EDITORIAL
Arlindo Fábio Gómez de Sousa
Desde há muito a Escola Nacional de Saúde Pública sentia a necessidade de divulgar, com periodicidade, seu pensamento, bem como o daqueles que trabalham na área social e aí, prioritariamente, no campo da saúde pública.
Com a organização de seu Programa de Educação Continuada, PEC-ENSP, modernizou as ações que já vinha embrionariamente desenvolvendo desde seus projetos PEPPE/PESES.
Assim, deu início a uma nova fase editorial que hoje compreende o Programa Ampliado de Imunização (PAI), Reunião Análise Difusão de Informações em Saúde (RADIS), Textos de Apoio (em co-edição com a Abrasco), Catálogo, Memória da Saúde Pública, dentre outras publicações.
A ENSP entende que, além das atividades que desenvolve nas áreas de ensino e pesquisa, tem na área da extensão onde se localizam os CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA uma ampliação de sua responsabilidade social e, por meio dessa sua nova publicação, abre ainda mais às críticas e colaboração suas opiniões e trabalhos.
Publicação científica, os CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA estarão sempre abertos à colaboração de profissionais de quaisquer instituições, nacionais ou estrangeiras, propondo-se ser um foro permanente de debate sobre as questões direta ou indiretamente ligadas à Saúde Pública, acolhendo teses, pesquisas, estudos, artigos e opiniões, participando assim na divulgação e circulação de idéias que venham colaborar para o aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa nessa área.
Os CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA pretendem, também, ser um instrumento de ajuda para o trabalho dos profissionais e instituições do setor saúde, prioritariamente, visando sempre o objetivo central de contribuir, por todos os meios, para a melhoria das condições de saúde e de vida de nossas populações.