Resumo em Português:
Nos últimos anos o tema da fragmentação do corpo tem recebido muita atenção dos estudos acadêmicos na Europa. Passa-se a ver o corpo e suas partes como texto, tropo ou metáfora que permitem pensar os sistemas sociais. A partir das reflexões contemporâneas que tratam o corpo como um texto ou um discurso, passando por Mikhail Bakhtin, Stefanie Wenner e Jacques Lacan, o presente artigo retorna a Empedocles e Plutarco para discutir os aspectos antropológicos e filosóficos, principalmente, das concepções que se vêm construindo sobre o corpo.Resumo em Inglês:
In recent years, the theme of bodily fragmentation has received much attention in academic studies in Europe. The body and its parts have come to be viewed as text, trope, or metaphor, allowing one to think of the social systems. Based on contemporary reflections dealing with the body as text or discourse, including Mikhail Bakhtin, Stefanie Wenner, and Jacques Lacan, the current article revisits Empedocles and Plutarch to discuss particularly the anthropological and philosophical aspects of the concepts that have been constructed concerning the body.Resumo em Português:
O artigo propõe-se a refletir a travessia dos signos do universo socioeconômico do Estado do Mato Grosso do Sul e a constituição da identidade e representação em textos diversos da literatura e da crítica cultural que tematizam a questão. Adotando uma perspectiva baseada na crítica cultural e/ou nos estudos culturais, o artigo analisa a complexidade da relação entre narração e representação, elaborando uma síntese da noção de região num espaço que compreende o entorno do pantanal sul-mato-grossense. As conclusões do trabalho indicam que a travessia e circulação dos signos culturais se dão enquanto agenciamento discursivo, que ora reflete o objeto da representação, ora o mascara, pois a natureza desse objeto se demonstra enquanto tecido emblemático de um corpo despedaçado.Resumo em Inglês:
This article reflects on the passage of signs through the socioeconomic universe of the State of Mato Grosso do Sul, Brazil, and the establishment of identity and representation in various texts from both the literature and cultural critique dealing with the issue. Adopting a perspective based on cultural critique and/or cultural studies, the article analyzes the complexity of the relationship between narration and representation, elaborating a synthesis of the notion of region in the area around what is known as the Pantanal (Swampland) in Mato Grosso do Sul. The study concludes that the passage and circulation of cultural signs occur as a discursive agency which alternately reflects both the object of representation and the mask, since the nature of this object appears as the emblematic fabric of a shattered body.Resumo em Português:
A partir do corpo despedaçado do personagem Joe, do livro e do filme Johnny got his gun, de Dalton Trumbo, este artigo estuda a fragmentação da História e da Ciência na Pós-História. O conceito de Pós-História, por sua vez, formulado por Vilém Flusser, entende que Auschwitz e Hiroshima, longe de serem acidentes de percurso da racionalidade ocidental, revelaram-se suas conseqüências lógicas e instituíram crise de representação tão intensa que alterou a própria noção de progresso.Resumo em Inglês:
This article studies the fragmentation of History and Science in Post-History, based on the shattered body of the character Joe from Dalton Trumbo's novel and movie Johnny Got His Gun. In turn, according to the concept of Post-History formulated by Vilém Flusser, Auschwitz and Hiroshima proved to be the logical consequences of (rather than mere accidents in) Western rationality, launching an intense representational crisis, to the point of altering the very notion of progress.Resumo em Português:
Este artigo apresenta um panorama das implicações sociais, éticas e legais do Projeto Genoma Humano. Os benefícios desse megaprojeto, traduzidos em promessas de uma revolução terapêutica na medicina, não se realizarão sem conflitos. O processo de inovação tecnológica na genética traz problemas de ordens diversas: por um lado, pesquisas em consórcio, patenteamento de genes e produtos da genômica apontam interesses comerciais e dificuldades de gerenciamento dos resultados dessas pesquisas. Esses problemas colocam desafios em termos de uma possível desigualdade no acesso aos benefícios das pesquisas. Por outro lado, temos a questão da informação genética e da proteção de dados individuais sobre riscos e suscetibilidades a doenças e atributos humanos. O problema da definição de homens e mulheres em função de traços genéticos traz uma ameaça discriminatória clara, e se torna agudo em função do reducionismo genético que a mídia ajuda a propagar. As respostas a esses problemas não podem ser esperadas apenas da bioética. A abordagem bioética deve poder combinar-se a análises políticas da reprodução, da sexualidade, da saúde e da medicina. Um vastíssimo espectro de problemas como estes não pode ser discutido em profundidade em um artigo. Optou-se por mapeá-los no sentido de enfatizar em que medida, na reflexão sobre o projeto genoma, a genômica e a pós-genômica, enfrenta-se o desafio de articular aspectos tão diferenciados.Resumo em Inglês:
This article presents an overview of the social, ethical, and legal implications of the Human Genome Project. The benefits of this mega-project, expressed as promises of a therapeutic revolution in medicine, will not be achieved without conflict. The process of technological innovation in genetics poses problems of various orders: on the one hand, consortium-based research, gene patenting, and genomic products tend to feature commercial interests and management of the results of such research. These problems raise challenges in terms of possible inequality in access to the benefits of research. On the other hand, we have the issue of genetic information and safeguarding individual data concerning the risks and susceptibilities to human diseases and characteristics. Defining men and women as a function of genetic traits poses a clear discriminatory threat and becomes even more acute as a function of the genetic reductionism propagated by the mass media. Answers to these problems cannot be expected only from bioethics. The bioethical approach should be combined with political analyses concerning reproduction, sexuality, health, and medicine. Such a vast range of problems cannot be discussed in depth in a single article. The choice was thus made to map them in the sense of emphasizing to what extent, in reflecting on the Genome Project, genomics, and post-genomics, the challenge is met to link such diverse aspects.Resumo em Português:
Neste artigo propõe-se a leitura do pensamento de Foucault a partir da categoria jogo de verdade, enunciada no final do seu percurso teórico. Para tal procura-se estabelecer as proximidades e diferenças entre esta categoria e a de jogos de linguagem, enunciada por Wittgenstein em "Investigações filosóficas". Desta maneira Foucault procurou realizar sua crítica à tradição metafísica.Resumo em Inglês:
This article proposes a reading of Foucault's thinking based on the "games of truth" category enunciated at the end of his theoretical trajectory. The attempt is made to establish similarities and differences between this category and that of language games, as stated by Wittgenstein in Philosophical Investigations. Foucault took this approach to conduct his critique of metaphysical tradition.Resumo em Português:
O objetivo do trabalho é discutir as diferentes concepções de práticas terapêuticas que emergem das noções difusas de cura holística e equilíbrio energético, características da terapêutica alternativa do tipo "nova era". São analisadas duas experiências terapêuticas singulares e contrastivas, que expressam a diferenciação interna do que designamos rede terapêutica alternativa. Os casos apresentados são indicativos das dificuldades em se proceder a uma delimitação rígida das fronteiras da terapêutica alternativa, assinalando os possíveis espaços de articulação entre o referencial da nova era e a cultura religiosa-terapêutica local.Resumo em Inglês:
This article discusses the different concepts of therapeutic practices that emerge from the diffuse notions of "holistic cure" and "energy", characteristics of what are referred to as alternative or "New Age" therapies. Two unique and contrasting therapeutic experiences are analyzed, expressing the differentiation within what I designate as the "alternative therapy network". The cases presented here are indicative of the difficulties in establishing a rigid demarcation between different alternative therapies, thus highlighting the possible areas for links between "New Age" and local therapeutic religious culture.Resumo em Português:
O objetivo deste trabalho é circunscrever a concepção de sujeito que emerge das teorias neurocientíficas sobre a mente. Para tanto, abordamos três autores-chave do campo da neurociência: Francisco Varela, Humberto Maturana e Gerald Edelman. A partir da análise de seus trabalhos, concluímos que uma determinada concepção de sujeito, calcada numa visão inteiramente materialista da mente, se apresenta como substituto vantajoso de uma concepção que poderíamos chamar de "psicológica", calcada principalmente, mas não exclusivamente, na psicanálise. Procuramos demonstrar a hipótese de que o atual sucesso da visão "neurocientífica" do ser humano, se de fato aponta para algum grau de ruptura com o chamado "paradigma moderno", também pode ser interpretado como a radicalização de determinadas características e contradições presentes na própria constituição desse paradigma e, por conseqüência, da pessoa moderna.Resumo em Inglês:
The objective of this article is to circumscribe the concept of subject that emerges from neuroscientific theories of the mind. We approach three key authors from the field of neuroscience: Francisco Varela, Humberto Maturana, and Gerald Edelman. Based on an analysis of their work, we conclude that a given concept of subject, founded on an entirely materialist view of the mind, emerges as an advantageous substitute for what we could call a "psychological" concept, based principally but not exclusively on psychoanalysis. We discuss the hypothesis that the current success of the "neuroscientific" vision of human beings, while in fact pointing to some degree of break with the so-called "modern paradigm", may also be interpreted as the radicalization of given characteristics and contradictions present in the constitution of this paradigm itself and, consequently, that of the modern person.Resumo em Português:
O conceito de complexo médico-industrial tem sido utilizado, desde os anos 1980, no Brasil, para ressaltar as múltiplas e complexas inter-relações estabelecidas entre os diversos atores do setor saúde e destes com os demais setores da economia. O CMI é um produto histórico e particular da evolução do sistema de saúde. É um estágio em que, devido à necessidade de reprodução dos capitais investidos, as práticas capitalistas privadas se tornam hegemônicas e determinantes das funções, papéis e relações de cada ator no interior do próprio sistema. A hipótese discutida neste texto é que o sistema de saúde tem hoje dois atratores fundamentais, moldando o comportamento de seus agentes: um é a tecnologia e o outro é o aspecto financeiro da valorização do capital. Para o primeiro, constituiu-se o que se denomina complexo médico-industrial, enquanto que, para o segundo, tem-se o aparecimento de um complexo médico-financeiro.Resumo em Inglês:
The concept of a medical-industrial complex has been used since the 1980s in Brazil to highlight the multiple and complex relations that are established both among various players in the health sector and between them and other sectors of the economy. The medical-industrial complex is a product of the health system's history, and particularly that of its evolution. It is a stage in which, due to the need for reproduction of capital investments, private capitalist practices become hegemonic and determinant in each player's functions, roles, and relations within the system itself. The hypothesis discussed in this article is that the health system now has two fundamental attractors shaping the behavior of its agents: technology and the enhancement of capital value. What has come to be known as the medical-industrial complex was constituted for the former, while the medical-financial complex emerged with the latter.Resumo em Português:
A partir da discussão sobre a eficácia da psicanálise, a autora considera necessário o diálogo com as neurociências e a psicofarmacologia. Aponta como o critério de eficácia, entendido pela medicina baseada em evidências, apaga a dimensão da narratividade e, conseqüentemente, da subjetividade. Apresenta uma vinheta de um atendimento emergencial no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho como possibilidade de se manter a escuta psicanalítica no atendimento psiquiátrico.Resumo em Inglês:
Based on the discussion concerning the efficacy of psychoanalysis, the author considers the need to engage in dialogue with the neurosciences and psychopharmacology. She indicates how the criterion of efficacy, as defined by evidence-based medicine, erases the dimension of the narrative and consequently that of subjectivity. She presents as a vignette an emergency case at the Clementino Fraga Filho University Hospital in Rio de Janeiro, illustrating the possibility of maintaining psychoanalytic listening in psychiatric treatment.