NOTA TÉCNICA
Modificação do agar fenil-alanina usado na identificação de enterabacteriáceas1
Sebastião Timo Iaria; Luis Cotillo Z.
RESUMO
É proposta uma modificação da fórmula do agar fenil-alanina, com a finalidade de simplificar a prova da desaminação dêste aminoácido, que consiste na adição de citrato de ferro amoniacal ao meio.
SUMMARY
A modification of the phenylalanine agar medium is proposed. The objective is the simplification of the deamination test. The modification consist in adding ferric ammonium citrate to the medium.
A prova da desaminação da fenil-alanina, quando realizada pela técnica descrita por EWING et alii (1957), requer após a incubação do meio inoculado, a junção de solução de tricloreto férrico para evidenciar a formação do ácido fenil-pirúvico como resultado da ação da desaminase das bactérias dos grupos Proteus e Providencia.
A simples adição de citrato de ferro amoniacal ao agar fenil-alanina, quando ainda na fase de preparação, permite simplificação da prova. O meio assim modificado, semeado com bactérias dos grupos Proteus e Providencia e incubado a 37°C, após algumas horas se apresenta de côr marrom. Se inoculado com outras enterobacteriáceas nenhuma modificação de côr é observada.
A fórmula do meio proposto por EWING et alii (1957), foi por nós modificada da seguinte maneira:
Após a esterilização, a 120°C por 10 minutos, da mistura dos ingredientes necessários ao preparo do meio, segundo a fórmula original, foram adicionados 0,2% de citrato de ferro amoniacal e em seguida procedeu-se a distribuição em tubos, mantendo-os em posição inclinada. Êste meio conserva-se bem por 4 a 6 dias, quando conservado em geladeira a 4°C.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
EWING, W. H. et alii apud EDWARDS, P. R. & EWING, W. H. Identification of enterobacteriaceae. [2nd ed.]. Minneapolis, Minn., Burgess Publ. [c. 1962]. p. 253.
Recebido para publicação em 31-7-1967
1 Da Cadeira de Microbiologia e Imunologia Aplicadas da Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP.