Tributo a Mervyn Susser e Ruy Laurenti

Marcia Furquim de Almeida Moisés Goldbaum Sobre os autores

As recentes perdas de duas personalidades humanas impactaram sobremaneira a Saúde Coletiva mundial e brasileira, especialmente no campo disciplinar da epidemiologia. Trata-se de Mervyn Susser e Ruy Laurenti.

Ambos têm um significado destacado para a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), seja pela influência que exerceram sobre a comunidade epidemiológica brasileira, com o desenvolvimento de seus estudos comprometidos com a realidade de saúde das populações, seja pela o papel desempenhado na formação de muitos de nossos pesquisadores, e pela decisiva contribuição que ofereceram ao compor o corpo editorial da Revista Brasileira de Epidemiologia (RBE).

Da perspectiva da RBE é impositivo registrar este apoio, que significou elemento consistente para o estabelecimento e consolidação deste nosso veículo nacional de divulgação e difusão da produção científica de natureza epidemiológica e que completa 18 anos de prestação de serviços à comunidade científica, especialmente a comunidade de sanitaristas.

A editoria científica da RBE e seu corpo de editores prestam, neste número (18.4) que implica o encontro da maioridade, um tributo a ambas as distinguidas personagens. Para tanto, contaram com a colaboração de um aluno do professor Susser e com pesquisadora do grupo do professor Laurenti, que redigiram os obituários componentes desta edição. Maurício Gomes Pereira faz um retrato intimista que lhe permite exaltar as qualidades técnicas e humanas do professor Susser. Maria Helena de Mello Prado Jorge, que desenvolveu em conjunto com o professor Laurenti suas atividades científicas, exalta igualmente suas qualidades técnicas e humanas, com destaque, entre outras, para a influência que desempenhou na construção e consolidação do excelente padrão exibido em sistemas de informação brasileiros.

Plagiando a professora Jorge, agradecemos tudo que vocês, professores Susser e Laurenti, nos ensinaram e tudo que fizeram pela Saúde Pública de nossos países.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Out-Dec 2015
Associação Brasileira de Pós -Graduação em Saúde Coletiva São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br