Nossa Missão

Divulgar pesquisas originais e estudos técnicos dos profissionais de saúde pública do país, assim como trabalhos e documentos de procedência estrangeira que são de interesse para a Saúde Pública.

Métricas deste periódico

|

Artigos mais recentes

Notícias

2018-03-27 17:00:15

SciELO lança nova interface de operação das coleções

A nova interface de operação das coleções nacionais e temáticas da Rede SciELO oferece experiência visual contemporânea e se caracteriza pela rapidez de resposta. O desenvolvimento da interface fez uso de tecnologias de programação, processamento e integração eficientes, flexíveis e de alta segurança. A nova interface está em operação experimental com a coleção temática SciELO Saúde Pública desde novembro de 2017. Em 2019 todas as coleções da Rede SciELO estarão operando com a nova interface. O lançamento da interface é parte das comemorações dos 20 anos do Programa SciELO. …
Continue lendo »
2018-03-21 14:45:51

Como aproveitar ao máximo uma conferência acadêmica – uma lista de verificação para antes, durante e após a reunião [Publicado originalmente no blog LSE Impact of Social Sciences em Março/2018]

Preparando-nos para a celebração dos 20 Anos do SciELO, esta publicação de Marta Teperek apresenta uma lista de verificação dos preparativos antes, durante e após um evento acadêmico para maximizar a oportunidade de entrar em contato com especialistas e trocar ideias. …
Continue lendo »
2018-03-14 16:30:53

Critérios de autoria preservam a integridade na comunicação científica

A crescente demanda por transparência e abertura na pesquisa e sua comunicação tem por objetivo aumentar a confiabilidade e reprodutibilidade dos resultados publicados. A atribuição de autoria, por sua relevância nos processos acadêmicos de avaliação e recompensa, exige comprometimento, transparência e regras claramente definidas. Um grupo de estudiosos composto por acadêmicos, instituições de pesquisa, agências de fomento, publishers e sociedades científicas desenvolveu uma taxonomia com 14 categorias para classificar a contribuição de autores. Vincular as categorias desta taxonomia ao identificador persistente de autor (ORCID) e aos metadados do artigo permite rastrear a contribuição dos autores através de suas publicações e de sua carreira. …
Continue lendo »
2018-03-09 17:30:08

Os artigos dos periódicos SciELO nas plataformas de Ciência Aberta da Comissão Europeia

A plataforma tecnológica do SciELO foi atualizada no início de 2018 para permitir a integração dos artigos dos periódicos SciELO nas fontes de informação dos projetos OpenAire e OpenMinTED da Comissão Europeia. O OpenAire opera um repositório de textos e dados de pesquisa e serve de apoio aos mandatos de acesso aberto e de dados de pesquisa abertos da comunidade europeia. O projeto OpenMinTED promove o desenvolvimento de uma plataforma de mineração de textos completos e de dados de pesquisa. A participação dos artigos SciELO nestas plataformas contribuirá para ampliar a visibilidade e uso dos resultados das pesquisas que comunicam. …
Continue lendo »
2018-03-07 17:15:00

Blogs como forma de comunicação científica na era das redes sociais

Blogs são um excelente canal de disseminação da ciência para uma audiência mais ampla. Os blogs requerem tempo, empenho e dedicação, porém os esforços são amplamente recompensados. Associados às redes sociais permitem aos pesquisadores construir redes de contatos, atrair jovens colaboradores e estudantes e aumentar o prestígio junto às suas instituições. …
Continue lendo »
2018-02-28 18:00:56

Sobre as vinte e duas definições de revisão por pares aberta… e mais

A Revisão por Pares Aberta é uma das pedras fundamentais da agenda da Ciência Aberta (Open Science), ao lado do Acesso Aberto, Dados Abertos e as Revisões Abertas (Open Access, Open Data and Open Peer Review). Entretanto, a proposta produz diferentes reações e atitudes entre editores, autores, pareceristas e publishers e isso se soma às iniciativas dos servidores de preprints. …
Continue lendo »
2018-02-21 19:00:26

Conferência SciELO 20 Anos – um fórum inovador e participativo sobre o futuro da comunicação científica

A celebração dos 20 anos do SciELO em 2018 culminará com a Reunião da Rede SciELO e a Conferência SciELO 20 Anos, na semana de 24 a 28 de setembro. A reunião da rede abordará as atualizações do Modelo SciELO de Publicação e as linhas prioritárias de ação para os próximos anos. A Conferência SciELO 20 Anos debaterá 12 temas contemporâneos da comunicação científica. Cada um dos temas será desenvolvido sob a coordenação de um comité científico que reunirá bibliografias, entrevistas, posts e artigos que orientarão os debates na Conferência 20 Anos. …
Continue lendo »
2018-02-15 13:00:21

Práticas de comunicação científica na Física de Altas Energias: potencialidade dos preprints

A utilização de repositórios de preprints na Física de Altas Energias (FAE) para acelerar o processo de comunicação científica remonta a mais de meio século, incentivando a prática do autoarquivamento e do acesso aberto aos resultados de pesquisa. O relato reflete sobre a potencialidade dos preprints na comunicação científica da FAE através das iniciativas Open Access SPIRES e arXiv. O sucesso de repositórios e bancos de dados de pré-publicações na Física parece haver incentivado outras áreas para instalarem seus repositórios temáticos, favorecendo a livre circulação da informação e discussão de dados científicos. …
Continue lendo »
2018-02-09 11:30:05

Radiografia da publicação acadêmica em acesso aberto e seus indicadores bibliométricos

Como a publicação em acesso aberto evolui através do tempo? É verdade que artigos em acesso aberto são mais citados? O acesso aberto aumenta devido à mandatos institucionais ou de governos ou por iniciativa dos próprios autores? Para responder a estas e outras questões, a National Science Foundation dos Estados Unidos encomendou à Science-Metrix um detalhado estudo sobre a publicação acadêmica em acesso aberto, considerando a via dourada e a via verde, a influência das disciplinas e o comportamento nos países líderes em pesquisa ao longo da última década. Conheça aqui os resultados. …
Continue lendo »
2018-02-06 11:43:24

O sistema Qualis: a perspectiva de um periódico multidisciplinar [Publicado originalmente no editorial do vol. 89 no. 3 nos Anais da Academia Brasileira de Ciências]

O sistema Qualis de avaliação de periódicos da CAPES penaliza o desenvolvimento de periódicos multidisciplinares como os Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC). Presente em 39 das quase 40 áreas de avaliação, o ranking dos Anais varia do estrato A2 a B5. Quando o Qualis rebaixa o ranking dos Anais em uma determinada disciplina ocorre imediatamente uma diminuição nas submissões recebidas, afetando a evolução do periódico e a gestão editorial a médio e longo prazo. Em editorial, o editor-chefe dos AABC reivindica ações afirmativas para qualificar a pesquisa do Brasil com um periódico multidisciplinar de qualidade. …
Continue lendo »
Ministerio de Sanidad Servicios Sociales e Igualdad Madrid - Madrid - Spain