RESUMO ABSTRACT
Edmur Flávio Pastorelo
FORATTINI, Oswaldo Paulo Epidemiologia geral. São Paulo. Ed. Edgard Blücher/Ed. da Univ. S. Paulo, 1976. 259 p.
"Epidemiologia geral", desenvolvida em 17 capítulos enriquecidos por tabelas e figuras, vem ao encontro das aspirações dos estudantes e profissionais, principalmente do campo da Saúde Pública, no sentido de poderem contar com um texto básico, abrangente, que há muito tempo se fazia necessário.
A preocupação do autor, tornada clara na apresentação do livro, foi a de desenvolver o assunto de maneira a enfocar não só a metodologia epidemiológica pura, mas também, de prover o leitor de conhecimentos básicos precisos, importantes na indução do raciocínio epidemiológico interpretativo. Em face a essa preocupação, expõe, nos capítulos iniciais, a problemática das populações humanas e seu inter-relacionamento com outras populações e o meio ambiente. A seguir desenvolve a metodologia epidemiológica nos seus aspectos descritivo, analítico e experimental. Os agravos à saúde, quer transmissíveis, quer não infecciosos, são analisados segundo seus fatores estruturais componentes, bem como, quanto a sua evolução e panorama atual.
A História Natural e níveis de prevenção das doenças são apresentadas; especial atenção foi dada ao estudo do meio ambiente, que mereceu capítulo próprio, onde foi introduzida e ressaltada a Epidemiologia Paisagística.
O autor contou com a colaboração do Prof. Ruy Laurenti. que se encarregou do capítulo referente à Medida das Doenças.
Aspecto importante a ser levantado é o da exaustiva pesquisa bibliográfica atualizada, mais voltada para os problemas latino-americanos, em geral, e brasileiros, em especial, utilizada no desenvolvimento dos vários temas.
Quanto ao autor, sobejamente conhecido, resta-nos pouco a dizer, senão que, mais uma vez, apresenta sua contribuição ao vasto campo da Epidemiologia e da Saúde Pública.