EDITORIAL

 

Quarenta anos

 

 

Neste ano de 2006, a Revista de Saúde Pública completa quarenta anos de existência ininterrupta. Sim, lá se vão quarenta anos, quando um grupo excepcional de mestres – Armando Piovesan, Elza Salvatori Berquó, Flavio Wagner Rodrigues, Oswaldo Paulo Forattini, Paulo Nogami, Reinaldo Ramos e Walter Belda – aceitou o desafio proposto pelo então Diretor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – Professor Rodolfo dos Santos Mascarenhas – para criar uma nova revista científica brasileira. O desafio estaria em, atendendo padrões internacionais de rigor científico e independência, estimular e divulgar a produção do conhecimento em saúde pública, em particular do conhecimento mais relevante para a melhoria das condições de saúde da população brasileira. Nestes quarenta anos, sem se afastar do compromisso com a independência e a qualidade e, ao mesmo tempo, reafirmando seu compromisso com a saúde do povo brasileiro, a Revista de Saúde Pública venceu obstáculos, aprimorou-se, modernizou-se, internacionalizou-se, cresceu.

Entre os anos de 1967 e 2005 foram publicados 2.474 artigos – todos indexados na base MEDLINE e parte considerável (desde 1982) também nas bases do International Scientific Information. Vários foram os temas tratados por esses artigos e múltiplas foram as abordagens analíticas adotadas por seus autores, refletindo, certamente, a evolução do perfil epidemiológico brasileiro, as mudanças econômicas, políticas e culturais ocorridas no País e o desenvolvimento das disciplinas científicas que amparam a pesquisa em Saúde Pública. Revendo esses artigos, ocorreu-nos selecionar um conjunto deles que, pelos temas ou abordagens, refletissem a produção científica divulgada nos primeiros dez anos de vida da Revista de Saúde Pública. A partir desta seleção, convidamos eminentes pesquisadores, colaboradores tradicionais da nossa Revista, para reler os artigos e comentá-los, enfocando, em particular, a contribuição que trouxeram para o conhecimento no momento em que foram produzidos, o impacto que exerceram sobre a prática da Saúde Pública em nosso meio e a pertinência atual de suas análises, achados e conclusões. Os artigos selecionados, num total de 12, serão republicados ao longo de 2006, acompanhados dos comentários encomendados, em uma seção especial da Revista de Saúde Pública, que denominamos "Clássicos dos Primeiros Dez Anos".

Com o lançamento desta seção, neste primeiro fascículo de 2006, damos início às comemorações do quadragésimo aniversário da Revista, ao mesmo tempo em que homenageamos, na pessoa dos autores dos artigos republicados, todos os autores dos 2.474 artigos divulgados entre 1967 e 2005, bem como todos aqueles que, como relatores e editores, ajudaram a concretizar o sonho dos fundadores da Revista de Saúde Pública.

 

Carlos Augusto Monteiro
Rita de Cássia Barradas Barata
Editores Científicos

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@org.usp.br