Evidências científicas para subsidiar o debate

Rosa Maria Soares Madeira Domingues Marilia Sá Carvalho Cláudia Medina Coeli Luciana Dias de Lima Sobre os autores

Este Suplemento de CSP representa um desdobramento do evento realizado pelo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (Ceensp/ENSP/Fiocruz), em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz), em abril de 2018, abordando o tema Aborto e Saúde Pública: Pesquisa, Atenção e Gestão11. Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. Aborto, saúde pública e saúde da mulher em pauta no Ceensp. http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/43558 (acessado em 21/Jan/2020).
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/i...
. A interrupção voluntária da gestação também foi objeto de audiência pública no Supremo Tribunal Federal em agosto de 2018 22. Supremo Tribunal Federal. Audiência Pública "Interrupção voluntária da gravidez". ADPF 442. Relatora Ministra Rosa Weber. http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/audienciasPublicas/anexo/TranscrioInterrupovoluntriadagravidez.pdf (acessado em 21/Jan/2020).
http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/audien...
.

Com caráter interdisciplinar, o Suplemento reúne pesquisadores nacionais e internacionais que são lideranças na temática da Saúde da Mulher, e busca a atualização científica e a apresentação de resultados para subsidiar o debate baseado em evidências.

Neste Suplemento, Ilana Löwy, pesquisadora do INSERM - Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale, França - discute o difícil tema da interrupção da gestação na presença de malformação do feto.

Trazendo o contexto internacional, o fascículo apresenta a experiência de sete países (El Salvador, Colômbia, Uruguai, Argentina, Brasil, Portugal e Irlanda) com marcos regulatórios diversos em relação à interrupção voluntária da gestação.

Duas revisões sistemáticas, uma sobre o aborto inseguro e outra sobre o aborto legal, reúnem a produção científica nacional no período 2008-2018, com estudos de abordagem quantitativa.

Três artigos trazem questões metodológicas: as dificuldades na realização de estudos quantitativos sobre a temática do aborto em contextos de ilegalidade, uma proposta de instrumento para avaliação da qualidade da atenção ao aborto na perspectiva das usuárias, e a utilização de um modelo hierárquico bayseano para estimar o número de abortos.

Em 10 estudos, com metodologias quantitativa e qualitativa, são abordados variados aspectos da interrupção da gestação, desde os limites e potencialidades dos sistemas de informação nacionais para analisar a situação epidemiológica do aborto no país aos discursos sobre o aborto na epidemia de Zika em dois jornais de circulação nacional, da perspectiva masculina face à gravidez indesejada à avaliação das práticas e significados da cena da ultrassonografia em maternidades públicas, entre outros.

Por fim, o suplemento encerra com a entrevista de Margareth Arilha, pesquisadora do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro do núcleo de pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).

Esperamos com este Suplemento, que inclui aspectos e abordagens tão diversos do tema aborto, contribuir para o debate científico, apresentando dados atualizados, suprindo lacunas preexistentes e indicando áreas que necessitam de investigações futuras.

Referências

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    6 Abr 2020
  • Data do Fascículo
    2020
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br