notas técnicas e ações de educação permanente para profissionais de saúde)1616 Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.,1919 Brêtas SM, Guilam MCR. Relato de Experiência: A Odontologia no Apoio ao Monitoramento Estratégico da Covid-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: As Experiências Nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 58-65.

20 Cardona Júnior AHS, Andrade CWQ, Caldas LNM. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS Rev 2020; 2(2):137-141.
-2121 Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.,2525 Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.,3333 Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.,4242 Oliveira MAB, Monteiro LS, Oliveira RC, Moreira TS, Marques ACF, Silva UMA, Oliveira NA, Pereira GFC, Silva ACS, Santana RM. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS Rev 2020; 2(2):142-150. e para funcionários de outros setores da prefeitura3030 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19.
https://portal.fiocruz.br/documento/segu...
.

A construção de espaços de troca de saberes, como na criação de grupos discussão e tomada de decisões4747 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36., é outra ação que merece destaque por qualificar os profissionais na perspectiva de uma atenção mais voltada às especificidades de cada situação, o que mereceria ser continuado na rotina destes serviços e incorporado por todos os outros, uma vez que favoreceria a materialização da integralidade preconizada para a APS e ainda distante da prática de muitos serviços.

Observou-se, ainda, iniciativas de atenção à saúde dos trabalhadores, como na oferta de assistência psicológica, auriculoterapia, reiki, ioga, técnicas de automassagem e meditação, práticas de ginástica laboral4747 Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.,4848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.,5252 Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.,5959 Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36., além de estratégias de acolhida para os funcionários afastados do trabalho em decorrência da COVID-194848 Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251..

Salienta-se que apesar do rigor metodológico da revisão de escopo, os resultados precisam ser considerados com cautela, uma vez que não é previsto avaliação da qualidade das publicações. Outro limitador a ser considerado refere-se à seleção dos dados, pois, apesar da busca abrangente, em virtude do grande volume de publicações em torno do tema COVID-19, estudos podem não ter sido recuperados e outros podem ter sido publicados após a finalização da revisão. Além disso, a necessidade urgente de informações levou muitos artigos a serem disponibilizado em formato pré-print e publicados em curtíssimo espaço de tempo o que comprometeu, muitas vezes, a descrição das estratégias e a contextualização das ações, fato que se reflete nos resultados.

Considerações finais

A emergência sanitária da COVID-19 impôs um imenso desafio e exigiu resposta imediata do sistema de saúde que precisou se reorganizar para atender às demandas. No contexto dos serviços de APS não foi diferente, foram necessários diversos processos de adaptação ou adoção de novas estratégias para garantir o acesso da população à continuidade do cuidado somado a atenção dispendida para a COVID-19. Nessa revisão de escopo buscamos apresentar quais foram essas estratégias.

Por meio desta diversidade de intervenções identificadas nos estudos, pode-se concluir que há vários projetos em disputa nos serviços de APS, evidenciados por diferentes objetos, instrumentos de trabalho e ações dos profissionais, que explicitam distintos modelos de atenção produzidos no processo de trabalho6969 Paim JS. Da teoria do processo de trabalho em saúde aos modelos de atenção. In: Ayres JRCM, Santos L. organizadores. Saúde, sociedade e história. São Paulo: Hucitec/Rede Unida; 2017. p. 375-392.. Alguns se identificaram ao modelo de atenção tradicional (epidemiológico e clínico) - que traz um enfoque biologicista e centrado na vigilância individualizante da doença - e, outros, da saúde coletiva - com um olhar holístico para a saúde, buscando atender ao modelo de atenção ampliado, que valoriza a integralidade e a longitudinalidade baseada no cuidado centrado na pessoa, na família e na comunidade.

É importante ponderar que, apesar da COVID-19 referir-se a uma doença transmissível e que, portanto, necessita de uma abordagem mais centrada na vigilância epidemiológica, é preciso que os serviços de APS considerem a saúde em seu aspecto mais amplo, incluindo as vulnerabilidades para sua ocorrência, assim como a coexistência de diferentes condições de saúde que podem agravar o quadro clínico da doença. Mas que, para além da pandemia, os processos de trabalho precisam reconhecer que as pessoas continuam vivendo e apresentando novas, e antigas, necessidades de (e em) saúde. Neste sentido, constatou-se que o mesmo desafio do antagonismo presente na organização dos processos de trabalho na APS, anterior ao período pandêmico, perduram nas estratégias atuais.

Agradecimentos

À Mônica Martins de Oliveira Viana (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde, SES-SP), pelo apoio na concepção da revisão, e Isabel dos Santos Figueiredo (Bibliotecária do Serviço de Acesso à Informação, na Divisão da Biblioteca e Documentação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela elaboração das estratégias de busca e realização das buscas nas bases e plataformas.

Referências

  • 1
    Starfield B, Shi L, Macinko J. Contribution of primary care to health systems and health. Milbank Q 2005; 83(3):457-502.
  • 2
    Viacava F, Oliveira RAD, Carvalho CC, Laguardia J, Bellido JG. SUS: oferta, acesso e utilização de serviços de saúde nos últimos 30 anos. Cien Saude Colet 2018; 23:1751-1762.
  • 3
    Venancio SI, Rosa TEC, Sanches MTC, Shigeno EY, Souza JMP. Efetividade da Estratégia Saúde da Família sobre indicadores de saúde da criança no Estado de São Paulo. Rev Bras Saude Mater Infant 2016; 16:283-293.
  • 4
    Alckmin G, Pesaro F, Hoffmann G. Comissão de Transição Governamental. Relatório do Grupo Técnico de Saúde - Produto 2. Relatório Final. Brasília: MS; 2022.
  • 5
    Melo EA, Mendonça MHM, Oliveira JR, Andrade GCL. Mudanças na Política Nacional de Atenção Básica: entre retrocessos e desafios. Saude Debate 2018; 42(n. esp. 1):38-51.
  • 6
    Morosini MVGC, Fonseca AF, Baptista TWF. Previne Brasil, Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária e Carteira de Serviços: radicalização da política de privatização da atenção básica? Cad Saude Publica 2020; 36(9):e00040220.
  • 7
    Nunes J. A pandemia de COVID-19: securitização, crise neoliberal e a vulnerabilização global. Cad Saude Publica 2020; 36(5):e00063120.
  • 8
    Johnson MC, Saletti-Cuesta L, Tumas N. Emociones, preocupaciones y reflexiones frente a la pandemia del COVID-19 en Argentina. Cien Saude Colet 2020; 25(Supl. 1):2447-2456.
  • 9
    Medina MG, Giovanella L, Bousquat A, Mendonça MHM, Aquino R. Atenção primária à saúde em tempos de COVID-19: o que fazer? Cad Saude Publica 2020; 36(8):e00149720.
  • 10
    Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI; 2020.
  • 11
    Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, Moher D, Peters MD, Horsley T, Weeks L, Hempel S, Akl EA, Chang C, McGowan J, Stewart L, Hartling L, Aldcroft A, Wilson MG, Garritty C, Lewin S, Godfrey CM, Macdonald MT, Langlois EV, Soares-Weiser K, Moriarty J, Clifford T, Tunçalp Ö, Straus SE. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med 2018; 169(7):467-473.
  • 12
    Viana MMO, Bortoli MCS, Sanine PR, Costa MIS, Oliveira CF, Araújo BC. Estratégias desenvolvidas nos serviços de atenção primária à saúde durante a pandemia da Covid-19 no Brasil: uma revisão de escopo rápida - Protocolo. Zenodo; 2022.
  • 13
    Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev 2016; 5:210.
  • 14
    Mendes-Gonçalves RB. Práticas de saúde: processos de trabalho e necessidades. In: Ayres JRCM, Santos L, organizadores. Saúde, sociedade e história. São Paulo: Hucitec/Rede Unida; 2017. p. 298-374.
  • 15
    World Health Organization (WHO). Strengthening and Adjusting Public Health Measures throughout the COVID-19 Transition Phases. Copenhagen: WHO European Region; 2020.
  • 16
    Andres SC, Carlotto AB, Leão A. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS Rev 2021; 3(1):9-15.
  • 17
    Araújo Júnior DG, Belarmino AC, Rodrigues MENG, Vieira LJES, Ferreira Júnior AR. Implicações da gestão em atenção primária em saúde no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Rev APS 2021; 23(3):559-568.
  • 18
    Belfort IKP, Costa VC, Monteiro SCM. Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS Rev 2021; 3(1):3-8.
  • 19
    Brêtas SM, Guilam MCR. Relato de Experiência: A Odontologia no Apoio ao Monitoramento Estratégico da Covid-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: As Experiências Nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 58-65.
  • 20
    Cardona Júnior AHS, Andrade CWQ, Caldas LNM. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS Rev 2020; 2(2):137-141.
  • 21
    Carletto AF, Santos FF. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis (Rio J) 2020; 30(3):e300310.
  • 22
    Cruz NMLV, Souza EB, Sampaio CSF, Santos AJM, Chaves SV, Hora RN, Souza RC, Santos JE. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS Rev 2020; 2(2):97-105.
  • 23
    Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. The COVID-19 pandemic and the implementation of telehealth in speech-language and hearing therapy for patients at home: An experience report. CODAS 2020; 32(3):e20200144.
  • 24
    Farias LABG, Colares MP, Barretoti FKA, Cavalcanti LPG. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19: impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Rev Bras Med Fam Comunidade 2020; 15(42):2455.
  • 25
    Fermo VC, Alves TF, Boell JEW, Tourinho FSV. A consulta de enfermagem no enfrentamento da COVID-19: vivências na atenção primária à saúde. Rev Eletr Enferm 2021; 23:1-7.
  • 26
    Fernandez MV, Castro DM, Fernandes LMM, Alves IC. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS Rev 2020; 2(2):114-121.
  • 27
    Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trab Educ Saude (Online) 2021; 19:e00321153.
  • 28
    Ferreira MGBL, Santos TC, Santos RC, Lucena MLF, Santos CF, Araújo HMSS, et al. Estratégias de Enfrentamento da COVID-19 na Perspectiva da Atenção Primária de Saúde: relato de experiência da ESF Branca II. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as Experiências nos Territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 28-33.
  • 29
    Figueiredo EAB, Silva KLS, Luz HDH, Martins FLM, Marçal MA, Vitorino DFM, Costa HS. Atuação do Fisioterapeuta na saúde primária no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Rev Bras Promo Saude 2021; 34(1):1-10.
  • 30
    Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19 [Internet]. [acessado 2022 maio 13]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19
    » https://portal.fiocruz.br/documento/segundo-boletim-da-pesquisa-monitoramento-da-saude-dos-acs-em-tempos-de-covid-19
  • 31
    Franca MCE, Alvarez REC. Assistência à Saúde do Trabalhador Usuário/Profissional do SUS durante o enfrentamento ao COVID-19 no município de Eunápolis-BA. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 108-111.
  • 32
    Freitas FO, Santos DVD. Covid-19 e Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 12-13.
  • 33
    Giovanella L, Vega R, Tejerina-Silva H, Acosta-Ramirez N, Parada-Lezcano M, Ríos G, Iturrieta D, Almeida PF, Feo O. ¿Es la atención primaria de salud integral parte de la respuesta a la pandemia de Covid-19 en Latinoamérica? Trab Educ Saude 2021; 19:e00310142.
  • 34
    Giovanella L, Bousquat A, Medina MG, Mendonça MHM, Facchini LA, Tasca R, Nedel FB, Lima JG, Mota PHS, Aquino R. Desafios da atenção básica no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/Editora Fiocruz; 2022.
  • 35
    Gois-Santos VT, Santos VS, Souza CDF, Tavares CSS, Gurgel RQ, Martins-Filho PR. Primary health care in Brazil in the times of COVID-19: Changes, challenges and perspectives. Rev Assoc Med Bras 2021; 66(7):876-879.
  • 36
    Guimarães FG, Carvalho TML, Bernardes RM, Pinto JM. A organização da atenção primária à saúde de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia COVID-19: relato de experiência. APS Rev 2020; 2:74-82.
  • 37
    Gutiérrez-Murillo RS. The Family Health Strategy and Its Relevance to Geriatric Immunisation Campaigns Against COVID-19 in Brazil. Electro J Gen Med 2022; 19(2):1-2.
  • 38
    Leal FE, Mendes-Correa MC, Buss LF, Costa SF, Bizario JCS, Souza SRP, Thomaz O, Tozetto-Mendoza TR, Villas-Boas LS, Oliveira-da Silva LC, Grespan RMZ, Capuani L, Buccheri R, Domingues H, Alexander N, Mayaud P, Sabino EC. Clinical features and natural history of the first 2073 suspected COVID-19 cases in the Corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study. BMJ Open 2021; 11(1):e042745.
  • 39
    Lima ED, Kinker FS. Relatos de experiência sobre Eldorado/SP - Vale do Ribeira: Trabalhador da saúde em tempos de COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 99-101.
  • 40
    Mendes AO, Campanha GSC, Silva CS, Medeiros H. Ampliação do acesso através de ferramentas virtuais. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 119-123.
  • 41
    Mendonça CS, Rosset I, Gonçalves MR, Bastos CGM, Medeiros AF. Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de APS à pandemia do COVID-19. APS Rev 2020; 2:28-32.
  • 42
    Oliveira MAB, Monteiro LS, Oliveira RC, Moreira TS, Marques ACF, Silva UMA, Oliveira NA, Pereira GFC, Silva ACS, Santana RM. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS Rev 2020; 2(2):142-150.
  • 43
    Oliveira LMS, Gomes NP, Oliveira ES, Santos AA, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaucha Enferm 2021; 42(n; esp.):e20200138.
  • 44
    Parente NC, Matta MFSSR, Brasil MA, Moreira MRC, Machado MFAS. Teleconsultas de usuários com suspeita de COVID-19: uma experiência na Estratégia Saúde da Família. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 135-137.
  • 45
    Pingel ES, Llovet A, Cosentino F, Lesser J. Committing to Continuity: Primary Care Practices During COVID-19 in an Urban Brazilian Neighborhood. Health Educ Behav 2021; 48(1):29-33.
  • 46
    Prado NMBL, Rossi TRA, Chaves SCL, Barros SG, Magno L, Santos HLPC, Santos AMD. The international response of primary health care to COVID-19: document analysis in selected countries. Cad Saude Publica 2020; 36(12):e00183820.
  • 47
    Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Cavalcante ASP, Martins AF, Sousa LA, Carvalho RC, Cunha ICKO. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS Rev 2020; 2(2):177-188.
  • 48
    Rios AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):246-251.
  • 49
    Rodrigues AP, Felipe CR, Lima DB, Costa LRO, Fernandes PF, Silva RPP, Fernandes RM, Lazarini WS. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS Rev 2020; 2(2):189-196.
  • 50
    Santos ABS, França MVS, Santos JLF. Atendimento remoto na APS no contexto da COVID-19: a experiência do Ambulatório da Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. APS Rev 2020; 2(2):169-176.
  • 51
    Santos SM, Reis DS, Souza CRC, Cunha VMM, Chazan ACS. Terapia comunitária integrativa no enfrentamento à pandemia: uma rede on-line de apoio solidário. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 138-142.
  • 52
    Silva MHM, Costa BF, Itaborahy LM, Costa LT, Grossman E. APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma clínica da família do Rio de Janeiro. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 34-39.
  • 53
    Souza DTV, Stefanello S. "Anjos da Saúde": O telemonitoramento de idosos como estratégia de enfrentamento à COVID-19. In: Teixeira CP, Favoreto CAO, Santos DVD, Savassi LCM, Guilam MCR, Machado MFAS, Pinto MEB, organizadores. COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde). Rio de Janeiro: Anais/Sessões temáticas/Profsaúde; 2020. p. 124-128.
  • 54
    Souza LAB, Neves HCC, Aredes NDA, Medeiros ICLJ, Silva GO, Ribeiro LCM. Nursing supervised curricular internship in the Covid-19 pandemic: experience in the program Brasil Conta Comigo. Rev Esc Enferm USP 2021; 55:e20210003.
  • 55
    Souza JP, Garcia EG, Nascimento AS, Brito RS, Greszgorn Júnior IL, Bonfim JM. Contribuições do programa mais médicos no enfrentamento da pandemia de covid-19 na Bahia. Rev Baiana Saude Publica 2021; 45:108-119.
  • 56
    Ximenes Neto FRG, Carvalho e Araújo CR, Silva RCC, Aguiar MR, Sousa LA, Serafim TF, Dorneles JA, Gadelha LA. Coordenação do cuidado, vigilância e monitoramento de casos da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco (Brasília) 2020; 11(1):239-245.
  • 57
    Souza LB, Schir DG, Soccol KLS, Santos NOD, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J Nurs Health 2020; 10(4):20104017.
  • 58
    Meneses AS. Gerenciamento Emergencial de Recursos da Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento à pandemia da COVID-19. SciELO Preprints; 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557.
    » https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557.
  • 59
    Claudino LMZ, Albuquerque MIN, Macêdo VC, Campelo FMP, Fernandes GAS. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS Rev 2020; 4(1):27-36.
  • 60
    Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS Rev 2021; 3(3):156-167.
  • 61
    Brasileiro HMLM, Monte CD, Santos WJ, Meira MA, Pereira ANX, Ramos RLL, Nascimento R, Morais AF, Feitosa EMC. Controle glicêmico à distância dos idosos diabéticos insulinizados: uma experiência da atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em tempos de pandemia da COVID-19. APS Rev 2021; 3(3):168-175.
  • 62
    Becchi AC, Moisés SCC, Lovato NS, Harami GH, Alcântara VCS, Barbosa VCAA, Machado RA. Incentivo a prática da atividade física: estratégias do NASF em meio à Pandemia de Covid-19. APS Rev 2021; 3(3):176-181.
  • 63
    Fernandez M, Carvalho W, Borges V, Klitzke D, Tasca R. A Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento à pandemia da COVID-19: um mapeamento das experiências brasileiras por meio da Iniciativa APS Forte. APS Rev 2021; 3(3):224-234.
  • 64
    Silveira JPM, Zonta R. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19 em Florianópolis. APS Rev 2020; 2:91-96.
  • 65
    Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, Shamseer L, Tetzlaff JM, Akl EA, Brennan SE, Chou R, Glanville J, Grimshaw JM, Hróbjartsson A, Lalu MM, Li T, Loder EW, Mayo-Wilson E, McDonald S, McGuinness LA, Stewart LA, Thomas J, Tricco AC, Welch VA, Whiting P, Moher D. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ 2021; 372:n71.
  • 66
    Sanine PR, Dias A, Machado DF, Zarili TFT, Carrapato JFL, Placideli N, Nunes LO, Mendonça CS, Castanheira ERL. Influência da gestão municipal na organização da atenção à saúde da criança em serviços de atenção primária do interior paulista. Cad Saude Publica 2021; 37:e00242219.
  • 67
    Feuerwerker LCM, organizador. Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação. Porto Alegre: Rede Unida; 2014.
  • 68
    Schraiber LB, Peduzzi M, Sala A, Nemes MIB, Castanhera ERL, Kon R. Planejamento, gestão e avaliação em saúde: identificando problemas. Cien Saude Colet 1999; 4:221-242.
  • 69
    Paim JS. Da teoria do processo de trabalho em saúde aos modelos de atenção. In: Ayres JRCM, Santos L. organizadores. Saúde, sociedade e história. São Paulo: Hucitec/Rede Unida; 2017. p. 375-392.
  • 70
    Seta MH, Ocke-Reis CO, Ramos ALP. Programa Previne Brasil: o ápice das ameaças à Atenção Primária à Saúde? Cien Saude Colet 2021; 26(Supl. 2):3781-3786.
  • 71
    Brasil. Ministério da Saúde (MS). Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Institui o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS, alterando a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. Diário Oficial da União; 2019.

  • Financiamento

    Projeto financiado pelo FESIMA, ligado à SES-SP, sob o CAF nº 015/2021.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Dez 2023
  • Data do Fascículo
    Dez 2023

Histórico

  • Recebido
    07 Jun 2023
  • Aceito
    21 Ago 2023
  • Publicado
    23 Ago 2023
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br