RESENHA REVIEW

 

Mario B. Aragão

Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz

 

 

Diálogo sobre Ecologia, Ciência e Política
César Benjamin (editor). Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1993.
(Brochura)
ISBN 85-209-0412-2

Só mesmo o nosso ex-colega da Escola Nacional de Saúde Pública, César Queiroz Benjamin, poderia escrever um livro como este. Nele, tudo é ao mesmo tempo polêmico e didático.

Segundo o autor, trata-se de uma discussão sobre problemas ecológicos entre dois profissionais de formações distintas: um de Ciências Naturais e outro de Ciências Sociais. A nosso ver, porém, a coisa não é assim. Aquele que é apresentado como de Ciências Naturais parece-se mais com os atuais pesquisadores preparados no sistema burocratizado da pós-graduação. O seu pensamento é, tipicamente, o de um burocrata que completou todas as etapas da sua carreira: Mestrado, Doutorado, etc. O outro assemelha-se aos antigos cientistas, de ampla cultura geral.

Duas frases do primeiro capítulo, "Abertura: rumo à catástrofe", merecem ser transcritas, pois combinam com a idéia que fazemos dos dois debatedores: "Na mitologia contemporânea, como se sabe, os computadores sempre dizem a verdade" e "O futuro catastrófico previsto para os países desenvolvidos — fome e desarticulação dos serviços essenciais — é apenas o dia-a-dia de boa parte da humanidade, hoje".

Muito importante uma nota que, curiosamente, tem o número 13 e está na página 13. Ela mostra que a preocupação com o meio ambiente não é recente. Vem, pelo menos, do século XVII e inclui até a extinção de espécies.

O capítulo "População: explosão ou transição" é muito útil, pois, apesar de o Prof. Mario Magalhães da Silveira ter demonstrado, em 1962, a falsidade das idéias de Malthus sobre população, este mito da explosão demográfica vem sendo difundido até hoje. Além do mais, o assunto é tratado com dados muito detalhados e de diversas fontes.

"Biodiversidade: defesa do futuro" discute o papel dos diversos níveis tecnológicos na agricultura e levanta problemas que podem advir do desenvolvimento da biotecnologia. Pela primeira vez vi esses problemas serem apresentados de forma entendível ao leigo.

Uma nota (142) sobre o problema da pesca na Amazônia define a situação atual: "A revolução tecnológica em curso na Amazônia (...) não é a da biotecnologia. É a da moto-serra e da rede de náilon, do trator e da geladeira".

Além desta nota, por si só bastante esclarecedora, toda a problemática da Amazônia está apresentada com muita clareza.

A demagogia do efeito estufa está minuciosamente discutida. Por outro lado, a histeria a respeito do buraco na camada de ozônio está muito bem comparada com uma histeria semelhante, desenvolvida contra o DDT, ambas ligadas ao problema de patentes.

O problema da lei de patentes está muito bem explicado e, pelo andar da carruagem, as multinacionais vão acabar patenteando o conhecimento dos índios e dos caboclos.

Ao final do livro chega-se à seguinte conclusão: isto sim é que é ecologia.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br