EDITORIAL

 

O Corpo Editorial

 

 

Os últimos dois anos de publicação dos Cadernos de Saúde Pública foram marcados por profundas transformações de caráter editorial e de sua produção. As modificações introduzidas na formatação dos artigos visaram atender não apenas ao público estrangeiro, mas também aos autores nacionais, que exigiam dos Cadernos mais agilidade na divulgação de sua produção científica para além das fronteiras regionais.

A indexação internacional foi uma etapa decisiva para atingirmos de forma mais ampla a comunidade científica, o que já se faz refletir no número crescente de manuscritos provenientes do exterior, assim como de pedidos de assinaturas e permutas.

Nosso Conselho Editorial é constituído predominantemente por consultores provenientes de outras instituições (cerca de 1% apenas pertence aos quadros da ENSP), inclusive estrangeiras, todos reconhecidos especialistas ligados a diferentes setores da Saúde Pública. Além destes, os Cadernos contam com a colaboração de cerca de trinta especialistas que, na qualidade de consultores ad hoc, contribuem de maneira decisiva no processo de avaliação dos manuscritos. Seus nomes aparecem listados em seção especial de agradecimento no fascículo quarto de cada volume.

A abertura do corpo editorial dos Cadernos foi outra importante conquista que se deu ao longo destes anos e que se consolida com o presente volume. Além de incluir pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), a nova composição do corpo de Editores Associados inclui também pesquisadores de outras instituições nacionais. São eles: Amélia Cohn (Universidade de São Paulo), Maria Fernanda F. de Lima e Costa (Universidade Federal de Minas Gerais) e Maurício Lima Barreto (Universidade Federal da Bahia).

Do ponto de vista da sua organização, o conteúdo editorial da revista foi também reformulado. As seções Análise e Pesquisa fundiram-se e, atualmente, encontram-se classificadas sob Artigos. Isto se deve ao fato de considerarmos que a organização anterior diluía o principal objetivo da revista, que é o da difusão da produção científica na área da Saúde Pública, contemplando sua variedade de referenciais teóricos e abordagens metodológicas.

Apesar das mudanças no que diz respeito ao planejamento gráfico da revista, introduzidas a partir do volume 8, optou-se por manter a tradição dos Cadernos em ter uma cor de capa para cada ano. Isto permite uma maior rapidez na identificação visual de nossos volumes.

Com a renovação do corpo editorial e as modificações introduzidas, esperamos tornar os Cadernos de Saúde Pública um veículo ainda mais ágil e eficaz para promover o debate científico no campo da Saúde Pública e divulgar a produção científica nesta área. Para tal, é fundamental a colaboração de nossos consultores e a confiança dos autores ao escolherem os Cadernos para a publicação de seus trabalhos.

 

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br