EDITORIAL/EDITORIAL
Carlos Coimbra Jr.
Coordenador da Comissão Editorial da ENSP
No sétimo ano de sua criação, pode-se dizer que os Cadernos de Saúde Pública estão no rumo de atingir sua maturidade. O número médio de contribuições publicadas anualmente tem sido da ordem de 40, contando-se hoje com uma boa reserva de artigos em processo de revisão ou já na composição. Desde sua criação, o número de assinantes vem aumentando a cada ano, totalizando quatrocentos atualmente. Também cresceu a lista de bibliotecas e instituições que recebem os Cadernos como permuta, em número de oitenta, ou como doação, cerca de duzentas. Com relação a sua penetração fora do Brasil, nossa revista tem chegado às bibliotecas de vários países, principalmente na América Latina.
Esses números apontam para o sucesso dos Cadernos como canal na divulgação de pesquisas e discussão de idéias no campo da Saúde Pública. Como coordenador da nova Comissão Editorial que assume suas atividades a partir deste volume, gostaria de manifestar o nosso reconhecimento aos demais colegas que nos antecederam em sua editoração.
Para o ano que se inicia, pretendemos alcançar novas conquistas com o intuito de consolidar definitivamente os Cadernos de Saúde Pública como periódico científico no campo da saúde pública. Para tanto, julgamos prioritária a indexação da revista nos principais índices, por acreditarmos ser esta a forma mais eficaz para aumentar a divulgação do material publicado. Com o mesmo fim, também trabalharemos no sentido de aumentar o número de assinantes e instituições que recebem os Cadernos.
Quanto à seleção e avaliação de manuscritos, os procedimentos já estabelecidos serão mantidos. Também daremos continuidade ao projeto de publicação de números especiais/temáticos, estando previsto para este ano um fascículo sobre "a saúde da mulher" e outro sobre "a saúde de povos indígenas". Em suma, continuaremos abertos à colaboração de pesquisadores nacionais e estrangeiros para que, através de seus artigos de pesquisa, análise e resenhas, possam trazer suas contribuições na melhoria das condições gerais de saúde e no contínuo aperfeiçoamento do ensino e serviços nesse setor.