NOTÍCIAS/NEWS

 

Reunião Científica

 

 

III Seminário Latino - Americano de Avaliação Epidemiológica de Riscos Ambientais

Patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e organizado pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e pelo Centro Panamericano de Ecologia Humana e Saúde da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), foi realizado o III Seminário Latino-Americano de Avaliação Epidemiológica de Riscos Ambientais, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, no período de 22 de novembro a 3 de dezembro de 1982, para um total de 23 participantes.

A organização geral do encontro esteve a cargo do Prof. Dr. Manildo Pavero, e a coordenação técnica esteve sob a responsabilidade dos Professores Dr. Djalma de Carvalho Moreira Filho e do Dr. Satoshi Kitamura; os mencionados Professores são do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Os objetivos do Seminário foram:

– Apresentar e discutir procedimentos epidemiológicos e estatísticos de utilidade no estudo de efeitos agudos e crônicos dos contaminantes de origem ambiental ou ocupacional.

– Discutir estratégias e prioridades para a realização destes estudos.

– Visualisar as relações entre determinados problemas epidemiológicos, industrialização e contaminação ambiental, no contexto da realidade brasileira e latino-americana.

– Oferecer aos participantes, material pertinente que possa ser utilizado como apoio no desenvolvimento de seminários semelhantes e de estudos específicos.

Durante a realização do Seminário, ao lado da metologia epidemiológica, foram feitas discussões de artigos selecionados, relativos a problemas ambientais. Como resultado final foram elaborados 4 projetos de pesquisas sobre epidemiologia da asbestose.

 


 

 

Index Medicus Latino-Americano

 

 

Editado pela BIREME, Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde, é uma bibliografia que indexa artigos publicados em mais de 200 revistas médicas latino-americanas. Cada citação é acompanhada de um resumo. De freqüência trimestral, é uma fonte de informação que vem preencher uma lacuna e, portanto, imprescindível para a pesquisa bibliográfica, na área médica e afins, relativa à produção latino-americana. As bibliotecas interessadas poderão dirigir-se ao seguinte endereço:

K. Shiraishi
Setor de Publicações
BIREME
Rua Botucatu, 862
04023 – São Paulo, SP – Brasil

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@org.usp.br