EDITORIAL

 

 

Arlindo Fábio Gómez de Sousa

 

 

Desde há muito a Escola Nacional de Saúde Pública sentia a necessidade de divulgar, com periodicidade, seu pensamento, bem como o daqueles que trabalham na área social e aí, prioritariamente, no campo da saúde pública.

Com a organização de seu Programa de Educação Continuada, PEC-ENSP, modernizou as ações que já vinha embrionariamente desenvolvendo desde seus projetos PEPPE/PESES.

Assim, deu início a uma nova fase editorial que hoje compreende o Programa Ampliado de Imunização (PAI), Reunião Análise Difusão de Informações em Saúde (RADIS), Textos de Apoio (em co-edição com a Abrasco), Catálogo, Memória da Saúde Pública, dentre outras publicações.

A ENSP entende que, além das atividades que desenvolve nas áreas de ensino e pesquisa, tem na área da extensão — onde se localizam os CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA — uma ampliação de sua responsabilidade social e, por meio dessa sua nova publicação, abre ainda mais às críticas e colaboração suas opiniões e trabalhos.

Publicação científica, os CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA estarão sempre abertos à colaboração de profissionais de quaisquer instituições, nacionais ou estrangeiras, propondo-se ser um foro permanente de debate sobre as questões direta ou indiretamente ligadas à Saúde Pública, acolhendo teses, pesquisas, estudos, artigos e opiniões, participando assim na divulgação e circulação de idéias que venham colaborar para o aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa nessa área.

Os CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA pretendem, também, ser um instrumento de ajuda para o trabalho dos profissionais e instituições do setor saúde, prioritariamente, visando sempre o objetivo central de contribuir, por todos os meios, para a melhoria das condições de saúde e de vida de nossas populações.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br