Apresentação do suplemento

Jair Licio Ferreira Santos Sobre o autor

Desde 2002, quando estava em seu quinto volume, a Revista Brasileira de Epidemiologia vem complementando os seus números trimestrais com suplementos voltados a temas de claro interesse para a epidemiologia e a saúde, tanto em aspectos da investigação acadêmica como naqueles relativos à gestão social.

Assim, pelos oito suplementos já publicados circularam questões de grande interesse, como os inquéritos nacionais de saúde, planos diretores para o desenvolvimento da epidemiologia, textos de mesas-redondas do V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, inquéritos populacionais, infecção por vírus da imunodeficiência humana (HIV), Pesquisa Nacional de Saúde, Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e determinantes sociais da saúde.

Este nono suplemento trata de um fenômeno que vem acumulando interesse e relevância no mundo todo - o envelhecimento -, por meio da apresentação de investigações e resultados do Estudo Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (SABE).

Um dos primeiros esforços para obter informações de forma sistemática sobre condições de vida do idoso, o projeto foi desenvolvido em São Paulo e em mais seis cidades da América Latina e do Caribe11. Lebrão ML, Laurenti R. Health, Well-Being and aging: the SABE Study in São Paulo, Brazil. Rev Bras Epidemiol 2005; 8(2): 127-41. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2005000200005
http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2005...
. O Ministério da Saúde, a Universidade de São Paulo (USP), O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) apoiaram o SABE em São Paulo desde o início, e o estudo tornou-se, em 2006, do tipo painel, com replicações em 2010 e 2015. Esse desenho possibilita, entre outros esquemas de análise, estudar dois tipos de mudanças: aquelas presentes nos indivíduos durante o envelhecimento e as mudanças ocorridas na sociedade que se refletem em cada faixa de idade22. National Research Council. Committee on Population and Committee on National Statistics. Division of Behavioral and Social Sciences and Education. Preparing for an aging world: the case for Cross-National Research. Panel on a Research Agenda and New Data for an Aging World. Washington, D.C.: National Academy Press; 2001..

O presente suplemento traz resultados de investigações realizadas com os dados de 2010, algumas delas incorporando de forma longitudinal as informações de 2000 e 2006. A ampla variedade dos assuntos e o grande interesse que despertam deverão fazer deste suplemento um marco nas publicações sobre a epidemiologia do envelhecimento.

É interessante ressaltar que tanto o campo de conhecimento formado pela epidemiologia do envelhecimento como o próprio Estudo SABE constituem difíceis desafios para pesquisadores e estudiosos, a primeira pela amplitude do objeto de estudo, e o segundo pela complexidade na concepção, organização, acompanhamento, auditoria e administração de recursos humanos ou materiais.

Foram esses exatos desafios que Maria Lúcia Lebrão, professora titular do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, abraçou desde o início do estudo: trabalhou nele na sua formatação, na adequada tradução de questionários padronizados, no acompanhamento do processo de amostragem, no recrutamento e gerenciamento do pessoal de campo, nas revisões dos questionários, na formatação dos bancos, nas auditorias de campo e de processamento. Ruy Laurenti foi seu parceiro nas ações iniciais, e Yeda Aparecida de Oliveira Duarte permaneceu com Lúcia naquelas atividades e nas que se seguiram - análises e publicações dos resultados, recrutamento de estudantes de pós-graduação, seminários de acompanhamento e atualização, publicação de resultados.

Para a tristeza de todos os que com ela conviviam, Lúcia foi-se prematuramente, sem deixar de apoiar as atividades nem de acompanhar o SABE até seus últimos dias e suas forças permitiram. Mas ela permanece no SABE e entre todos os que procuram o conhecimento e a pesquisa, com o objetivo de promover as mudanças necessárias para conduzir a um envelhecimento melhor. Como ela mesmo afirmou, “a ideia de pessoas idosas associada a doenças e dependência tem de ser substituída por mudanças que as façam permanecer mais tempo ativas e independentes”.

Neste suplemento Lúcia é autora de vários textos, incluindo o capítulo “Antecedentes, metodologia e organização - 10 anos do Estudo SABE”. É a melhor narrativa histórica do estudo e, de certa forma, a história dela mesmo.

REFERÊNCIAS

  • 1.
    Lebrão ML, Laurenti R. Health, Well-Being and aging: the SABE Study in São Paulo, Brazil. Rev Bras Epidemiol 2005; 8(2): 127-41. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2005000200005
    » http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2005000200005
  • 2.
    National Research Council. Committee on Population and Committee on National Statistics. Division of Behavioral and Social Sciences and Education. Preparing for an aging world: the case for Cross-National Research. Panel on a Research Agenda and New Data for an Aging World. Washington, D.C.: National Academy Press; 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Fev 2019
Associação Brasileira de Pós -Graduação em Saúde Coletiva São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br