Ordenar publicações por
  • Poder, patriarcado e (r)existência: notas sobre uma experiência sensível e crítica entre mulheres na academia Criação

    Cardoso, Paula Tatiana; Silva, Carla Regina; Ribeiro, Fernanda de Cássia

    Resumo em Português:

    Neste artigo são apresentados processos, materialidades e reflexões que envolvem a criação de uma instalação artística, desenvolvida pelas autoras do trabalho provocadas pelos silenciamentos que marcam corpos plurais. As autoras foram mobilizadas pela intencionalidade do exercício de “colocar corpo” para a ação constante de des(colonizar)patriarcalizar a si mesmas e a vida, e pelo desejo de criar na conexão entre mulheres. A obra foi alicerçada com base em suas histórias e narrativas, por meio da materialidade expressa nos elementos visuais incorporados às peças da instalação, com o objetivo de questionar as violências visíveis e invisíveis advindas de processos hegemônicos de poder e de dominação do patriarcado, do colonialismo e do capitalismo neoliberal. O convite é para a experimentação e a fruição de alguns tensionamentos e expressões que refletem formas possíveis de (r)existência.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo son presentados procesos, materialidades y reflexiones que involucran la creación de una instalación artística, desarrollada por las autoras, provocadas por los silenciamientos que marcan cuerpos plurales. Las autoras se movilizaron con la intención del ejercicio de “poner cuerpo” para la acción constante de des(colonizar)patriarcalizar a sí mismos y a la vida, y con deseos de crear desde la conexión entre mujeres. La obra se basó en sus historias y narrativas, a través de la materialidad expresada en los elementos visuales incorporados en las piezas de la instalación, con en lo objetivo de cuestionar las violencias visibles e invisibles resultante de los procesos hegemónicos de poder y dominación del patriarcado, del colonialismo y del capitalismo neoliberal. La invitación es a experimentar y disfrutar de algunas tensiones y expresiones que reflejan posibles formas de (r)existencia.

    Resumo em Inglês:

    In this article, processes, materialities and reflections involving the creation of an artistic installation are presented, developed by the authors of the work caused by the silencing that mark plural bodies. The authors were mobilized by the intentionality to exercise “giving body” to the constant action of de(colonizing) patriarchalize themselves and life itself, and by the desire to create in the connection among women. The manuscript was based on its stories and narratives, through the materiality expressed in the visual elements incorporated into the installation’s pieces, with the objective of questioning the visible and invisible violence arising from hegemonic processes of power and domination of patriarchy, colonialism and neoliberal capitalism. The invitation is to experiment and enjoy some tensions and expressions that reflect possible forms of (r)existence.
  • O que podem corpos negros? Navegando pelas existências que habitam narrativas-rizoma-visceral Criação

    Pereira, Paula Bertoluci Alves; Mendes, Valéria Monteiro; Germano, Josiane Moreira; Rodrigues, André; Feuerwerker, Laura Camargo Macruz

    Resumo em Português:

    Convidamos a todos para navegar conosco por meio desta narrativa poética produzida durante o contexto da pandemia, que evidenciou em nossos corpos a necessidade de dar dizibilidade e visibilidade às potências, dores e resistências que ressoam em nossos corpos negros, em produção. Juntando nossas canoas, desbravamos das travessias de morte pelos mares e oceanos às Terezas de Benguela e Marielles, marcando o genocídio, o racismo, a necropolítica e os saberes-fazeres-viveres que são resistência e compõem, no e pelo corpo, essa frente de combate e enfrentamentos cotidianos.

    Resumo em Espanhol:

    Los invitamos a todos a navegar con nosotros por medio de esta narrativa poética producida durante el contexto de la pandemia que puso en evidencia en nuestros cuerpos la necesidad de dar pronunciabilidad y visibilidad a las potencias, dolores y resistencias que resuenan en nuestros cuerpos negros, en producción. Juntando nuestras canoas, exploramos por las travesías de muerte por los mares y océanos a las Terezas de Benguela y Marielles, señalando el genocidio, el racismo, la necropolítica y los saberes-haceres-viveres que son resistencia y componente en el cuerpo y por él ese frente de combate y enfrentamientos cotidianos.

    Resumo em Inglês:

    We invite readers to journey with us through this narrative poem written during the pandemic, which revealed through our bodies the need to give sayability and visibility to the potencies, pains and resistance that resound throughout our black bodies in production. Bringing together our canoes, we brave the crossings of death over the seas and oceans to the Tereza de Benguelas and Marielles, marking genocide, racism, necropolitics and the knowing-doing-living that are resistance and comprise, in and throughout the body, this front of daily combat and confrontations.
  • Para todas as Anas: modos de contar sobre a profanação do Eu Criação

    Teixeira, Flávia do Bonsucesso; Pinto, Tiago Rocha

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma estratégia de ensino construída e utilizada como disparador para a temática sobre Instituições Totais e o hospital psiquiátrico como dispositivo de segregação e degradação da identidade dos internos. Por meio do registro etnográfico e das transformações políticas e paradigmáticas de cuidado em Saúde Mental, foi conformada uma crônica que destaca os principais conceitos do Interacionismo Simbólico de Erving Goffman. O texto convida os leitores a percorrer as várias camadas que acionam as engrenagens da instituição e produzem a carreira moral do doente mental e dos trabalhadores que ali atuam. Processos em que a mortificação e a profanação do Eu são recobertos por um saber oficial que controla, pune e reage diante de qualquer ameaça de desestabilização do aparato manicomial.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una estrategia de enseñanza construida y utilizada como gatillo para la temática sobre Instituciones Totales y el hospital psiquiátrico como dispositivo de segregación y degradación de la identidad de los internos. A partir del registro etnográfico y de las transformaciones políticas y paradigmáticas de cuidado en salud mental, se formó una crónica que destaca los principales conceptos del Interaccionismo Simbólico de Erving Goffman. El texto invita a los lectores a recorrer las diversas capas que ponen en acción los engranajes de la institución y producen la carrera moral del enfermo mental y de los trabajadores que allí actúan. Procesos en que la mortificación y profanación del Yo están recubiertos por un saber oficial que controla, castiga y reacciona ante cualquier amenaza de desestabilización del aparato de manicomios.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses a teaching strategy developed as a trigger for the theme of total institutions and psychiatric hospitals as devices for segregating and degrading the identity of inpatients. Based on an ethnographic record and political and paradigmatic shifts in mental health care, we created a chronicle highlighting the main concepts of Erving Goffman’s symbolic interactionism. This text invites readers to traverse the various layers that drive the institution’s cogs and wheels and produce the moral career of the mentally ill and staff who work there. Processes in which the mortification and profanation of the Self are shrouded by an official knowledge that controls, punishes and reacts to anything that threatens the asylum apparatus with destabilization.
  • Rostos informes e imagens invisíveis Criação

    Danilevicz, Vatsi Meneghel; Ferreri, Marcelo Almeida

    Resumo em Português:

    Considerando que os processos de subjetivação afetam diretamente a saúde mental das populações, neste texto buscamos linhas de fuga para subverter sistemas de opressão por meio de uma problematização da máquina abstrata de rostidade. Para tanto, deformamos a rostidade-padrão em estilhaços de devires, em pedaços de multiplicidades imperceptíveis, em forças latentes de um cotidiano que quer movimento e, paradoxalmente, resiste a ele. O método é uma instalação, na qual as imagens se alternam a passagens filosóficas e literárias, integrando um mosaico de inteligibilidade que mistura ficção e não ficção. Das imagens, lançamos mão de dois principais recursos de edição: transparência e sobreposição, os quais dialogam diretamente com o objetivo de desfazer a rostidade-padrão pela sutileza e força dos devires. O corpus do estudo se desdobra em três partes: devir pouso-entre, devir chamas e, por fim, devir marés.

    Resumo em Espanhol:

    Considerando que los procesos de subjetivación afectan directamente la salud mental de las poblaciones, en este texto buscamos líneas de fuga para subvertir sistemas de opresión por medio de una problematización de la máquina abstracta de rostridad. Para ello, deformamos la rostridad estándar en astillazos de devires, en pedazos de multiplicidades imperceptibles, en fuerzas latentes de un cotidiano que quiere movimiento y, paradójicamente, resiste a él. El método es una instalación en donde las imágenes se alteran con trechos filosóficos y literarios integrando un mosaico de inteligibilidad que mezcla ficción y no ficción. De las imágenes, utilizamos dos principales recursos de edición, transparencia y superposición, que dialogan directamente con el objetivo de deshacer la rostridad-estándar por la sutileza y fuerza de los devenires. El corpus del estudio se desdobla en tres partes: devenir aterrizaje-entre, devenir llamas, y, finalmente, devenir mareas.

    Resumo em Inglês:

    Considering that subjectivation processes directly affect the mental health of populations, we pursue lines of flight to subvert systems of oppression by problematizing “the abstract-machine of faciality”. To this end, we deface standard faciality into fragments of becomings, pieces of imperceptible multiplicities, latent forces of an everyday that wants movement and, paradoxically, resists it. The method is an installation, where images alternate with philosophical and literary passages, making up a mosaic of intelligibility that mixes fiction and non-fiction. With regard to images, we make use of two main editing resources: transparency and overlay, which dialogue directly with the objective of undoing standard faciality with the subtleness and force of becomings. The corpus of study unfolds into three parts: becoming landing-between, becoming-flames, and, finally, becoming-tides.
UNESP Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br