EDITORIAL

 

25 anos de Cadernos de Saúde Pública

 

 

Com o lançamento do fascículo de janeiro de 2009, inauguramos o vigésimo quinto ano de publicação ininterrupta de Cadernos de Saúde Pública - CSP. Ao longo desse quarto de século, CSP evoluiu de uma maneira tal, que hoje ocupa um lugar de destaque não somente entre as revistas científicas brasileiras da área da saúde como também entre suas congêneres na América Latina.

Um olhar retrospectivo mostra que CSP experimentou importantes transformações ao longo dos anos, o que incluiu desde mudanças em sua composição físico-editorial (layout, tipo de papel e técnica de impressão, entre outros), passando pela periodicidade e chegando à completa e livre disponibilização de seus 161 fascículos (incluindo o atual) para todo o mundo por intermédio da biblioteca eletrônica SciELO.

A periodicidade de CSP passou de bimestral a mensal em 2006. Tal decisão implicou a necessidade de profunda reforma no sistema de produção da revista, além de exigir maiores investimentos financeiros. Como resultado, foi possível aumentar significativamente o total de artigos publicados ao ano, melhor atendendo, portanto, à comunidade de pesquisadores brasileiros em Saúde Coletiva.

Um aspecto marcante da trajetória de CSP foi sua rápida internacionalização, fato que pode ser aquilatado mediante sua cobertura pelas principais bases internacionais de indexação bibliográfica em saúde, especialmente MEDLINE e Web of Science. Essa cobertura foi fundamental não apenas para amplificar a disseminação da produção do autor brasileiro no exterior, mas também no sentido inverso, ou seja, atrair o autor estrangeiro para as páginas de CSP. A presença crescente de autores não somente da América Latina, mas também da África, Europa e América do Norte, é marcante nas páginas da revista, situando CSP como um espaço editorial que em muito transcende as fronteiras do país.

Para que tenhamos uma visão um pouco mais matizada da trajetória editorial dos primeiros 25 anos de CSP, nada melhor do que algumas estatísticas comparadas. Em 1985 (volume 1) foram publicados 25 artigos. Nos primeiros dez anos da revista, a média de artigos por volume foi 40. Em 2008, por sua vez, foram publicados nas páginas da revista 347 artigos, um montante quase nove vezes maior que aquele veiculado no primeiro ano.

É evidentemente que não constitui meta de CSP simplesmente publicar mais e mais artigos, importa procurar atender à demanda qualificada da melhor maneira possível, sempre pautado no princípio fundamental da revisão pelos pares. Para isso, CSP conta com uma rede de centenas de especialistas cujos nomes figuram em seção especial de agradecimento, publicada ao final do fascículo que corresponde ao mês de dezembro de cada ano. Em 2008, contamos com pareceres emitidos por 753 pesquisadores.

Nos últimos anos, CSP vem recebendo mais de mil submissões por ano e a taxa de aceite é de cerca de 18%. Sobretudo devido ao rápido crescimento do número de programas de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva no país, aliado à maior disponibilidade de recursos para pesquisa por meio dos diversos órgãos de fomento, espera-se que a demanda aumente ainda mais nos próximos anos. A equipe editorial de CSP está ciente de sua responsabilidade em face da comunidade científica brasileira e trabalha com o objetivo de assegurar a publicação eficiente da melhor seleção possível dos originais recebidos.

Neste momento de 25º aniversário de CSP, uma importante inovação é introduzida - o lançamento do SAGAS (Sistema de Avaliação e Gerenciamento de Artigos), que é um sistema online de submissão, avaliação e gerenciamento de artigos especialmente concebido e desenvolvido para atender a nossa revista.

Como não poderia deixar de ser, CSP é uma realização coletiva, da qual tomam parte autores, pareceristas, editores e leitores. No bojo do volume comemorativo dos 25 anos de Cadernos de Saúde Pública, reiteramos nosso compromisso com a qualidade e queremos crer que, como resultado desse esforço conjunto, teremos uma revista ainda mais ágil e competente para a disseminação da produção científica no campo da Saúde Coletiva no Brasil.

 

 

Carlos E. A. Coimbra Jr.
Mario Vianna Vettore
Editores

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br