8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde: continuidade, convergência e coerência

MARTINHO SILVA Sobre o autor

Cerca de mil congressistas (CBCSHS..., 2019) caminharam aproximadamente dois mil metros pelas ruas da capital de um estado da Região Nordeste do Brasil, em defesa de mais diversidade e democracia no Sistema Único de Saúde - SUS (EM PAUTA..., 2019). Na tarde de sábado do dia 28 de setembro de 2019, quase metade dos participantes do 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CONGRESSO..., 2019) partiram da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em direção à Praça da Paz, tornando o evento científico ainda mais lúdico, cultural, artístico e político. No dia anterior, o Congresso havia sediado uma cerimônia aguardada ansiosamente por todos: a celebração dos 40 anos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Abrasco (ENCONTRO..., 2019). Esse misto de protesto e comemoração marcou o 8º Congresso, sediado na UFPB, em João Pessoa, entre os dias 26 e 30 de setembro de 2019, intitulado “Igualdade nas diferenças: enfrentamentos na construção compartilhada do bem-viver e o SUS”.

O 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde contou com 2.168 participantes, enquanto o 7º Congresso em Cuiabá, no ano de 2016, recebeu 958; o 6º, no Rio de Janeiro em 2013, acolheu 1.645 (RELATÓRIO..., 2017); o 5º, em São Paulo no ano de 2011, o fez com 1.250; e o 1º, em Curitiba, no ano de 1995 - quando ainda se chamava Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde - 400. O crescimento do número de participantes foi acompanhado pelo aumento na quantidade de instituições de ensino superior que vêm indicando representantes para a Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco, organizadora do evento. Em 1995, apenas seis instituições indicaram representantes (CANESQUI, 1995CANESQUI, A. M. Apresentação. In: ______. (Org.). Dilemas e desafios das Ciências Sociais na Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec-Abrasco; 1995. p. 11-18.). Em 2011 esse número subiu para 10 (RELATÓRIO..., 2015) e em 2014, para 20 (RELATÓRIO..., 2016), atingindo 29 em 2019 (COMPOSIÇÃO..., 2019). Essa ampliação é fruto de um esforço coletivo, inclusive de professores do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como Madel Luz, Luiz Antonio de Castro Santos, Kenneth R. Camargo Jr., Roseni Pinheiro, Francisco Ortega e Claudia Mora, que se revezaram como representantes do Instituto na mencionada Comissão (PINHEIRO, 2013PINHEIRO, R. Projeto Memória: 30 anos da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde/Abrasco. Rio de Janeiro: UERJ/IMS/Lappis; 2013. Disponível em: https://www.abrasco.org.br/site/comissaodecienciassociaisehumanasemsaude/wp-content/uploads/sites/5/2016/11/Projeto_Memoria_CBCSHS.pdf. Acesso em: 27 out. 2019.
https://www.abrasco.org.br/site/comissao...
).

Esses congressos ora expressam concentração da produção científica no eixo Sul-Sudeste (IANNI et al., 2015IANNI, A. M. Z. et al. Os Congressos Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco: um campo científico em disputa. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 503-513, fev. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000200503&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2019.), ora capilaridade regional das Ciências Sociais e Humanas em Saúde (TRAD, 2012TRAD, L. A. B. Temas e enfoques contemporâneos nas Ciências Sociais e Humanas no Brasil: expressões e tendências refletidas no V congresso da área. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 28, n. 12, p. 2373-2379, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2012001400016. Acesso em: 5 mar. 2019.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
), de maneira que uma das conquistas do 8º Congresso diz respeito justamente ao fato de que a imensa maioria de seus grupos temáticos (GTs) - 27 dos 29 - foi pluri-regional, ou seja, foram GTs coordenados por pessoas vinculadas a instituições localizadas em pelo menos duas das cinco regiões do Brasil, incluindo Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A diversidade regional dos GTs encontra-se em convergência com a própria configuração da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, única das três comissões da Abrasco - as outras duas são Epidemiologia e Política, Planejamento e Gestão - com representantes de universidades das cinco regiões do país. A capilaridade, a diversidade e a descentralização regional no 8º Congresso e na Comissão representam um avanço na luta contra as iniquidades em ciência e tecnologia no Brasil, revelando a continuidade entre as últimas gestões da Comissão.

Essas e outras conquistas do 8º Congresso expressam, além de continuidade e convergência, coerência entre ideias e atos, pois o trabalho em equipe das comissões organizadoras nacional e local, do mesmo modo que da comissão científica do Congresso, viabilizou a igualdade nas diferenças em variados planos. Dentre as inovações do Congresso, destacam-se: 1) estudantes apresentaram propostas de GTs, alguns dos 29 sendo coordenados por alunos de cursos de especialização, inclusive; 2) integrantes de movimentos sociais fizeram parte da comissão científica, colaborando para a construção dos critérios para premiação dos trabalhos apresentados nos 29 GTs; e 3) foram elaborados critérios de avaliação específicos para os relatos de experiência apresentados nesses GTs, valorizando o grau de aprendizado adquirido nas vivências, bem como o exercício do pensamento crítico sobre as intervenções.

Nada disso teria sido possível sem o protagonismo da comissão organizadora local em todo o processo de construção do Congresso, da qual participaram Eymard Vasconcelos, Pedro Cruz e outros representantes da Educação Popular em Saúde da UFPB, envolvidos em projetos de extensão reconhecidos nacionalmente (VASCONCELOS; CRUZ, 2013VASCONCELOS, E. M.; CRUZ, P. J. (Orgs.) Educação Popular na Formação Universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo, João Pessoa: Hucitec, Editora Universitária da UFPB, 2013.). Os habitantes de João Pessoa ainda sofrem danos simbólicos e materiais ligados direta ou indiretamente ao cenário governamental nacional, como o preconceito regional (EXAME, 2019) e a poluição nas praias (PESQUISADORES..., 2019).

Abordar o bem-viver (ACOSTA, 2016ACOSTA, A. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária/Elefante, 2016.) se torna urgente quando vivemos esses e outros desastres socioambientais, pois tal conceito emerge como uma crítica à ideia de desenvolvimento: mais do que eficiência, trata-se de suficiência, numa perspectiva voltada para a convivência em comunidade, distinta também de um bem-estar exclusivamente individual. Em meio a tanto machismo e outras tantas formas de discriminação presentes nos pronunciamentos de representantes do Governo Federal atual, nada mais necessário do que pautar o debate sobre a igualdade nas diferenças em nossos congressos.

Reunimos educadoras e estudantes, poetas e pesquisadoras, militantes e representantes dos povos indígenas na Praça da Paz de João Pessoa durante o 8º Congresso, nutrindo a esperança de que outros atos públicos venham povoar os eventos da Abrasco e de outras associações científicas brasileiras que lutam por direitos. Ainda temos muitos enfrentamentos adiante, pois é cada vez mais evidente que o mundo contemporâneo não é dos mais amistosos a uma construção compartilhada entre academia, serviço e comunidade.

Por fim, como já é praxe no Editorial do último número de Physis em cada ano, agradecemos de público a todos os pareceristas que nos auxiliaram, de novembro/2018 a outubro/2019, na difícil tarefa da editoração científica. Seus nomes estão listados a seguir. Adicionalmente, fazemos agradecimento especial à parecerista que mais se destacou nesses 12 meses, pela qualidade e quantidade de suas colaborações: Leila Senna Maia, pós-doutoranda e pesquisadora colaboradora no IMS-UERJ, que realizou nada menos que oito pareceres para nossa revista. A você, Leila, e a todos os demais revisores e autores, nosso muito obrigado!

Referências bibliográficas

REVISORES DE NOVEMBRO/2018 A OUTUBRO/2019

Adelyne Mendes Pereira

Adriana Greco

Adriano Maia dos Santos

Adriano Rosa

Alessandro Campolina

Alice Hirdes

Amanda Ornela

Ana Abrahão Silva

Ana Carolina Feldenheimer

Ana Claudia Monteiro

Ana Cristina Figueiredo

Ana Paula Guljor

Ana Paula Hemmi

Ana Paula Melo

Ana Raquel Lima

Anahí Farj

André Felipe Cândido da Silva

Andre Luis Bonifacio de Carvalho

André Luis de O. Mendonça

André Rangel Rios

Ândrea C. Souza

Andreza Nakano

Bianca V. Sophia

Camila Matias Pereira

Camilla Lopes Vieira

Carine Blatt

Carinne Magnago

Carla Guedes

Carla Rocha Pereira

Carlos Dimas M. Ribeiro

Cecília Soares

Cinara Moutinho

Clarice Mota

Clarissa Seixas

Clarissa Tochetto

Claudia Cunha

Claudia Henschel de Lima

Claudia Jurberg

Claudia M. F. Penido

Claudia Passos Ferreira

Claudia Rezende

Cristiane Araújo

Cristiane Silvestre de Paula

Cristina Loyola

Charles Dalcanale Tesser

Christiana Profice

Daniel Groisman

Daniela Alves

Daniela Murta Amaral

Daniela Oliveira Melo

Daniela Ribeiro Schneider

Daniela Savi Geremia

Danilo Carvalho Oliveira

Deison Lucietto

Deivisson Vianna Santos

Denize Ribeiro

Edilson Marins Rodrigues Neto

Edna Aparecida Castro

Elaine Teixeira Rabello

Fabiana Pires

Fabio Pedro Balboa

Fatima Cecchetto

Felipe R. S. Machado

Fernanda Loureiro

Fernanda Martinhago

Fernanda Mendes

Flavia H. Freire

Frederico Policarpo

Gabriel Eduardo Schütz

Gaspar Maza

Gilberto Avalos

Grasiele Nespoli

Gustavo Figueiredo

Heloisa Morais

Hilderman Cardona

Hudson Pacífico

Iara Falleiros Braga

Isabela Samico

Islandia Maria Carvalho de Sousa

Izabel Passos

Jane Dutra Sayd

Jane M. Progianti

Jaqueline Ferreira

Joelson Rodrigues

Jorge Mathias do Nascimento

José Ricardo Ayres

Josué Laguardia

Julian Antman

Juliane Peruzzo

Júlio Simões

Kalline Russo de Souza

Karen Matsumoto

Katia Aguiar

Kelly Alves

Kênia Silva

Laura López

Laura Murray

Laura Pozzana

Leandro Gonçalves

Leandro Wenceslau

Leila Senna Maia

Lenir Nascimento

Leny Alves Bomfim Trad

Liliane Carvalho

Lina Berardinelli

Lucas Melo

Lucía Ariza

Luciana Motta

Luciana Simas

Luciana Surjus

Luciane Miranda Guerra

Luiz Augusto Souza

Luiz Teixeira

Luiza Costa

Lumena Almeida Castro Furtado

Luna Rodrigues Freitas-Silva

Luzia Oliveira

Magda S. Chagas

Magda Scherer

Manoel Olavo Teixeira

Manuela Muller

Marcela Aguiar

Marcela Belardo

Marcelo Mercante

Marcia Fernanda de Mello Mendes

Marcilio Dantas Brandão

Marco Antônio Benamú

Marco Aurélio Jorge

Marcos Nascimento

Mardênia Pitombeira

Mari Luz Esteban

Maria Belen Herrero

Maria Cecília Carvalho

Maria Claudia Veiga S. Carvalho

Maria Cristina Marcon

Maria Cristina Ventura Couto

Maria de Fátima Tavares

Maria Del Carmen Acuña

Maria Eduarda Moraes

Maria Elizabeth Barros de Barros

Maria Inês Moreira

Maria Luiza Cunha

Maria Stella Castro Lobo

Mariana Cruz

Mariana Pande

Marilene Cabral do Nascimento

Marina Guimarães Lima

Marina Nucci

Marisa Santos

Marselle Carvalho

Marta Rocha de Castro

Marta Velloso

Martinho Braga e Silva Batista

Micheline Azevedo Meiners

Michelle Cecille

Mirna Teixeira

Nébia Figueiredo

Neide Emy Kurokawa e Silva

Neli Maria Almeida

Neuma Chaveiro

Nilia Prado

Nivaldo Carneiro

Nuria Malajovich

Octavio Presgrave

Pablo Rocon

Paloma Porto

Patricia Almeida Fidelis

Patrícia Araújo

Patricia Delfini

Paula Cerqueira

Paula Land

Paula Miura

Paulo R. Fagundes

Pedro Barbosa

Pedro Paulo Gomes Pereira

Petrônio José Martelli

Regina Facchini

Renarde Freire Nobre

Renata Vasconcelos

Ricardo Burg Ceccim

Ricardo Kuchenbecker

Ricardo Lugon

Roberta Romagnoli

Roberto Amorim de Medeiros

Rodrigo Toniol

Roger Keller Celeste

Ronaldo Teodoro dos Santos

Rosa Rocha

Rosana R.C. Castro

Roseni Pinheiro

Rosilda Mendes

Rosilene Gomes

Ruben Araujo de Mattos

Sabrina Calil-Elias

Sandra Caponi

Sandra M. Sales Fagundes

Sérgio Alarcon

Shirley de Souza Simeão

Silvia Aguião

Simone Triquez

Sirleine Brandão de Souza

Sônia Nicoletto

Tânia Ferreira

Tatiana Tavares da Silva

Telma Menicucci

Thaíse Bezerra

Tiago Pires Marques

Valeska Zanello

Vanessa Maia Rangel

Vanessa Silva

Vera Lúcia Mendes

Veronica Alcoforado

Vladimir Araujo da Silva

Wagner X. Camargo

Walter Belik

Xavier Medina

Ximena Bermudez

Yolanda Bodoque

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Nov 2019
  • Data do Fascículo
    2019
IMS-UERJ RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br