RESENHA REVIEW

 

Frederico Simões Barbosa

Departamento de Endemias Samuel Pessoa
Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz

 

 

Planejar e Redigir Trabalhos Científicos.
Luis Rey. São Paulo: Editora Edgar Blücher Ltda., 1993. 318 p.
(Brochura)

O Prof. Luis Rey volta à arena da literatura científica com mais esta obra essencialmente didática e de inconteste utilidade prática. Em 318 páginas, o autor condensa uma enorme quantidade de informações, colocadas em seus devidos lugares com muita precisão, em linguagem simples mas extremamente elegante.

Esta 2a edição surge com várias modificações e ampliações. A primeira parte, inteiramente nova, contém 141 páginas dedicadas a assuntos relacionados com a pesquisa e com o pesquisador. Nas oito primeiras páginas, o leitor é iniciado, de maneira muito sutil mas objetiva, no trato com o conhecimento, com as formas do saber e com os compromissos sociais do pesquisador. Discute, ainda, o papel da própria Ciência, comprometida com as diferentes formas de dominação política e econômica.

Nas demais páginas que compõem a primeira parte, o autor introduz o leitor em problemas metodológicos e estatísticos, bem como àqueles relacionados à redação do projeto de pesquisa, financiamento e o uso de computadores.

A segunda parte da obra é dedicada à produção do trabalho científico, com muitos detalhes de ordem prática, desde preocupações com a língua e a destinação do trabalho até a preparação dos textos para publicação ou apresentação oral.

O livro apresenta extraordinária coerência em todo o seu desdobramento até o capítulo 18, sobre a apresentação e discurso oral.

De acordo com seu autor, o livro "tem por finalidade essencial manter o texto atualizado, tanto mais que os progressos da arte de escrever e de fazer circular informações científicas adquirem um ritmo acelerado, pela introdução de novas técnicas e novos equipamentos, como os modernos computadores, as novas máquinas de editoração e os sistemas e programas (software) especialmente desenvolvidos para isso".

Esta publicação é essencial a estudantes de pós-graduação e àqueles que se iniciam em atividades de pesquisa.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br