Reprodutibilidade da pressão arterial medida no ELSA-Brasil com a monitorização pressórica de 24h

Reproducibilidad de la presión arterial medida en el ELSA con el monitoreo de las medidas presóricas de 24h

Larissa Rangel Nascimento Maria del Carmen Bisi Molina Carolina Perim Faria Roberto de Sá Cunha José Geraldo Mill Sobre os autores

Resumos

OBJETIVO:

Determinar a reprodutibilidade da pressão arterial casual de participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) e confirmar o diagnóstico pressórico pela monitorização.

MÉTODOS:

A pressão arterial casual foi medida em aparelho oscilométrico. Uma subamostra dos participantes do estado do Espírito Santo (N = 255) foi reavaliada com igual metodologia de uma a dez semanas após; além disso, foi realizada monitorização. O diagnóstico de hipertensão seguiu os pontos de corte de 140/90 mmHg ou 130/80 mmHg para a pressão casual e na monitorização, respectivamente. A hipertensão do jaleco branco foi definida pela presença hipertensão na medida casual e normotensão na monitorização e o inverso para a hipertensão mascarada.

RESULTADOS:

Os dados referem-se a 230 participantes que nas duas ocasiões estavam sem medicação (N1 = 153) ou sob a mesma medicação anti-hipertensiva (N2 = 77). No N1, a normotensão casual foi confirmada em 120 dos 134 pela monitorização. No N2, a monitorização confirmou o controle pressórico em 43 dos 54 participantes com pressão controlada pela medida casual. A concordância geral de diagnósticos entre a pressão casual e monitorada foi de 78% (kappa = 0,44). No grupo N1, seis indivíduos (4%) apresentaram hipertensão do jaleco branco e 23 (25%), mascarada.

CONCLUSÕES:

A concordância de diagnósticos entre a pressão arterial casual e a monitorada foi moderada. A padronização rigorosa da medida casual adotada no ELSA-Brasil foi capaz de reduzir a hipertensão do jaleco branco. A alta frequência de hipertensão mascarada sugere que a medida pressórica da monitorização indique grau elevado de estresse no trabalho.

Determinação da Pressão Arterial, métodos; Reprodutibilidade dos Testes; Hipertensão, diagnóstico; Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, métodos; Estudos Multicêntricos como Assunto, métodos; Estudos de Coortes


INTRODUÇÃO

A hipertensão arterial (HA) constitui um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de lesões vasculares e contribui para o aparecimento de disfunções em órgãos-alvo, como o coração, rins e cérebro. Do ponto de vista epidemiológico, a HA constitui um grande problema de saúde pública em função de sua significativa contribuição para morbimortalidade da população adulta em praticamente todos os países,77. Kearney PM, Whelton M, Reynolds K, Muntner P, Whelton PK, He J. Global burden of hypertension: analysis of worldwide data. Lancet. 2005;365(9455):217-23. DOI:10.1016/S0140-6736(05)17741-1
https://doi.org/10.1016/S0140-6736(05)17...
inclusive no Brasil. Estudos transversais realizados em diferentes regiões do País mostram prevalência de 20% a 40% na população com idade superior a 25 anos.88. Lessa I. Epidemiologia da hipertensão arterial sistêmica e da insuficiência cardíaca no Brasil. Rev Bras Hipertens. 2001;8(4):383-92.

O diagnóstico de HA pode ser considerado simples por depender apenas da medida correta da pressão. Entretanto, a pressão arterial (PA) é uma variável que sofre influência de uma série de fatores do indivíduo avaliado, como o nível de estresse, hora do dia, ingestão de alimentos, estado de repleção vesical, dentre outros. Além disso, o valor aferido é dependente do local de aferição e do aferidor.1414. Myers MG, Parati G. Self-measurement of blood pressure in the office and at home. J Hypertens. 2003;21(12):2223-5. Visando reduzir os falsos diagnósticos, tem-se buscado implementar métodos mais precisos, incluindo medidas pressóricas fora dos consultórios médicos, para se obter o diagnóstico correto da doença ou para verificar a eficácia de medidas terapêuticas introduzidas em seu tratamento.1616. Pavek K, Taube A. Interchangeability of ambulatory and office blood pressure: limitations of reproducibility and agreement. Blood Press. 2000;9(4):192-9. Apesar de não ter cura na grande maioria dos casos, hipertensos bem controlados podem alcançar sobrevida praticamente igual à dos indivíduos normotensos.44. Fagard RH, Celis H. Prognostic significance of various characteristics of out-of-the-office blood pressure. J Hypertens. 2004;22(9):1663-6. , 2121. Turnbull F; Blood Pressure Control Lowering Treatment Trialist' Collaboration. Effects of different blood-pressure-lowering regimes on major cardiovascular events: results of prospectively-designed overviews of randomized trials. Lancet. 2003;362(9395):1527-35. DOI:10.1016/S0140-6736(03)14739-3
https://doi.org/10.1016/S0140-6736(03)14...
O tratamento, entretanto, deve ser realizado em função do diagnóstico correto, uma vez que tratamentos desnecessários elevam os custos de saúde e determinam riscos adicionais aos pacientes, uma vez que os anti-hipertensivos possuem efeitos colaterais importantes, principalmente quando usados por longo prazo.

A medida casual da pressão em consultório ainda constitui o padrão para o diagnóstico de HA. Entretanto, em muitos casos, a medida única não representa a verdadeira pressão arterial do indivíduo, havendo, portanto, necessidade de medidas repetidas para se firmar o diagnóstico da doença.4,20 O estresse produzido no momento da medida eleva a pressão em muitos indivíduos, induzindo ao diagnóstico falso positivo, fenômeno conhecido por "hipertensão do jaleco branco".1212. Mancia G, Parati G. Office compared with ambulatory blood pressure in assessing response to antihypertensive treatment: a meta-analysis. J Hypertens. 2004;22(3):435-45. A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) ou a medida residencial da pressão arterial têm sido indicadas para reduzir os falsos diagnósticos de hipertensão.1010. Mancia G, Sega R, Bravi C, De Vito G, Valagussa F, Cesana G, et al. Ambulatory blood pressure normality: results from the PAMELA study. J Hypertens. 1995;13(12 Pt 1):1377 - 90. , 1414. Myers MG, Parati G. Self-measurement of blood pressure in the office and at home. J Hypertens. 2003;21(12):2223-5. Por outro lado, há indivíduos também que apresentam valores normais de pressão durante a medida clínica e passam a exibir valores pressóricos elevados quando avaliados pela MAPA, fato caracterizado como "hipertensão mascarada".1818. Pickering TG, Davidson K, Gerin W, Schwartz JE. Masked hypertension. Hypertension. 2002;40(6):795-6. DOI:10.1161/01.HYP.0000038733.08436.98
https://doi.org/10.1161/01.HYP.000003873...

No Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) as medidas pressóricas serão usadas para determinar o número de casos prevalentes de HA na linha de base e como fator de risco para desfechos cardiovasculares no seguimento da coorte.2 Adotou-se uma série de estratégias para obtenção de valores pressóricos basais dentro de rigorosa padronização, procurando-se reduzir ao mínimo os falsos diagnósticos. Entretanto, como não existe método que contemple simultaneamente sensibilidade e especificidade de 100%, decidiu-se realizar estudo em subamostra dos participantes do ELSA Espírito Santo (ES), visando determinar a reprodutibilidade da medida pressórica obtida no estudo e, além disso, determinar a proporção de indivíduos que exibem hipertensão do jaleco branco ou hipertensão mascarada pela análise da MAPA.

MÉTODOS

Os participantes incluídos no ELSA-ES (N = 1.055), após realizarem os exames da linha de base, independentemente dos valores pressóricos aferidos ou do uso de anti-hipertensivos, receberam convite para participar de um estudo suplementar de reavaliação da PA em outro momento a ser posteriormente agendado. Na reavaliação seria repetida a medida casual da PA feita na linha de base do ELSA e, adicionalmente, seria feita MAPA de 24 horas (MAPA-24h). Os convites eram feitos em função da disponibilidade de aparelhos de MAPA e as novas medidas foram obtidas de uma a dez semanas após os exames da linha de base. Foram incluídos no estudo suplementar 255 participantes e 25 foram excluídos da análise: em cinco não se obteve o número mínimo de medidas da MAPA para validar o exame1 (16 medidas em vigília e oito no período de sono); 13 porque passaram a usar medicação anti-hipertensiva após os exames da linha de base; e sete porque estavam em uso de medicação quando da medida pressórica na linha de base e haviam alterado o esquema posológico no momento do estudo suplementar. Os dados apresentados referem-se, portanto, aos 230 participantes que estavam sem medicação ou sob o mesmo regime posológico de anti-hipertensivos nos dois momentos da avaliação pressórica.

A medida casual da PA foi feita com a mesma metodologia nos dois momentos: período da manhã, jejum de 10 a 14 horas, em repouso de 5-10 minutos na posição sentada e com os pés apoiados no chão e após esvaziamento vesical. A escolha da braçadeira foi feita em função do perímetro do braço. A sala de medida era silenciosa e mantida na temperatura entre 22ºC e 24ºC. Na linha de base a PA foi medida no braço esquerdo. No estudo suplementar a aferição foi feita em ambos os braços; a comparação entre as medidas pressóricas baseou-se nos dados do braço esquerdo. A medida clínica da pressão foi obtida em aparelho oscilométrico (Onrom 705CP Intelissense), aferindo-se o parâmetro três vezes, com intervalo de cerca de um minuto entre as medidas. A PA era calculada pela média aritmética das duas últimas aferições.

Após a medida clínica da PA no estudo suplementar e obtenção de dados adicionais em entrevista (confirmação de jejum e medicamentos em uso) era colocado o aparelho de MAPA (Spacelabs 9075, EUA) no braço esquerdo e dadas instruções para retorno na manhã seguinte. Os indivíduos eram instruídos a manter as atividades de rotina, mas deveriam evitar realizar exercícios e atividades laborais que exigissem esforço físico. O aparelho foi programado para realizar a medida da PA a cada 15 minutos em vigília e a cada 20 minutos no período de sono.11. Alessi A, Brandão AA, Pierin A, Feitosa AM, Machado CA, Forjaz CLM, et al. IV Diretriz para uso da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. II Diretriz para uso da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Arq Bras Cardiol. 2005;85(Supl 2):3-13. DOI:10.1590/S0066-782X2005002100001
https://doi.org/10.1590/S0066-782X200500...
Foram calculadas as médias pressóricas de 24h, do período de vigília e do período de sono, conforme anotações no diário do participante.

A presença de HA ou a falta de controle pressórico por medicação foi feito em presença de PA ≥ 140/90 mmHg na medida casual. Na MAPA, os pontos de corte utilizados foram a média pressórica ≥ 130/80 mmHg nas 24h ou ≥ 135/85 mmHg no período de vigília.11. Alessi A, Brandão AA, Pierin A, Feitosa AM, Machado CA, Forjaz CLM, et al. IV Diretriz para uso da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. II Diretriz para uso da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Arq Bras Cardiol. 2005;85(Supl 2):3-13. DOI:10.1590/S0066-782X2005002100001
https://doi.org/10.1590/S0066-782X200500...
, 55. Chobanian AV, Bakris GL, Black HR, Cushman WC, Green LA, Izzo Jr JL, et al. Seventh report of the Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation and Treatment of High Blood Pressure. Hypertension. 2003;42(6):1206-52. DOI:10.1161/01.HYP.0000107251.49515.c2
https://doi.org/10.1161/01.HYP.000010725...

As variáveis categóricas são apresentadas em percentuais e o qui-quadrado (χ²) foi usado para testar a hipótese de homogeneidade de proporções. A normalidade das variáveis contínuas foi verificada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. A comparação de médias nas diferentes medidas pressóricas foi feita por Anova de uma via seguida do teste de Tukey. O coeficiente de correlação intraclasse foi utilizado para se determinar a reprodutibilidade entre as medidas pressóricas. O grau de concordância entre os métodos de classificação pressórica dos indivíduos foi feito pela estatística kappa (k) e a reprodutibilidade entre medidas foi obtida pelo método de Bland-Altman. As variáveis contínuas são expressas em média e desvio-padrão (dp). A significância estatística foi estabelecida em p < 0,05. Os dados foram analisados utilizando o pacote estatístico SPSS, versão 17.0.

O estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (nº 140/08) e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

RESULTADOS

A subamostra de 230 participantes dos 1.055 incluídos no ELSA-ES manteve as principais características demográficas da coorte.22. Aquino EM, Barreto SM, Bensenor IM, Carvalho MS, Chor D, Duncan BB, et al. Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil): objectives and design. Am J Epidemiol. 2012;175(4):315-24. DOI:10.1093/aje/kwr294
https://doi.org/10.1093/aje/kwr294...
Assim, a distribuição das características demográficas no ELSA-ES e na subamostra, respectivamente, foi similar (p > 0,05) em relação ao sexo feminino (52% versus 54%), média de idade (54,0; dp = 9,6 versus 53,3; dp = 8,9 anos) e índice de massa corporal (27,0; dp = 4,8 versus 26,7; dp = 4,5 kg/m2).

Dos 230 participantes (106 homens e 124 mulheres) incluídos na análise, 153 (66,5%) estavam sem uso de medicação anti-hipertensiva nas duas avaliações. Desses, 19 eram hipertensos pela medida realizada no ELSA, 21 no estudo suplementar e 33 tanto pelos valores pressóricos médios da MAPA-24h como da MAPA-vigília (Tabela 1). Usando-se os pontos de corte definidos pela MAPA, há aumento no número de diagnósticos de HA nos indivíduos sem medicação e há redução no número de hipertensos controlados naqueles sob medicação. A proporção de concordância de diagnósticos, considerando a medida casual no ELSA e no estudo suplementar, foi de 87% (k = 0,60). Como esperado, a concordância apresentou ligeiro declínio para 84% (k = 0,58) ao considerar a medida clínica no estudo suplementar e a MAPA, e para 78% (k = 0,44) ao se estabelecerem os diagnósticos confrontando os dados da medida casual da PA no ELSA com os resultados da MAPA.

Tabela 1
Classificação pressórica segundo o método e o momento de aferição.

Comparando-se as médias pressóricas medidas nos três momentos, observa-se que tanto os valores pressóricos como a frequência cardíaca foram menores na medida feita no ELSA e maiores nos registros da MAPA em vigília (Tabela 2). Quanto às medidas casuais da PA, o valor foi ligeiramente mais baixo para a pressão sistólica (1,8; dp = 0,8; mmHg; p = 0,02) medida no ELSA Brasil, enquanto a pressão diastólica apresentou valor similar nos dois momentos (0,31; dp = 0,46; mmHg; p = 0,50).

Tabela 2
Valores pressóricos e de frequência cardíaca em medida casual.

A Figura 1 mostra os gráficos de correlação entre a medida casual da pressão no ELSA e as médias pressóricas da MAPA-24h. Em todas as situações as correlações situaram-se em valores superiores a 0,70 (p < 0,01). Graus de correlação maiores (geralmente acima de 0,80) são encontrados entre a medida casual aferida no projeto suplementar e as médias pressóricas da MAPA-24h (Figura 2). A análise foi feita de forma separada para os indivíduos que estavam sob a mesma medicação nas duas aferições ou que estavam sem medicação. Houve maior discrepância entre valores da medida casual e da MAPA em relação à pressão sistólica, tanto nos indivíduos com quanto sem medicação. Nos painéis superiores observa-se que a maior parte dos hipertensos medicados tinha controle pressórico tanto na medida casual como na MAPA e a proporção de indivíduos com controle pressórico na medida casual e pressão elevada na MAPA (pseudocontrole pressórico) foi maior do que a situação invertida. Houve seis casos da hipertensão do jaleco branco, quase todos enquadrados nessa categoria por apresentarem pressão sistólica elevada e valores normais na MAPA. A prevalência de hipertensão mascarada foi maior do que a hipertensão do jaleco branco, devido ao achado de valores elevados de pressão sistólica e diastólica na MAPA-24h em indivíduos com pressão casual dentro dos limites de normalidade. Uma diferença marcante foi que, enquanto na hipertensão do jaleco branco as diferenças pressóricas eram pequenas em relação aos pontos de corte, na hipertensão mascarada as diferenças foram maiores entre a medida casual e os valores pressóricos prévios da MAPA.

Figura 1
Correlação entre a pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) na medida casual obtida no ELSA e as médias pressóricas da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24h em indivíduos sob medicação anti-hipertensiva (painéis superiores) e sem medicação (painéis inferiores).

Figura 2
Correlação entre a pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) entre a medida casual feita no projeto suplementar e as médias pressóricas da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24h em indivíduos sob medicação anti-hipertensiva (painéis superiores) e sem medicação (painéis inferiores).

A Figura 2 apresenta gráficos de correlação entre a medida casual da pressão no projeto suplementar e as médias pressóricas da MAPA-24h. Nessa situação observou-se que o número de indivíduos que apresentaram hipertensão do jaleco branco e hipertensão mascarada foi menor do que o observado no ELSA.

A reprodutibilidade entre os valores da medida casual da pressão aferida no ELSA e na MAPA correspondente ao período de vigília foi analisada pelo diagrama de Bland-Altman (Figura 3). Os dados mostram reprodutibilidade satisfatória tanto para a pressão arterial sistólica como para a diastólica, já que cerca de 95% das medidas situam-se dentro do intervalo de dois desvios-padrão das médias das diferenças entre os métodos. As médias das diferenças foram, respectivamente, 4,43 mmHg para medida sistólica e 3,81 mmHg para diastólica. Ou seja, a estimativa do grau de erro sistemático entre as medidas estaria dentro de limites aceitáveis, tendo em vista a precisão com que a pressão arterial é determinada em ambiente clínico e independe das médias pressóricas. A dispersão entre os pontos apresentada no gráfico aponta uma pequena quantidade de erros ao acaso, uma vez que, em ambas as situações, se observa uma distribuição uniforme ao redor da média.

Figura 3
Reprodutibilidade da pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) entre os métodos de medida clínica e MAPA vigília.

DISCUSSÃO

Pela sua grande acessibilidade, a medida casual da pressão em consultório médico tem sido o método tradicional para o diagnóstico de HA e do controle pressórico em hipertensos. Apesar de ser método prático e acessível do ponto de vista econômico, há necessidade de permanente vigilância em relação às fragilidades desse método. A pressão arterial é um parâmetro fisiológico que sofre contínuas flutuações em torno de valores médios em decorrência de flutuações do retorno venoso, débito cardíaco e resistência vascular periférica.1616. Pavek K, Taube A. Interchangeability of ambulatory and office blood pressure: limitations of reproducibility and agreement. Blood Press. 2000;9(4):192-9. , 1717. Pickering TG, James CD. Ambulatory blood pressure and prognosis. J Hypertens Suppl. 1994;12(8):S29-33. Dessa forma, a medida obtida em ambiente de consultório pode não representar o real valor da pressão arterial do indivíduo e desvios entre 5 e 10 mmHg são comuns ao se modificarem condições do paciente, do ambiente em que a medida é obtida e mesmo do método de medida.44. Fagard RH, Celis H. Prognostic significance of various characteristics of out-of-the-office blood pressure. J Hypertens. 2004;22(9):1663-6. , 66. Jones DW, Appel LJ, Sheps SG, Roccella EJ, Lenfant C. Measuring blood pressure accurately: new and persistent challenges. JAMA. 2003;289(8):1027-30. DOI:10.1001/jama.289.8.1027
https://doi.org/10.1001/jama.289.8.1027...

O advento da MAPA representou um grande avanço para avaliar os reais valores pressóricos por possibilitar a obtenção de um elevado número de medidas ao longo do tempo fora do ambiente de consultório, contribuindo assim para reduzir erros diagnósticos.1717. Pickering TG, James CD. Ambulatory blood pressure and prognosis. J Hypertens Suppl. 1994;12(8):S29-33. A MAPA, entretanto, tem alto custo, limitando seu uso particularmente na rede pública de atenção à saúde. Mais recentemente foi introduzida a automedida da pressão arterial como método alternativo e de menor custo.14 Essa técnica, entretanto, ainda requer padronização mais rigorosa para que se possa ampliar seu uso clínico.

Confrontando dados da MAPA com a medida em ambiente clínico, duas novas situações aparecem: a hipertensão do jaleco branco, inicialmente descrita pelo grupo de Mancia,1111. Mancia G, Sega R, Grassi G, Cesana GC, Zanchetti A. Defininig ambulatory and home blood pressure normality: further considerations based on data from the PAMELA study. J Hypertens. 2001;19(6):995-9. , 1919. Sega R, Trocino G, Lanzarotti A, Carugo S, Cesana G, Schiavina R, et al. Alterations of cardiac structure in patients with isolated office, ambulatory, or home hypertension: data from the general population (Pressione Arteriose Monitorate E Loro Associazioni {PAMELA} Study). Circulation. 2001;104(12):1385-92. DOI:10.1161/hc3701.096100
https://doi.org/10.1161/hc3701.096100...
e, posteriormente, a hipertensão mascarada.1717. Pickering TG, James CD. Ambulatory blood pressure and prognosis. J Hypertens Suppl. 1994;12(8):S29-33. , 1919. Sega R, Trocino G, Lanzarotti A, Carugo S, Cesana G, Schiavina R, et al. Alterations of cardiac structure in patients with isolated office, ambulatory, or home hypertension: data from the general population (Pressione Arteriose Monitorate E Loro Associazioni {PAMELA} Study). Circulation. 2001;104(12):1385-92. DOI:10.1161/hc3701.096100
https://doi.org/10.1161/hc3701.096100...
A primeira depende da presença de valores pressóricos elevados na medida casual em consultório e valores normais na MAPA. A pressão elevada na medida causal dependeria, principalmente, da ativação simpática decorrente do estresse de medida. A presença de hipertensão mascarada tem origem mais incerta e resulta de valores pressóricos normais em consultório e elevados na MAPA.1818. Pickering TG, Davidson K, Gerin W, Schwartz JE. Masked hypertension. Hypertension. 2002;40(6):795-6. DOI:10.1161/01.HYP.0000038733.08436.98
https://doi.org/10.1161/01.HYP.000003873...
Parte desses pacientes já apresenta lesões de órgão-alvo semelhantes aos hipertensos.9 Portanto, há autores que advogam que pacientes com hipertensão mascarada deveriam receber tratamento adequado visando proteção contra eventos adversos.1515. Orte-Martinez LM. High blood pressure at the crossroads: looking for a working definition. Nefrología. 2010;30(4):394-402. DOI:10.3265/Nefrologia.pre2010.Jun.10485
https://doi.org/10.3265/Nefrologia.pre20...
, 2121. Turnbull F; Blood Pressure Control Lowering Treatment Trialist' Collaboration. Effects of different blood-pressure-lowering regimes on major cardiovascular events: results of prospectively-designed overviews of randomized trials. Lancet. 2003;362(9395):1527-35. DOI:10.1016/S0140-6736(03)14739-3
https://doi.org/10.1016/S0140-6736(03)14...

A ocorrência dessas novas situações que devem ser levadas em consideração ao se estabelecer a prevalência de HA numa população ainda não está adequadamente apurada. A hipertensão do jaleco branco aparece com mais frequência em idosos1010. Mancia G, Sega R, Bravi C, De Vito G, Valagussa F, Cesana G, et al. Ambulatory blood pressure normality: results from the PAMELA study. J Hypertens. 1995;13(12 Pt 1):1377 - 90. e, principalmente, nos indivíduos que, na medida casual, apresentam valores pressóricos limítrofes,33. Bombelli M, Sega R, Facchetti R, Corrao G, Friz HP, Vertemati AM, et al. Prevalence and clinical significance of a greater ambulatory versus office blood pressure ('reversed white coat' condition) in a general population. J Hypertens. 2005;23(3):513-20. fato confirmado pelo nosso estudo. Assim, a frequência desse quadro dependeria basicamente do perfil dos indivíduos avaliados, parecendo mais comum em estudos onde é elevada a proporção de indivíduos em fase inicial da doença hipertensiva. O acompanhamento longitudinal de portadores de hipertensão do jaleco branco mostra alta propensão ao desenvolvimento de hipertensão estabelecida com lesões típicas em órgãos-alvo.15 Portanto, os portadores de hipertensão do jaleco branco constituem um grupo específico de indivíduos que requer atenção primária mais frequente e sistemática, visando estabelecer diagnóstico precoce de hipertensão estabelecida.

Vários desfechos a serem acompanhados na coorte do ELSA-Brasil têm a PA como fator importante de causalidade.22. Aquino EM, Barreto SM, Bensenor IM, Carvalho MS, Chor D, Duncan BB, et al. Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil): objectives and design. Am J Epidemiol. 2012;175(4):315-24. DOI:10.1093/aje/kwr294
https://doi.org/10.1093/aje/kwr294...
Em vista da importância desse marcador para o estudo, a aferição da pressão foi feita com padronização rigorosa e com uso de aparelho oscilométrico para reduzir o viés de aferição. Neste estudo, as duas medidas pressóricas foram feitas sob idênticas condições e com intervalo médio de 30 dias. Os resultados mostraram grau elevado de reprodutibilidade entre as duas medidas casuais.

Confrontando as medidas casuais com a MAPA, observam-se discrepâncias em relação aos dados de literatura. Em nosso estudo, apenas seis casos caracterizam-se como hipertensão do jaleco branco, todos eles com valores pressóricos na medida casual próximos ao ponto de corte (140/90 mmHg). No estudo Pressioni Arteriose Monitorate E Loro Associazioni (PAMELA), realizado na população geral do norte da Itália, a hipertensão do jaleco branco foi detectada em 9% dos indivíduos. Em estudo realizado em clínica de atenção primária com 345 pacientes sem medicação anti-hipertensiva, e utilizando os mesmos pontos de corte para definir hipertensão do jaleco branco, Martinez et al1313. Martínez MA, García-Puig J, Martín JC, Guallar-Castillón P, Aguirre de Cárcer A, Torre A, et al. Frequency and determinants of white coat hypertension in mild to moderate hypertension: a primary care-based study. Am J Hypertens. 1999;12(3):251-9. (1999) detectaram a presença desse quadro em 39% dos indivíduos examinados. O sexo feminino e baixo nível socioeconômico se associaram positivamente com esse achado. Se considerarmos que a MAPA reflete mais apropriadamente os valores de pressão arterial de determinado indivíduo, pode-se especular que prevalências elevadas de hipertensão do jaleco branco sugerem medida clínica com nível elevado de estresse.

A presença de muitos indivíduos com hipertensão leve, principalmente quando apenas a sistólica encontra-se na faixa de 140 a 145 mmHg, também seriam fatores que elevariam a identificação de diagnósticos falsos positivos, uma vez que flutuações pressóricas nessa categoria são comuns em qualquer tipo de estresse mental.66. Jones DW, Appel LJ, Sheps SG, Roccella EJ, Lenfant C. Measuring blood pressure accurately: new and persistent challenges. JAMA. 2003;289(8):1027-30. DOI:10.1001/jama.289.8.1027
https://doi.org/10.1001/jama.289.8.1027...
, 1818. Pickering TG, Davidson K, Gerin W, Schwartz JE. Masked hypertension. Hypertension. 2002;40(6):795-6. DOI:10.1161/01.HYP.0000038733.08436.98
https://doi.org/10.1161/01.HYP.000003873...
Assim, confrontando-se os dados do ELSA com a literatura, pode-se inferir que a pequena proporção de indivíduos identificados com a hipertensão do jaleco branco provavelmente deveu-se às rigorosas medidas de padronização da aferição pressórica. Cabe destaque à realização da medida casual em jejum e pela manhã, condições nem sempre presentes em outros estudos. Além disso, a medida foi feita em ambiente tranquilo e a tomada da pressão foi feita por profissionais de saúde não médicos. Importante ressaltar que a maioria das publicações relata uso do método auscultatório de aferição pressórica.1212. Mancia G, Parati G. Office compared with ambulatory blood pressure in assessing response to antihypertensive treatment: a meta-analysis. J Hypertens. 2004;22(3):435-45. , 1515. Orte-Martinez LM. High blood pressure at the crossroads: looking for a working definition. Nefrología. 2010;30(4):394-402. DOI:10.3265/Nefrologia.pre2010.Jun.10485
https://doi.org/10.3265/Nefrologia.pre20...
, 1919. Sega R, Trocino G, Lanzarotti A, Carugo S, Cesana G, Schiavina R, et al. Alterations of cardiac structure in patients with isolated office, ambulatory, or home hypertension: data from the general population (Pressione Arteriose Monitorate E Loro Associazioni {PAMELA} Study). Circulation. 2001;104(12):1385-92. DOI:10.1161/hc3701.096100
https://doi.org/10.1161/hc3701.096100...
Portanto, parte das diferenças entre nosso estudo e a literatura pode ser decorrente de diferentes métodos de aferição casual da pressão arterial. Os nossos resultados indicam que a aferição correta da pressão arterial em ambiente clínico é a medida mais adequada para evitar os diagnósticos falso-positivos de hipertensão. Essa deveria ser meta fundamental dos serviços de atenção primária à saúde visando reduzir custos decorrentes da adoção de tratamento desnecessários em normotensos, evitando-se ainda os efeitos colaterais do uso de anti-hipertensivos.33. Bombelli M, Sega R, Facchetti R, Corrao G, Friz HP, Vertemati AM, et al. Prevalence and clinical significance of a greater ambulatory versus office blood pressure ('reversed white coat' condition) in a general population. J Hypertens. 2005;23(3):513-20. , 1515. Orte-Martinez LM. High blood pressure at the crossroads: looking for a working definition. Nefrología. 2010;30(4):394-402. DOI:10.3265/Nefrologia.pre2010.Jun.10485
https://doi.org/10.3265/Nefrologia.pre20...

A hipertensão mascarada, por outro lado, foi mais frequente em nossa coorte em comparação com outros estudos. Os valores pressóricos na MAPA são, usualmente, menores do que aqueles de pressão casual, mesmo considerando apenas o período de vigília,11. Alessi A, Brandão AA, Pierin A, Feitosa AM, Machado CA, Forjaz CLM, et al. IV Diretriz para uso da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. II Diretriz para uso da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Arq Bras Cardiol. 2005;85(Supl 2):3-13. DOI:10.1590/S0066-782X2005002100001
https://doi.org/10.1590/S0066-782X200500...
, 33. Bombelli M, Sega R, Facchetti R, Corrao G, Friz HP, Vertemati AM, et al. Prevalence and clinical significance of a greater ambulatory versus office blood pressure ('reversed white coat' condition) in a general population. J Hypertens. 2005;23(3):513-20. , 1010. Mancia G, Sega R, Bravi C, De Vito G, Valagussa F, Cesana G, et al. Ambulatory blood pressure normality: results from the PAMELA study. J Hypertens. 1995;13(12 Pt 1):1377 - 90. , 1313. Martínez MA, García-Puig J, Martín JC, Guallar-Castillón P, Aguirre de Cárcer A, Torre A, et al. Frequency and determinants of white coat hypertension in mild to moderate hypertension: a primary care-based study. Am J Hypertens. 1999;12(3):251-9. mas isso não foi confirmado em nosso estudo. Existe ainda controvérsia a respeito de quais valores da MAPA correspondem de forma mais adequada às medidas casuais de pressão. Os pontos de corte de 135/85 mmHg para a média pressórica de vigília, ou 130/80 mmHg na média pressórica de 24 horas, têm sido adotados a partir de estudos populacionais.1111. Mancia G, Sega R, Grassi G, Cesana GC, Zanchetti A. Defininig ambulatory and home blood pressure normality: further considerations based on data from the PAMELA study. J Hypertens. 2001;19(6):995-9. , 1313. Martínez MA, García-Puig J, Martín JC, Guallar-Castillón P, Aguirre de Cárcer A, Torre A, et al. Frequency and determinants of white coat hypertension in mild to moderate hypertension: a primary care-based study. Am J Hypertens. 1999;12(3):251-9. , 1616. Pavek K, Taube A. Interchangeability of ambulatory and office blood pressure: limitations of reproducibility and agreement. Blood Press. 2000;9(4):192-9. Uma dificuldade encontrada para se estabelecer essa correspondência decorre do fato de que, se fatores ligados ao ambiente e estresse podem ser controlados na medida casual, o mesmo não ocorre para a MAPA. Nesta, os valores pressóricos aferidos ao longo do dia dependem da exposição aos estressores ambientais e, no caso da média pressórica de 24h, do descenso noturno.1818. Pickering TG, Davidson K, Gerin W, Schwartz JE. Masked hypertension. Hypertension. 2002;40(6):795-6. DOI:10.1161/01.HYP.0000038733.08436.98
https://doi.org/10.1161/01.HYP.000003873...
Em nosso estudo o monitor da MAPA foi colocado de manhã (entre 8 e 9 horas) e recomendava-se que o participante mantivesse suas atividades laborais ou recreativas usuais ao longo do dia, apenas evitando exercícios mais intensos. A medida pressórica na MAPA em ambiente de trabalho pode ter contribuído para o número elevado de hipertensão mascarada em nosso estudo. Essa interpretação é reforçada pelo fato de que também nos indivíduos sob medicação houve um número expressivo de participantes com controle pressórico na medida casual, mas que na MAPA apresentaram média pressórica elevada nas 24h. Alguns autores advogam que a hipertensão mascarada deve ser considerada como presença de doença hipertensiva99. Liu JE, Roman MJ, Pini R, Schwartz JE, Pickering TG, Devereux RB. Cardiac and arterial target organ damage in adults with elevated ambulatory and normal office blood pressure. Ann Intern Med. 1999;131(8):564-72. , 1313. Martínez MA, García-Puig J, Martín JC, Guallar-Castillón P, Aguirre de Cárcer A, Torre A, et al. Frequency and determinants of white coat hypertension in mild to moderate hypertension: a primary care-based study. Am J Hypertens. 1999;12(3):251-9. e, como tal, os indivíduos deveriam receber o tratamento apropriado.

Pode-se concluir que a metodologia de medida clínica da pressão adotada no ELSA foi eficaz para reduzir os diagnósticos falso positivos, pois a prevalência de hipertensão do jaleco branco foi inferior à de estudos similares feitos na população geral.

REFERÊNCIAS

  • 1
    Alessi A, Brandão AA, Pierin A, Feitosa AM, Machado CA, Forjaz CLM, et al. IV Diretriz para uso da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. II Diretriz para uso da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Arq Bras Cardiol 2005;85(Supl 2):3-13. DOI:10.1590/S0066-782X2005002100001
    » https://doi.org/10.1590/S0066-782X2005002100001
  • 2
    Aquino EM, Barreto SM, Bensenor IM, Carvalho MS, Chor D, Duncan BB, et al. Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil): objectives and design. Am J Epidemiol. 2012;175(4):315-24. DOI:10.1093/aje/kwr294
    » https://doi.org/10.1093/aje/kwr294
  • 3
    Bombelli M, Sega R, Facchetti R, Corrao G, Friz HP, Vertemati AM, et al. Prevalence and clinical significance of a greater ambulatory versus office blood pressure ('reversed white coat' condition) in a general population. J Hypertens 2005;23(3):513-20.
  • 4
    Fagard RH, Celis H. Prognostic significance of various characteristics of out-of-the-office blood pressure. J Hypertens 2004;22(9):1663-6.
  • 5
    Chobanian AV, Bakris GL, Black HR, Cushman WC, Green LA, Izzo Jr JL, et al. Seventh report of the Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation and Treatment of High Blood Pressure. Hypertension 2003;42(6):1206-52. DOI:10.1161/01.HYP.0000107251.49515.c2
    » https://doi.org/10.1161/01.HYP.0000107251.49515.c2
  • 6
    Jones DW, Appel LJ, Sheps SG, Roccella EJ, Lenfant C. Measuring blood pressure accurately: new and persistent challenges. JAMA 2003;289(8):1027-30. DOI:10.1001/jama.289.8.1027
    » https://doi.org/10.1001/jama.289.8.1027
  • 7
    Kearney PM, Whelton M, Reynolds K, Muntner P, Whelton PK, He J. Global burden of hypertension: analysis of worldwide data. Lancet 2005;365(9455):217-23. DOI:10.1016/S0140-6736(05)17741-1
    » https://doi.org/10.1016/S0140-6736(05)17741-1
  • 8
    Lessa I. Epidemiologia da hipertensão arterial sistêmica e da insuficiência cardíaca no Brasil. Rev Bras Hipertens 2001;8(4):383-92.
  • 9
    Liu JE, Roman MJ, Pini R, Schwartz JE, Pickering TG, Devereux RB. Cardiac and arterial target organ damage in adults with elevated ambulatory and normal office blood pressure. Ann Intern Med 1999;131(8):564-72.
  • 10
    Mancia G, Sega R, Bravi C, De Vito G, Valagussa F, Cesana G, et al. Ambulatory blood pressure normality: results from the PAMELA study. J Hypertens 1995;13(12 Pt 1):1377 - 90.
  • 11
    Mancia G, Sega R, Grassi G, Cesana GC, Zanchetti A. Defininig ambulatory and home blood pressure normality: further considerations based on data from the PAMELA study. J Hypertens 2001;19(6):995-9.
  • 12
    Mancia G, Parati G. Office compared with ambulatory blood pressure in assessing response to antihypertensive treatment: a meta-analysis. J Hypertens 2004;22(3):435-45.
  • 13
    Martínez MA, García-Puig J, Martín JC, Guallar-Castillón P, Aguirre de Cárcer A, Torre A, et al. Frequency and determinants of white coat hypertension in mild to moderate hypertension: a primary care-based study. Am J Hypertens 1999;12(3):251-9.
  • 14
    Myers MG, Parati G. Self-measurement of blood pressure in the office and at home. J Hypertens. 2003;21(12):2223-5.
  • 15
    Orte-Martinez LM. High blood pressure at the crossroads: looking for a working definition. Nefrología 2010;30(4):394-402. DOI:10.3265/Nefrologia.pre2010.Jun.10485
    » https://doi.org/10.3265/Nefrologia.pre2010.Jun.10485
  • 16
    Pavek K, Taube A. Interchangeability of ambulatory and office blood pressure: limitations of reproducibility and agreement. Blood Press. 2000;9(4):192-9.
  • 17
    Pickering TG, James CD. Ambulatory blood pressure and prognosis. J Hypertens Suppl 1994;12(8):S29-33.
  • 18
    Pickering TG, Davidson K, Gerin W, Schwartz JE. Masked hypertension. Hypertension 2002;40(6):795-6. DOI:10.1161/01.HYP.0000038733.08436.98
    » https://doi.org/10.1161/01.HYP.0000038733.08436.98
  • 19
    Sega R, Trocino G, Lanzarotti A, Carugo S, Cesana G, Schiavina R, et al. Alterations of cardiac structure in patients with isolated office, ambulatory, or home hypertension: data from the general population (Pressione Arteriose Monitorate E Loro Associazioni {PAMELA} Study). Circulation 2001;104(12):1385-92. DOI:10.1161/hc3701.096100
    » https://doi.org/10.1161/hc3701.096100
  • 20
    Sociedade Brasileira de Cardiologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. Rev Bras Hipertensão 2010;17(1):4-61.
  • 21
    Turnbull F; Blood Pressure Control Lowering Treatment Trialist' Collaboration. Effects of different blood-pressure-lowering regimes on major cardiovascular events: results of prospectively-designed overviews of randomized trials. Lancet. 2003;362(9395):1527-35. DOI:10.1016/S0140-6736(03)14739-3
    » https://doi.org/10.1016/S0140-6736(03)14739-3

  • Artigo baseado na dissertação de mestrado de Nascimento LR, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo em 2010.
  • Artigo disponível em português e inglês em: www.scielo.br/rsp

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    11 Out 2011
  • Aceito
    02 Jul 2012
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@org.usp.br