NOTAS E INFORMAÇÕES/NOTES AND INFORMATION

 

Evidenciação de antígeno da hepatite B (HBsAg) em "manchas" obtidas de exemplares de Triatominae

Nota Prévia

 

Hepatitis B antigen (HBsAg) in wildcaught Triatominae in Brazil

Communication

 

 

J. A. N. CandeiasI; Oswaldo Paulo ForattiniII; J. G. VieiraIII

IDo Departamento de Microbiologia e Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo – Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo, SP – Brasil
IIDo Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo, SP – Brasil
IIIDo Departamento de Endocrinologia da Escola Paulista de Medicina – Rua Botucatu, 720 – São Paulo, SP – Brasil

 

 


RESUMO

De 890 "manchas" provenientes de insetos dos gêneros Panstrongylus, Rhodnius e Triatoma, positivas para sangue humano, 7 deram resultados presumptivamente positivos por hemaglutinação passiva para HBsAg. Deste total só um caso foi confirmado como positivo, por RIE (radioimunoensaio), correspondendo a uma "mancha" obtida de Triatoma sordida (ninfa de 5.° estádio).

Unitermos: Antígeno Austrália. Triatominae. Hemaglutinação passiva. Radioimunoensaio.


SUMMARY

A total of 890 impressions on filter paper identified as containing human blood, were examined for the presence of hepatitis B antigen (HBsAg), using the Hepanosticon haemagglutination and radioimmunoassay techniques. The samples examined belong to the Panstrongylus, Rhodnius and Triatoma genres. The Hepanosticon haemagglutination technique showed that 7 impressions, after elution, were presumably positive for HBsAg, but by radioimmunoassay, this antigen could only be detected in 1. The positive sample was obtained from a specimen of Triatoma sordida (fifth instar nymph).

Uniterms: Australia antigen. Triatominae. Hemagglutination. Radioimmunoassay .


 

 

INTRODUÇÃO

Em alguns países da região tropical têm sido descritos índices de portadores de antígeno da hepatite B (HBsAg) da ordem de 20%1. Além dos processos correntes de transmissão da hepatite B, a caracterização de mosquitos como vetores biológicos desta infecção tem sido sugerida por alguns trabalhos experimentais e trabalhos de campo2,3.

O objetivo da presente pesquisa é identificar o antígeno da hepatite B (HBsAg) em "manchas", destinadas ao estudo de precipitinas, obtidas de exemplares de Triatominae.

 

MATERIAL E MÉTODOS

Foram examinadas 890 "manchas" provenientes de exemplares dos gêneros Panstrongylus, Rhodnius e Triatoma, por hemaglutinação passiva, usando-se o reagente Hepanosticon e por radioimunoensaio (RIE), para a pesquisa de HBsAg.

 

RESULTADOS

Do total de "manchas" examinadas, 98 foram positivas para sangue humano. Na pesquisa do antígeno HBsAg identificaram-se 7 casos suspeitos. A confirmação feita por radioimunoensaio deu os seguintes resultados: num primeiro ensaio foram testados 5 casos, dos quais 4 deram uma leitura abaixo do valor limite de positividade de 290 e um deu uma leitura de 1.151, valor bem acima do referido valor-limite, o que levou a considerá-lo como positivo; no segundo ensaio os 2 casos testados deram uma leitura abaixo do valor-limite de positividade de 265.

O caso positivo correspondia à "mancha" obtida de um exemplar de Triatoma sordida (ninfa de 5.° estádio), capturado em 18/10/75 em área peri-domiciliar; a pesquisa de antígeno da hepatite B (HBsAg) foi feita em janeiro de 1976, momento em que se procedeu à eluição do material da "mancha". Está em curso a pesquisa sistemática daquele antígeno em material de campo, ao mesmo tempo que se desenvolvem, no laboratório, estudos experimentais sobre a capacidade de transmissão do mesmo pelo Triatoma sordida.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. BYROM, N.A. et al. – Role of mosquitoes in transmission of hepatitis B antigen. J. infect. Dis., 128:259-60, 1973.        

2. PRINCE, A.M. et al. – Hepatitis B antigen in wild-caught mosquitos in Africa. Lancet, 2:247-50, 1972.        

3. SMITH, J.A. et al. – Transmission of Australia antigen by Culex mosquitoes. Nature, 237:231-2, 1972.        

 

 

Recebido para publicação em 07/06/1976
Aprovado para publicação em 14/06/1976

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@org.usp.br