NOTAS E INFORMAÇÕES/NOTES AND INFORMATION
Evidenciação de antígeno da hepatite B (HBsAg) em "manchas" obtidas de exemplares de Triatominae
Nota Prévia
Hepatitis B antigen (HBsAg) in wildcaught Triatominae in Brazil
Communication
J. A. N. CandeiasI; Oswaldo Paulo ForattiniII; J. G. VieiraIII
IDo Departamento de Microbiologia e Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo Av. Dr. Arnaldo, 715 São Paulo, SP Brasil
IIDo Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Av. Dr. Arnaldo, 715 São Paulo, SP Brasil
IIIDo Departamento de Endocrinologia da Escola Paulista de Medicina Rua Botucatu, 720 São Paulo, SP Brasil
RESUMO
De 890 "manchas" provenientes de insetos dos gêneros Panstrongylus, Rhodnius e Triatoma, positivas para sangue humano, 7 deram resultados presumptivamente positivos por hemaglutinação passiva para HBsAg. Deste total só um caso foi confirmado como positivo, por RIE (radioimunoensaio), correspondendo a uma "mancha" obtida de Triatoma sordida (ninfa de 5.° estádio).
Unitermos: Antígeno Austrália. Triatominae. Hemaglutinação passiva. Radioimunoensaio.
SUMMARY
A total of 890 impressions on filter paper identified as containing human blood, were examined for the presence of hepatitis B antigen (HBsAg), using the Hepanosticon haemagglutination and radioimmunoassay techniques. The samples examined belong to the Panstrongylus, Rhodnius and Triatoma genres. The Hepanosticon haemagglutination technique showed that 7 impressions, after elution, were presumably positive for HBsAg, but by radioimmunoassay, this antigen could only be detected in 1. The positive sample was obtained from a specimen of Triatoma sordida (fifth instar nymph).
Uniterms: Australia antigen. Triatominae. Hemagglutination. Radioimmunoassay .
INTRODUÇÃO
Em alguns países da região tropical têm sido descritos índices de portadores de antígeno da hepatite B (HBsAg) da ordem de 20%1. Além dos processos correntes de transmissão da hepatite B, a caracterização de mosquitos como vetores biológicos desta infecção tem sido sugerida por alguns trabalhos experimentais e trabalhos de campo2,3.
O objetivo da presente pesquisa é identificar o antígeno da hepatite B (HBsAg) em "manchas", destinadas ao estudo de precipitinas, obtidas de exemplares de Triatominae.
MATERIAL E MÉTODOS
Foram examinadas 890 "manchas" provenientes de exemplares dos gêneros Panstrongylus, Rhodnius e Triatoma, por hemaglutinação passiva, usando-se o reagente Hepanosticon e por radioimunoensaio (RIE), para a pesquisa de HBsAg.
RESULTADOS
Do total de "manchas" examinadas, 98 foram positivas para sangue humano. Na pesquisa do antígeno HBsAg identificaram-se 7 casos suspeitos. A confirmação feita por radioimunoensaio deu os seguintes resultados: num primeiro ensaio foram testados 5 casos, dos quais 4 deram uma leitura abaixo do valor limite de positividade de 290 e um deu uma leitura de 1.151, valor bem acima do referido valor-limite, o que levou a considerá-lo como positivo; no segundo ensaio os 2 casos testados deram uma leitura abaixo do valor-limite de positividade de 265.
O caso positivo correspondia à "mancha" obtida de um exemplar de Triatoma sordida (ninfa de 5.° estádio), capturado em 18/10/75 em área peri-domiciliar; a pesquisa de antígeno da hepatite B (HBsAg) foi feita em janeiro de 1976, momento em que se procedeu à eluição do material da "mancha". Está em curso a pesquisa sistemática daquele antígeno em material de campo, ao mesmo tempo que se desenvolvem, no laboratório, estudos experimentais sobre a capacidade de transmissão do mesmo pelo Triatoma sordida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. BYROM, N.A. et al. Role of mosquitoes in transmission of hepatitis B antigen. J. infect. Dis., 128:259-60, 1973.
2. PRINCE, A.M. et al. Hepatitis B antigen in wild-caught mosquitos in Africa. Lancet, 2:247-50, 1972.
3. SMITH, J.A. et al. Transmission of Australia antigen by Culex mosquitoes. Nature, 237:231-2, 1972.
Recebido para publicação em 07/06/1976
Aprovado para publicação em 14/06/1976