EDITORIAL

 

Interface - Comunicação, Saúde, Educação nos 15 anos da Rede SciELO

 

 

Os editores dos periódicos científicos da América Latina, Caribe, Espanha, Portugal e África do Sul tiveram muito a comemorar neste ano: os 15 anos de intensa atividade e expansão da Rede SciELO de bibliotecas nacionais de acesso aberto aos periódicos científicos mais importantes dos países que a integram. Neste curto espaço de tempo a Rede SciELO tornou-se uma referência mundial de publicação de acesso aberto, como foi destacado por todos os convidados internacionais que participaram do evento comemorativo de seus 15 anos, realizado em outubro último em São Paulo.

Nosso periódico, criado poucos meses antes da SciELO, após seu ingresso na Biblioteca SciELO Brasil ,em 2005, alcançou um crescimento de quase 500% de suas submissões, em apenas três anos. Tal mudança representou um enorme desafio de organização de nosso trabalho editorial em suas diferentes etapas: do julgamento do mérito científico ao projeto gráfico-textual de cada fascículo. O crescimento das submissões tem se mantido e neste ano já ultrapassamos a marca recorde de 800 submissões, das quais cerca de 700 são artigos originais.

Nesses oito anos de presença da Interface na Biblioteca SciELO Brasil, nosso desafio tem sido acompanhar as propostas de aprimoramento da comunicação científica apresentadas por ela. Assim, para reduzir custos e prazos entre submissão e publicação, passamos a utilizar os sistemas de gerenciamento editorial online disponibilizados pela biblioteca (SciELO Submission, inicialmente, e ScholarOne, a partir de 2013) e a publicação pré-impressão (ahead of print) dos artigos aprovados. Mais recentemente, adotamos a publicação de press releases dos artigos publicados em nosso Blog e também no Blog das Ciências Humanas da SciELO, lançado durante a conferência dos 15 anos, e já no próximo fascículo, em nossa página na SciELO Brasil. Ao mesmo tempo, a presença mais recente de Interface nas redes sociais (Blog, Facebook, Twitter) é também resultado de um esforço da SciELO junto aos editores dos periódicos da rede para aumentar a visibilidade do que têm publicado junto à comunidade científica e, também, a um público mais amplo, buscando maior impacto social.

A recente seleção da revista Interface para integrar a coleção SciELO Saúde Pública, coleção temática da Rede SciELO, é outra conquista que queremos partilhar com nossos colaboradores. A coleção reúne 15 periódicos da área, quatro dos quais brasileiros. Com a entrada de nosso periódico nesta coleção a produção nacional do campo das Ciências Sociais e Humanas em Saúde alcançará uma maior visibilidade internacional. A integração a essa base ocorrerá em 2014, pois exigirá a mudança das normas bibliográficas da ABNT para Vancouver.

Para ampliar a comentada difusão internacional do que temos publicado em nosso periódico, em 2013 passamos a subsidiar a tradução de parcela dos artigos publicados para a língua inglesa, como parte dos esforços para ampliar a difusão internacional da produção científica nacional.

Para o próximo ano teremos outros desafios à frente, dos quais o maior é a profissionalização do trabalho editorial. Para atingir esta meta, será preciso buscar um financiamento público estável e suficiente, dado que descartamos a possibilidade de cobrar dos autores a submissão e/ou publicação de manuscritos. Neste sentido, é grande nossa expectativa com o "Projeto para o aperfeiçoamento da gestão e dos serviços de editoração e publicação dos periódicos brasileiros de saúde coletiva", sob a coordenação da SciELO e da Abrasco e com apoio do Ministério da Saúde. Espera-se que, com o esforço coordenado e articulado destas duas instituições com os periódicos do campo, possamos assegurar a profissionalização crescente de nosso trabalho editorial.

Antonio Pithon Cyrino, Lilia Blima Schraiber, Miriam Foresti
Editores

UNESP Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br