Caring and Sharing: Health and Humanities in Today’s World – 24 a 26 de Junho de 2021 (Projecto SHARE – Saúde e Humanidades Atuando em Rede, Universidade de Lisboa, Portugal)

Caring and Sharing: Health and Humanities in Today’s World – June 24 to 26 2021 (Proyecto SHARE - Salud y Humanidades Actuando en Red, Universidad de Lisboa, Portugal)

Joana Corrêa Monteiro Maria de Jesus Cabral Sobre os autores

A crise sanitária e pandémica que todo o mundo tem atravessado nos últimos dois anos trouxe abruptamente o tema da saúde para a ordem do dia. Todos os dias e um pouco por todo o lado números de infecções, de internamentos, de mortes, de vacinados, de não vacinados, enchem os noticiários e as conversas. Os números que trocamos parecem oferecer alguma objetividade, que aparenta ser a segurança possível no meio de tanta incerteza e desconhecimento. Mas as conversas não são realmente conversas. Não sabemos bem como tudo começou, não sabemos bem como funciona, não sabemos bem o que acontece e por que acontece a uns e não a outros – sabemos apenas estes números, que sabem, na verdade, a muito pouco. E torna-se por demais evidente como somos frágeis, como sempre o fomos. Mas é precisamente nessa fragilidade que partilhamos que é possível o encontro. Foi também neste contexto transversal exigente que a equipa do projeto SHARE(c(c)O Projecto SHARE é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, ENEI - Estratégia Nacional de Especialização Inteligente 2020 e EREI - Estratégia Regional de Especialização Inteligente 2020 (Portugal)) – Saúde e Humanidades Atuando em Rede promoveu o congresso internacional Caring and Sharing: Health and Humanities in Today’s World, decorrido no passado mês de Junho de 2021. Mesmo não tendo a pandemia sido a motivação primeira para a organização deste encontro, tornou-se manifesto que essa circunstância ocasionou uma urgência global de repensar, reescrever e reviver o cuidar e o partilhar no encontro entre a saúde e as humanidades, que procurámos encarar e colocar no centro de um diálogo a múltiplas vozes.

Na verdade, o desenvolvimento das Humanidades Médicas (HM) das últimas décadas tem vindo a demonstrar a relevância dos saberes, dos métodos e dos instrumentos humanísticos e estéticos na abordagem da saúde e da doença, colocando o encontro clínico como foco multi- e interdisciplinar dos cuidados de saúde. Alinhado com os mais recentes avanços na área das HM, o projeto SHARE tem estado fortemente envolvido neste campo emergente tanto em termos de investigação, como de educação/formação e de trabalho de campo hospitalar, contribuindo assim para uma transformação narrativa da saúde e do cuidar11 Charon R, DasGupta S, Hermann N, Irvine C, Marcus ER, Colón ER, et al. The principles and practice of narrative medicine. Oxford: Oxford University Press; 2017.. Assim, marcando o culminar de um projeto que envolveu três anos de trabalho intensivo a nível inter/nacional e atividades diversificadas, a equipa do projeto SHARE organizou este congresso internacional subordinado ao tema “Caring and Sharing: Health and Humanities in Today’s World”. Dada a crise pandémica presente em todo o mundo, o congresso decorreu online. Mesmo com a restrição da distância, e o desafio de múltiplos fusos horários, o encontro mostrou-se uma plataforma oportuna e profícua para a partilha dos resultados alcançados com um público alargado e, sobretudo, para trazer à discussão questões como os limites e potencialidades da narrativa no âmbito dos cuidados de saúde, as fronteiras das HM e da Medicina Narrativa (MN), ou ainda os modos de avaliar o impacto do uso das metodologias humanísticas nos cuidados de saúde e em contextos educacionais.

Tendo em conta o crescimento exponencial das HM a nível global, os desafios cruciais que este desenvolvimento coloca e as questões institucionais que levanta, este encontro internacional respondeu à necessidade de reunir grupos de investigação, acadêmicos e projetos de todo o mundo, de modo a promover a troca de conhecimentos, a partilha de resultados de investigação e de experiências. O congresso reuniu investigadores oriundos de áreas multidisciplinares e mutuamente fertilizantes como literatura e artes, filosofia, sociologia, psicologia, antropologia, farmácia, medicina, enfermagem, fisioterapia e bioética, e foi aberto ao público em geral, contando também com a presença e com os contributos de médicos e outros profissionais de saúde, académicos, investigadores e estudantes das áreas da saúde e das Humanidades.

Além de figuras prestigiadas dos campos da MN e HM, como Rita Charon, Brian Hurwitz e Katherine Hall, conduziram também sessões plenárias a escritora irlandesa Lucy Caldwell e Manuel Silvério Marques, membro do Projeto em Humanidades Médicas da Universidade de Lisboa. O programa incluiu, além das sessões plenárias, painéis e sessões paralelas de apresentação e discussão de papers, com comunicações que intersectaram múltiplas áreas disciplinares. Entre os temas dos painéis contaram-se a dança e a sua relevância nos cuidados de saúde, as formas, funções, riscos e efeitos da escrita na crise pandémica, os cuidados centrados no paciente em fisioterapia, as narrativas dos números e a forma como estes moldam o entendimento da doença, a introdução das humanidades médicas na formação de médicos, enfermeiros, e farmacêuticos, a narrativa na investigação e na educação ligadas à diabetes e os limites da representação da doença. As sessões de papers individuais tinham como eixos temáticos: o repensar a narrativa/vidade nos cuidados de saúde, o uso do conhecimento e metodologias das artes e humanidades na área das ciências de saúde, a criação de programas educacionais interdisciplinares em HM, a partilha de atividades de campo e de outros trabalhos aplicados, os impactos sociais das HM, a educação dos pacientes e os pacientes como educadores, os limites da representação da doença, escrita e confinamento, literatura e pandemia, intervenções baseadas na arte em cuidados de saúde e noutros contextos, usos terapêuticos das artes, e o impacto das MH nas relações interprofissionais de saúde.

Participaram investigadores de todo o mundo: Alemanha, Áustria, Austrália, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Nova Zelândia, Reino Unido, Taiwan. Entre oradores plenários, oradores em painéis e sessões paralelas, moderadores e público, participaram cerca de 150 pessoas. Mesmo remotamente e a partir dos diferentes fusos horários, a qualidade e o carácter inovador dos trabalhos apresentados no encontro asseguram o seu sucesso, que também muito se deveu à generosidade intelectual de todos os participantes e ao empenho com que cada apresentação e cada discussão foi levada a cabo. Também por essa razão, preparamo-nos agora para editar uma publicação, com arbitragem científica, de uma seleção dos trabalhos apresentados.

  • (c)
    O Projecto SHARE é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, ENEI - Estratégia Nacional de Especialização Inteligente 2020 e EREI - Estratégia Regional de Especialização Inteligente 2020 (Portugal)

  • Monteiro JC, Cabral MJ. Caring and Sharing: Health and Humanities in Today’s World – 24 a 26 de Junho de 2021 (Projecto SHARE – Saúde e Humanidades Atuando em Rede, Universidade de Lisboa, Portugal). Interface (Botucatu). 2022; 26: e210646 https://doi.org/10.1590/interface.210646

Referências

  • 1
    Charon R, DasGupta S, Hermann N, Irvine C, Marcus ER, Colón ER, et al. The principles and practice of narrative medicine. Oxford: Oxford University Press; 2017.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Fev 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    20 Set 2021
  • Aceito
    18 Nov 2021
UNESP Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br