Desde 2021, CSP tem desenvolvido uma série de atividades e investimentos para aprimorar a sua estrutura e seus processos internos 11. Carvalho MS, Alves LC, Lima LD. Ano novo, renovemos a esperança. Cad Saúde Pública 2022; 38:e00003222.. Uma revista acadêmica do porte de CSP tem o papel de não apenas reunir e validar pesquisas científicas de qualidade, mas ser uma referência para aqueles não especialistas que buscam uma fonte de informação segura e embasada a respeito de questões de interesse da saúde pública e da sociedade. Em 2024, CSP irá comemorar seus 40 anos de existência e algumas novidades estão sendo preparadas.
Como primeira iniciativa das comemorações, em julho deste ano, colocamos no ar o novo site de CSP, com diversas mudanças e novas funcionalidades, respondendo tanto a aspectos relacionados às exigências das indexações quanto às relações com autores e leitores. O projeto gráfico é mais atraente e a navegabilidade dinâmica e interativa.
O website de um jornal científico desempenha um papel importante, possibilitando que os resultados das pesquisas estejam disponíveis para acesso por qualquer pessoa e de toda parte do mundo. Desde 1998, quando CSP se integrou à base SciELO, todo o acervo da revista está em acesso aberto e sem custos para os autores. Em 2016, a revista passou a ser somente online e a modalidade de publicação continuada foi adotada. Mesmo com a agilidade propiciada pela publicação digital, foi mantida a organização em fascículos mensais, que diferencia os números regulares dos temáticos, facilitando a busca.
Um aspecto que merece destaque é a responsividade do novo site, agora capaz de adaptar seu layout para todo tipo de dispositivo, do desktop aos tablets e telefones. Essa é uma das maiores novidades dessa reformulação: o conteúdo pode ser lido em qualquer lugar e por diferentes perfis de leitores.
A segunda importante mudança se deu na página de apresentação de cada artigo. O formato facilita a leitura, coloca a bibliografia e ilustrações referentes a cada trecho do manuscrito acessíveis por um simples clique. Além disso, foram também incorporadas as métricas e indicadores de citação dos artigos, nos indexadores habituais e nos dados de acessos em diferentes meios, os denominados altmetrics.
Muitas inovações, de caráter mais interno, são de interesse de autores e consultores. Todo nosso acervo agora está disponível não apenas por meio do SciELO, mas também nos servidores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). Também em breve daremos adeus ao Sistema de Avaliação e Gerenciamento de Artigos, o SAGAS. O processo de publicação eletrônica estará vinculado ao OJS (Open Journal System), que esperamos colocar no ar assim que concluídas as adaptações que julgamos necessárias.
Com o novo website pretendemos ampliar o espaço de discussão e propiciar maior engajamento da comunidade científica e de toda a sociedade. Procuramos expandir a presença nas redes sociais, produzir vídeos, estimular as atividades voltadas para a divulgação científica e, claro, apresentar tudo isso de forma integrada e acessível para quem nos lê. Mantivemos a tradição de selecionar imagens para cada fascículo. A cada ano escolhemos um tema que encante e faça pensar: arte de rua, prédios históricos da ciência, manifestações populares, entre outros. Um website não é apenas um texto científico. É uma maneira de trazer para o público informação científica qualificada com beleza e arte 22. Carvalho MS, Lima LD, Coeli CM. Saúde Pública, Ciência e Arte. Cad Saúde Pública 2020; 36:e0022920..
__________
- 1Carvalho MS, Alves LC, Lima LD. Ano novo, renovemos a esperança. Cad Saúde Pública 2022; 38:e00003222.
- 2Carvalho MS, Lima LD, Coeli CM. Saúde Pública, Ciência e Arte. Cad Saúde Pública 2020; 36:e0022920.
Datas de Publicação
- Publicação nesta coleção
13 Out 2023 - Data do Fascículo
2023
Histórico
- Recebido
14 Set 2023 - Aceito
15 Set 2023