Os períodos eleitorais sempre nos mobilizam a refletir não apenas sobre a situação da saúde em nossas cidades, em nossos estados, em nosso país, mas sobre todos os aspectos da política. Desde a sua criação, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) vem dando contribuições ao debate, produzindo ideias que possam ajudar os cidadãos nesse importante momento.
Esta edição traz algumas contribuições, seja para os eleitores, seja para os candidatos. O documento “Radicalizar a democracia para garantir o interesse público na saúde: o CEBES nas eleições municipais de 2012” exorta os candidatos a cumprir o artigo 196 da Constituição Federal, que afirma:
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Estas eleições, como já antecipado em nosso Editorial, devem servir para que o movimento sanitário retome urgentemente uma agenda atualizada para a reforma sanitária. Acreditamos que nosso Editorial, somado ao documento das eleições e ao artigo de opinião de Sonia Fleury, além dos demais textos contidos nesta revista, possa servir de dispositivo disparador para tal propósito.
Como informamos no número anterior, as capas deste ano são inspiradas em importantes expressões da cultura brasileira, numa referencia à ideia de que cultura é saúde e vida em seu sentido mais amplo. Cada número recupera uma tradição cultural de nosso país; e este tece homenagem às festas juninas, às quadrilhas, às bandeirolas...
Boa leitura!
Paulo Amarante
Editor Científico
Datas de Publicação
- Publicação nesta coleção
18 Ago 2023 - Data do Fascículo
Apr-Jun 2012