CSP 40 anos: maturidade

Marilia Sá Carvalho Luciana Dias de Lima Luciana Correia Alves Sobre os autores

CSP faz 40 anos em 2024. É momento de celebrar a maturidade adquirida pela revista. CSP é, como afirmávamos há sete anos, um bem comum da Saúde Coletiva 11. Carvalho MS, Coeli CM, Lima LD. CSP: a common good in Public Health. Cad Saúde Pública 2017; 33:e00133517..

Estamos, Editoras e equipe técnica, preparando um ano de comemoração. Eventos, selos, entrevistas, editoriais temáticos, exposição visual e muito mais. É, certamente, um momento especial para refletir sobre nossa trajetória até aqui e pensar no futuro.

Nesse processo de reflexão, pretendemos analisar o perfil dos artigos publicados por CSP ao longo do tempo. O objetivo é compreender quais temas se mostraram relevantes nesse percurso e quais foram seus impactos, não apenas por meio dos usuais indicadores bibliométricos, mas também incorporando uma visão qualitativa da contribuição das diversas subáreas do conhecimento representadas na revista.

Também em 2024 vamos aprofundar o debate sobre ciência aberta. A ciência aberta é um movimento internacional que visa tornar a pesquisa acessível para todos, eliminando obstáculos artificiais, especialmente os editoriais, legais e econômicos, e almejando a livre circulação do conhecimento científico, tão aberto quanto possível e tão fechado quanto necessário 22. What is open? https://okfn.org/en/library/what-is-open/ (accessed on 22/Nov/2023).
https://okfn.org/en/library/what-is-open...
. No quesito acesso aberto, CSP é uma das raras revistas que mantém o padrão diamante de publicação científica: não há taxa de submissão ou publicação, nem cobrança de acesso para leitura dos artigos. Isso só é possível graças ao financiamento feito pela instituição mantenedora, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

Um passo em direção à abertura do processo de avaliação já foi dado, pois os Editores Associados responsáveis pelos artigos serão agora identificados. Mas precisamos ir além. Precisamos saber o que pensa a comunidade da Saúde Coletiva no Brasil sobre a revisão por pares aberta e o compartilhamento de bancos de dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados na pesquisa científica. Para isso, por meio de websurvey, convidaremos autores, consultores e editores para opinar sobre as práticas editoriais de ciência aberta. Esse conhecimento será fundamental para caminharmos de forma adequada nessa direção.

A equipe técnica de CSP é um elemento fundamental na qualidade da revista. A diversidade, a qualificação e a excelência desse grupo marcam a história do periódico. O mais recente investimento se deu pela contratação de uma jornalista especializada em ciência, o que permitiu ampliar a atividade de divulgação científica, aspecto hoje essencial para a disseminação do conhecimento. E precisamos avançar ainda mais na articulação de CSP com veículos da imprensa, no diálogo com a sociedade e com os tomadores de decisão e na participação de editores e autores na divulgação dos resultados dos estudos publicados.

O ano de 2024 será de muito trabalho e muitos desafios. E, claro, um ano de comemoração. Convidamos autores e consultores, que compõem a comunidade CSP, a compartilhar esse momento conosco.

Feliz aniversário! Que CSP esteja sempre presente na vida da Saúde Coletiva.

__________

  • 1
    Carvalho MS, Coeli CM, Lima LD. CSP: a common good in Public Health. Cad Saúde Pública 2017; 33:e00133517.
  • 2
    What is open? https://okfn.org/en/library/what-is-open/ (accessed on 22/Nov/2023).
    » https://okfn.org/en/library/what-is-open/

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Jan 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    05 Dez 2023
  • Aceito
    05 Dez 2023
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br