Apresentação

 

 

José da Rocha Carvalheiro

Editor Científico

 

 

Com este número a Revista Brasileira de Epidemiologia introduz um tipo de edição especial que já estava previsto desde sua origem: dar conta de necessidades teóricas ou metodológicas identificadas pela comunidade epidemiológica.

Desde a Reunião de Brasília, em agosto de 2000, na elaboração do II Plano Diretor da Epidemiologia no Brasil, havia se identificado a lacuna de maior ênfase nas avaliações de impacto. Pouco mais de um ano após, realizou-se em Pelotas, coordenado pelo Editor Associado da Revista Cesar G. Victora, um Seminário para tratar do tema.

Este número dá conta dos resultados do seminário e nada mais lógico do que entregar a Cesar Victora a Editoria Especial.

O procedimento editorial manteve o mesmo rigor habitual de revisão por pares, em caráter anônimo. Os artigos em que o Editor Especial figura como autor, foram processados pela Editoria Científica da Revista.

Temos certeza de que nossos leitores serão os principais beneficiados por este esforço conjunto da Comissão de Epidemiologia da Abrasco, os Editores da Revista e o Programa de Pós- Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas. Boa leitura.

Associação Brasileira de Pós -Graduação em Saúde Coletiva São Paulo - SP - Brazil