RESENHA REVIEW

 

Luiz Antonio dos Anjos

Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana
Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz

 

 

Growth, Maturation and Body Composition. The Fels Longitudinal Study 1929-1991 . Alex F. Roche. Cambridge Studies in Biological Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. 282 pp., ils.
(Capa Dura)
ISBN 0-521-37449-9

Estudos longitudinais são vitais para o conhecimento das características associadas ao crescimento e desenvolvimento físicos de populações humanas. Entretanto, são raríssimos aqueles que conseguem sobreviver durante muito tempo. Uma das exceções é o Estudo Longitudinal Fels (ELF), que, iniciado em 1929, permanece ativo até a presente data com a mesma pergunta básica: "o que faz as pessoas serem diferentes?". Ao longo dos anos, outras questões foram incorporadas e o estudo transformou-se numa conceituada unidade de pesquisa, por onde passaram vários importantes pesquisadores.

Growth, Maturation and Body Composition, escrito por Alex Roche, pesquisador do Fels durante os últimos 23 anos, descreve a história e os principais achados do ELF. Ficam evidentes a relevância teórico-metodológica do estudo e sua notável contribuição para a área de crescimento e desenvolvimento. Isto é facilmente observado pela discussão desenvolvida pelos pesquisadores associados ao ELF sobre a necessidade de dados de referência em crescimento e desenvolvimento para comparações de populações. Na verdade, os dados antropométricos atualmente recomendados pela Organização Mundial da Saúde para a avaliação nutricional de crianças até 2 anos de idade são oriundos do ELF.

O livro está dividido em 7 capítulos. Os dois iniciais apresentam, em detalhe, o gerenciamento do ELF e os métodos de coleta e análise de dados. Um capítulo é devotado aos estudos genéticos (cap. 3) e um outro às investigações sobre ossos e dentes (cap. 6). Os capítulos 4, 5 e 7 compõem a parte principal do livro e en-focam o crescimento, a maturação e o desenvolvimento físicos, a avaliação nutricional através da antropometria e a relação entre a composição corporal e os fatores de risco para doenças cardiovasculares. Ao final do capítulo 4, Roche sintetiza as necessidades e lacunas no conhecimento, exemplificadas pela falta de dados de referência sobre o crescimento em função do estágio maturacional durante a adolescência. Em todos os capítulos, o autor apresenta o estado da arte de cada tema, cobrindo aproximadamente 600 referências bibliográficas, que não se restringem às contribuições do ELF.

A leitura deste livro é recomendada a todos aqueles interessados na área do crescimento e desenvolvimento humanos, particularmente àqueles envolvidos em estudos longitudinais. Em ambos os casos, o livro servirá como uma fonte importante de consulta.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br