Neste número, Saúde e Sociedade dá prosseguimento à publicacão de dossiês com o importante tema das violências, tão presente na realidade brasileira e bem retratado em suas formas multifacetadas pelos artigos que o compõem e pela brilhante análise feita no editorial especial por Lilia Blima Schraiber.
Dentre os artigos que compõem a segunda parte do número 23/3, encontram-se resultados de pesquisas em diferentes áreas da Saúde Pública.
Alguns estão relacionados a formas de trabalho e ao acesso ao Sistema Único de Saúde Brasileiro, manancial importante de temas de estudo e de avaliação e por isso sempre presente em volumes da Saúde e Sociedade. Destacam-se a discussão sobre o acesso ao SUS; a participacão dos movimentos sociais nos Conselhos de Saúde, importante componente do sistema; o papel dos Agentes Comunitários de Saúde no enfrentamento da mortalidade infantil, em acões de promocão da saúde e em práticas educativas de controle da dengue.
A seguir há uma série de quatro artigos que tratam de risco à saúde de trabalhadores em diferentes ramos: juizados, fonoaudiologia, ensino e producão de materiais pirotécnicos.
O artigo Arte e Manhas de Entrevistas, de Vitor Sérgio Ferreira traz uma importante discussão sobre este método tão usado em pesquisas qualitativas em saúde, foco importante da Saúde e Sociedade.
Outro importante e inovador tema abordado em artigo é o uso da midia na publicidade de agrotóxicos para controle de vetores, como se fossem benéficos à saúde, sem mencão aos seus riscos.
Dois artigos enfocam agravos à saúde de grupos indígenas, um a leishmaniose tegumentar e outro o suicídio entre estes grupos.
Por fim, itinerários terapêuticos de quilombolas são descritos no artigo de Renata dos Santos e Maria Sebastiana Silva.
O número se encerra, como tradicionalmente, em três relatos de experiência em Serviços de Atenção à Saúde.
Helena Ribeiro
Pelo Conselho Editorial
Datas de Publicação
- Publicação nesta coleção
Jul-Sep 2014