O 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco: apostando na força emancipatória das trocas plurais e inclusivas

Mônica de Oliveira Nunes de Torrenté Suely Deslandes Marta Inez Machado Verdi Rui Massato Harayama Luís Henrique da Costa Leão Keila Silene de Brito e Silva Sobre os autores

Mais uma página da história da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) foi escrita entre os dias 30 de outubro a 3 de novembro de 2023, durante o 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde 11. Associação Brasileira de Saúde Coletiva. 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. https://www.cshs.org.br/ (accessed on Nov/2023).
https://www.cshs.org.br/...
, na Universidade Federal de Pernambuco. Com o tema Emancipação e Saúde: Decolonialidade, Reparação e Reconstrução Crítica, o evento foi proposto como um diálogo com as edições anteriores e absorveu as discussões da área, expressas no Plano Diretor da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, construído ao longo de 2020 e 2022. Por ser realizado em um contexto pós-pandêmico, de restabelecimento das instituições democráticas e do fortalecimento dos ciclos de investimento de políticas públicas, os debates pautaram a diversidade, o propósito decolonial e a exigência de reparação social como princípios orientadores tanto para a produção de ações públicas, como para a produção e partilha do conhecimento.

A produção dos diálogos e debates circularam em torno de três grandes debates e 34 mesas que abordaram temas como Decolonialidade do Poder-ser-saber-fazer: Desafios e Contribuições das Ciências Sociais e Humanas em Saúde, Reparação de Injustiças Históricas no Campo da Saúde: Ethos, Saber, Política e Ação Social e Desafios para a Reconstrução Crítica do Brasil: o Lugar e as Contribuições das Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Ainda ocorreram três painéis, pautados pelas discussões preparatórias do congresso, que debateram temáticas centrais da área, como A Distribuição dos Capitais e a Questão das Visibilidades no Campo da Saúde Coletiva, A Vanguarda Crítica das Humanidades em Saúde e sua Potencialidade no Campo da Saúde Coletiva e A Formação em Saúde (Coletiva) na Experiência das Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

A participação da comunidade das Ciências Sociais e Humanas em Saúde se fez presente e potente em torno de quase 200 organizadores e mais de 2.300 participantes no congresso, 2.353 trabalhos submetidos e 1.770 apresentados nos 35 coletivos temáticos. Inovamos metodologicamente ao incluir, na comissão científica, representantes dos movimentos sociais que conosco desenharam as atividades e avaliaram os trabalhos submetidos, e ao realizar encontros entre gerações de pesquisadores e estudantes (cafés intergeracionais) e de trocas entre pesquisadores, estudantes e representantes dos movimentos sociais (merendas intersaberes).

O congresso deixa muitas reflexões sobre o papel das Ciências Sociais e Humanas em Saúde nos movimentos de renovação paradigmática da área e sobre o protagonismo e diversidade dos sujeitos epistêmicos, numa virada que afirma pluralidade de direitos, identidades e lutas. Também acena para a necessidade premente de se rever parâmetros de inclusão 22. Nunes MO, Deslandes S, Verdi MIM, Harayama RM, Leão LHC, Silva MBB, et al. Uma agenda de pesquisa para as Ciências Sociais e Humanas em tempos de pandemia da COVID-19. Cad Saúde Pública 2021; 37:e00158421., visibilidade e sustentabilidade de nosso subcampo nos programas de formação em graduação e pós-graduação. Além disso, firmou a importância e o papel dos saberes e práticas das Ciências Sociais e Humanas em Saúde para a crítica, formulação e reformulação de políticas públicas fundadas e comprometidas com a democracia, os direitos humanos e a defesa da vida. Nessa direção, o congresso se posicionou, tanto no seu discurso de abertura, quanto na aprovação de uma moção, em defesa da paz e contra o desrespeito brutal às regras humanitárias do direito internacional, tal como ocorre atualmente contra o povo palestino na Faixa de Gaza.

______________

  • 1
    Associação Brasileira de Saúde Coletiva. 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. https://www.cshs.org.br/ (accessed on Nov/2023).
    » https://www.cshs.org.br/
  • 2
    Nunes MO, Deslandes S, Verdi MIM, Harayama RM, Leão LHC, Silva MBB, et al. Uma agenda de pesquisa para as Ciências Sociais e Humanas em tempos de pandemia da COVID-19. Cad Saúde Pública 2021; 37:e00158421.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Dez 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    06 Nov 2023
  • Aceito
    07 Nov 2023
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br